Mudança de comando

Recolhidos com maus modos à uma saleta da segurança interna da Usina de Captação-4, a tripulação do "Lur Berria" teve que aguardar por mais de uma hora até que o chefe de operações Parmenion Lasterra reaparecesse e se dignasse a lhes dar alguma atenção, após a imprevista ordem de detenção na chegada.

- Não pode nos manter aqui sem uma acusação formal - disse Uxue Yharrassary, muito séria.

- A presença de vocês não era aguardada, nem foi solicitada - retrucou Parmenion, braços cruzados.

- Como assim? Você está ciente de que temos um contrato para reboque de tanques criogênicos até Ganimedes - redarguiu indignada Uxue.

- E lhes foi dito que aguardassem por novas instruções em órbita - Parmenion estava inflexível. - Procedendo de forma diferente, colocaram em risco a operação da usina. Vocês sabem perfeitamente bem que este é um crime de extrema gravidade.

A comandante do rebocador estava a par da legislação interplanetária pertinente, embora não visse como a sua situação se enquadrava em qualquer dos casos previstos.

- Isto cabe a mim decidir, como chefe de operações - retrucou Parmenion com uma ponta de irritação.

- Você não controla a operação; exijo falar com Euterpe Marquelain - Uxue ergueu o tom de voz.

Um sorriso de desdém surgiu no rosto de Parmenion.

- Lamento, mas Euterpe Marquelain foi destituída do comando desta usina. No momento, ela está recolhida aos seus aposentos, aguardando um transporte que irá conduzi-la à Terra.

E diante da expressão de surpresa de Uxue e Iuliu Nistor, acrescentou:

- Portanto, qualquer reclamação que tenham em relação ao tratamento aqui recebido, devem fazê-lo diretamente a mim.

Uxue compreendeu que não tinha muito espaço para manobra.

- Nada sei sobre essa troca de comando, mas se o que diz é verdade, teremos que informá-la ao nosso contratante... lá da nossa nave.

- Naturalmente; não tenho a menor intenção de retê-los aqui mais do que o estritamente necessário, queria apenas esclarecer a situação - falou Parmenion num tom condescendente. - Mas, por uma questão de segurança, vão ter que aguardar até que a velocidade do vento diminua para que os tanques sejam enchidos e engatados no rebocador.

Apontou para uma porta na lateral da saleta, e disse:

- O banheiro fica aqui; se quiserem comer ou beber alguma coisa, peçam a um dos guardas.

E voltando-se para os seguranças, a postos em ambos os lados da porta da saleta:

- Eles não saem até que eu dê a ordem pelo comunicador - ordenou.

Os homens apenas fizeram um aceno de cabeça e Parmenion deixou o aposento.

- Quanto tempo vamos ter que ficar aqui? - Sussurrou o imediato para Uxue.

- Bom, se estiverem apenas esperando o vento diminuir, algumas horas - avaliou a comandante. - De qualquer forma, é melhor sair com a carga que viemos buscar, mesmo que o cliente a receba com atraso.

- Acha que ele vai descontar do nosso bônus? - Questionou Iuliu apreensivo.

- Eu desconfio que Mustaba bin Kamis não está preocupado com isso - resmungou Uxue.

E como o imediato parecia ainda querer fazer um comentário, Uxue lançou-lhe um olhar que praticamente exigia que ficasse em silêncio.

- [Continua]

- [27-01-2022]