Atividade extraveicular

Uxue Yharrassary resolveu entrar na conversa com o controle de tráfego da UC-4, pois algo na informação que lhe havia sido dada não fazia sentido.

- Vocês sugerem retornar à usina com um tanque que supostamente pode explodir? Não seria mais lógico ejetar o compartimento com problemas?

- Não há perigo de explosão enquanto estiverem na atmosfera de Júpiter, - explicou pacientemente o operador - mas uma queda na pressão externa pode fazer com que o tanque se rompa.

- Entendo, UC-4 - disse Uxue. - Vamos ter que dar a volta ao planeta e retornaremos. "Lur Berria" desliga.

Depois que a comunicação foi interrompida, a comandante ordenou ao imediato que mantivesse o rebocador nivelado e reduzisse a velocidade.

- Poderíamos simplesmente dar meia-volta - ponderou Iulius Nistor.

- Eu não pretendo voltar à UC-4, nem acreditei na história do operador; quero apenas ganhar tempo para checar o tanque eu mesma - redarguiu ela, erguendo-se do assento. - Assuma os controles, vou lá fora.

- Tem certeza de que quer fazer isso? - Indagou o imediato.

- Aconteceu algo muito estranho na UC-4 e sinto que posso obter algumas respostas naquele tanque. Sim, vou sair.

Uxue desceu até a câmara de descompressão, vestiu um traje espacial e prendeu um cabo de segurança ao cinturão do mesmo. Depois, saiu para o exterior da nave e começou a subir por uma escada embutida no casco até a parte superior do veículo. Ao seu redor, nuvens escuras turbilhonavam, e o sol aparecia brilhando enevoado por entre os cristais de gelo da atmosfera superior. A passos lentos, pois estava usando botas com solado magnético, ela começou a caminhar rumo à parte dianteira do rebocador, onde estava acoplada a estrutura que continha os tanques criogênicos. O trajeto até o tanque 7 levou cerca de 15 minutos, e finalmente ela começou a descer para a câmara de controle, na qual Iulius havia detectado uma violação de integridade pouco antes do contato feito pela UC-4.

- Estou chegando à câmara - informou ela pelo rádio do capacete. - Espero não explodir nada por aqui...

Estava prestes a abrir a porta do compartimento, o qual possuía um pequeno visor de plexiglas, quando um movimento por trás do mesmo a deteve: havia alguém ali dentro, e não estava usando um traje espacial.

- [Continua]

- [29-01-2021]