A câmara de controle

Sentada numa das anteparas metálicas que sustentavam o tanque 7, nuvens de amônia turbilhonando ao redor e abaixo dela, Uxue Yharrassary chamou Iulius Nistor pelo rádio do traje espacial.

- Esse canal é seguro?

- É um canal padrão, mas de curta distância - redarguiu ele. - Só poderiam ouvir nossa conversa se estivessem a menos de 10 km do "Lur Berria".

- Bom, então acho que posso falar: o problema com o tanque 7 não parece ser de integridade, mas com a câmara de controle. Alguém se escondeu nela lá na UC-4, e desconfio que foi por isso que querem que voltemos.

- Temos um clandestino a bordo? - Questionou o imediato.

- Uma clandestina - corrigiu Uxue. - Pelo que pude ver pelo visor, trata-se de Euterpe Marquelain em pessoa.

- Ela não pode ficar aí - alertou Iulius. - A câmara não está conectada ao sistema de suporte de vida do rebocador, até porque, não foi projetada para transporte de pessoal. O oxigênio vai acabar logo.

- Estou ciente disso - irritou-se Uxue. - O que quero saber é como vamos tirá-la daqui, se não está usando um traje espacial!

- Também não podemos arriscar entrar em órbita - lembrou Iulius. - O campo defletor do "Lur Berria" não protege o rack dos tanques criogênicos; ela vai ser frita pela magnetosfera de Júpiter assim que sairmos da proteção das nuvens.

- Lasterra sabe disso, e pelo visto ainda precisa da Marquelain viva, ou não teria nos dito para voltar - avaliou Uxue. - Bom, estamos com um problema nas mãos e tudo o que sei, é que não vamos retornar para a UC-4; pelo menos, não enquanto eu não falar com Euterpe.

- E você não pode simplesmente abrir a porta da câmara de controle e jogar um traje espacial lá dentro - lembrou Iulius. - Duvido que ela tivesse tempo de vestir antes de morrer congelada; a temperatura local está abaixo de -100 ºC.

- Ciente - retrucou Uxue com impaciência. - Bom, eu poderia mesmo ir buscar um traje espacial, mas para isso íamos ter que descer algumas dezenas de quilômetros até a temperatura aumentar... espere.

Parou momentaneamente de falar, enquanto punha os pensamentos em ordem.

- Talvez não seja preciso o traje espacial. Essas câmara de controle possuem máscaras de oxigênio de emergência?

- Bem... eu creio que sim - foi a resposta hesitante de Iulius. - Melhor perguntar, não é?

- Um momento que vou voltar à câmara - informou ela, antes de encerrar o contato.

Puxou um tablet de um bolsão do traje espacial e digitou uma frase; em seguida, subiu até a porta da câmara de controle e bateu no visor de plexiglas. O rosto assustado de Euterpe Marquelain surgiu do outro lado. Leu o que estava escrito na tela e desapareceu por alguns instantes; finalmente, reapareceu e fez sinal de positivo com o polegar direito.

- Ótimo! - Exclamou Uxue. E escreveu outra frase no tablet, que exibiu diante do visor.

Só então, retomou o contato com o imediato e o avisou que em breve iriam descer um pouco mais para as profundezas de Júpiter...

- [Continua]

- [30-01-2022]