Nova trajetória

Parmenion Lasterra desviou os olhos da tela, onde analisava um gráfico de produção da usina, para ouvir um comunicado que lhe chegava pelo fone auricular.

- Então, o rebocador não vai voltar? - Concluiu.

- Não, senhor - replicou a voz em seu ouvido. - Uxue Yharrassary disse que haviam chegado à conclusão de que o problema com o tanque 7 era devido a um defeito na vedação da comporta da câmara de controle. Como já estavam atrasados para a entrega em Ganimedes, ela preferiu ignorar nosso alerta e correr o risco.

- Muito bem - assentiu o chefe de operações da UC-4. - É até possível que a porta estivesse mesmo com defeito, e nesse caso, Euterpe Marquelain deve ter morrido congelada muito antes de saírem da atmosfera de Júpiter. Uma pena, mas não muda os nossos planos.

- E se Yharrassary estiver mentindo e a Marquelain sobreviveu, e está indo agora para Ganimedes? - Insistiu a voz.

- Mustaba bin Kamis saberá o que fazer com ela - avaliou Lasterra. - De qualquer forma, deixe-o avisado: a falha que aconteceu aqui na UC-4, não poderá ocorrer de novo. O "Lur Berria" deve ser completamente revistado ao chegar, e Marquelain algemada e presa numa cela, caso esteja a bordo, até que eu chegue para fazê-la assinar a papelada.

- Darei suas instruções a ele - prometeu o interlocutor, antes de desligar.

* * *

O rebocador "Lur Berria", com sua carga de tanques criogênicos de hélio-3, cortava o espaço do sistema joviano rumo à lua Ganimedes. Na cabine de comando, a comandante Yharrassary deliberava qual seria o próximo passo a dar, com o imediato Iuliu Nistor e a resgatada Euterpe Marquelain.

- Certamente, não estavam esperando que eu fugisse ou que estaria tão desesperada a ponto de sair da usina sem um traje espacial; - especulou Euterpe - de qualquer forma, não se deram ao trabalho de monitorar os dutos de ar. Foi assim que consegui chegar até a linha de montagem dos tanques criogênicos, e entrar na câmara de controle do tanque 7 antes que ele fosse acoplado ao rebocador.

- Se não fosse o cuidado do meu imediato em verificar a situação de todos os tanques antes de sairmos da atmosfera de Júpiter, é provável que não estivéssemos tendo essa conversa agora - ponderou Uxue.

- Mas também poderíamos ter acatado a explicação da UC-4, feito meia volta e a srta. Marquelain estaria novamente presa - redarguiu o imediato. - Vamos dar crédito à iniciativa da minha comandante em ir averiguar o problema pessoalmente.

- Bem, agora que nos parabenizamos mutuamente, - avaliou Uxue - resta saber se é seguro continuar com o plano original de entregar o carregamento em Ganimedes. Mustaba bin Kamis está esperando por ele, e nós pelo pagamento da carga.

- Desconfio de bin Kamis - replicou Euterpe. - Sinto que ele está ligado ao golpe de Lasterra na UC-4, portanto vou sugerir um curso alternativo: vocês sabem que eu sou a dona desta carga, não é?

- Sim, a transação para fornecimento de gás foi feito entre a Marquelain Meatzaritza e ele - acedeu Uxue. - Nós somos apenas os transportadores.

- E se eu, como legítima dona, lhes indicar um novo comprador para a carga? - Indagou Euterpe com um sorriso.

- Resta saber se o custo do transporte vai compensar - ponderou Iulius.

- Não terão que ir muito longe, eu prometo - disse Euterpe - e eu acrescento 20% ao seu custo de frete.

Uxue e Iulius entreolharam-se.

- Bem... acho que podemos pelo menos avaliar - disse Uxue. - Mostre a nova trajetória.

Euterpe acessou o computador de navegação e em seguida exibiu uma trajetória na tela. Uxue balançou a cabeça, admirada; sim, aquilo poderia dar certo.

- [Fim da 1a. parte]

- [02-02-2022]