Protocolo Perigo

Prezada Senhora Diretora,

Conforme solicitado, segue anexo parecer encomendado a esta Comissão.

Cumpre destacar que estamos cientes da longeva duração do 'Protocolo Perigo' e de que o Planeta 3APS é um dos poucos que ainda permanecem sob tal grau de isolamento.

Por isso, é com muito pesar, mas menor surpresa, que recomendamos a continuidade do Protocolo.

São poucos os motivos apontados em nosso parecer, resumido em função do tempo exíguo para sua elaboração. Contudo, gostaríamos de ressaltar a seção ‘Do Assim Chamado Capitalismo’ (p. 2.781), que lança luz sobre o sistema de trocas materiais e simbólicas vigente no referido planeta, um sistema cuja base é o excesso para alguns às custas das misérias de muitos outros.

Pensamos ser igualmente ilustrativa a seção 'Da Tendência Aos Líderes Estúpidos e Violentos’ (p. 4.781), que elucida os frequentes episódios de conflitos sob os motivos mais egoicos e contraditórios possíveis.

Ademais, em soma à posição adotada em nosso parecer, referenciamos o afamado estudo antropológico 'A Vida no Planeta 3APS: milagre ou loucura?', que traz uma perturbadora estatística: em caso de contato com inteligências superiores, são de 88,7% as chances de que avanços tecnológicos e científicos, uma vez compartilhados, sejam convertidos para propósitos escusos.

Assim sendo, não resta a esta Comissão outra posição senão recomendar que o Planeta 3APS seja mantido em isolamento, conforme estipulado pelo já vigente 'Protocolo Perigo'.

Supletivamente, e mui respeitosamente, esta Comissão sugere ainda que quaisquer tentativas de contato aguardem pelo próximo evento de extinção em massa. Torcemos para que sob nova configuração sociobiológica o Planeta 3APS possa vir a integrar nossa bem-aventurada Comunidade Interplanetária.

Atenciosamente,

Comissão de Integração Planetária.