Visita de cortesia

Jorun ouviu o sinal sonoro ao chegar à sala de teletransporte, sinal de que algo ou alguém estava rematerializando. Quando entrou no recinto, o processo já estava concluído e ela viu-se diante um grande cão labrador de pelo dourado. O animal abanou a cauda e latiu alegremente ao vê-la.

- Oi garoto! - Saudou-o, agachando-se para fazer festas no pelo macio. - Quem te mandou aqui?

Em seguida, ela ergueu-se e foi checar o painel de controle do transportador. Como havia imaginado, o cão fora enviado pela estação de Nordmark; por quem, era o que iria descobrir.

- Bernt, você está aí? - Indagou pelo transmissor no painel de controle.

- Na escuta, Jorun - foi a pronta resposta.

- Quem daí mandou um labrador para cá?

- Um o quê? - Indagou Bernt surpreso.

- Um cachorro... daqueles grandes, pelo dourado, muito amigável. Está aqui do meu lado, abanando o rabo, língua de fora.

- Nós não temos cachorros em Nordmark - replicou Bernt. - Aliás, não me recordo de nenhuma estação com cães neste planeta.

- Consta como tendo sido transmitido daí - insistiu Jorun. - Por favor, pergunte se alguém na estação sabe da origem do bicho. Eu vou levá-lo para o centro de convivência, ver se arrumo algo para ele comer.

- Está bem - acatou Bernt, antes de desligar.

Jorun virou-se para o labrador, que a aguardava sentado pacientemente.

- Vamos, amigão?

O cachorro latiu, como se a houvesse entendido.

* * *

Jorun estava no centro de convivência da estação, vazio àquela hora do dia, acompanhada do cão, quando soou o comunicador.

- Oi Bernt - atendeu.

- Jorun, o comandante Kvam pediu para que colocasse o bicho no isolamento. Definitivamente, ele não veio daqui, mesmo que apareça assim nos registros do teletransporte.

Jorun olhou para o cão, apreensiva. O animal, entretanto, parecia tão inofensivo quanto antes.

- Hackearam o transportador? - Questionou.

- Alguém conseguiu entrar no sistema e sobrepor as nossas frequências - prosseguiu Bernt. - O uso do teletransporte está suspenso, até segunda ordem.

- E já tem ideia de quem pode ter feito isso?

- O comandante Kvam acha que pode ter algo a ver com a antiga civilização que habitou este planeta... mesmo estando extintos há milhares de anos, parecem ter deixado algum tipo de rede de inteligência artificial operante. Ela pode estar nos avaliando para saber das nossas intenções...

- E aí, nos mandam um labrador pelo transportador - ponderou Jorun.

- Eu diria que é um presente amigável - redarguiu Bernt. - Imagine se mandam um dobermann ou um rottweiler...

- Acredito que não queriam correr o risco de serem mal interpretados - avaliou Jorun. - Um labrador está de bom tamanho...

O sinal sonoro do transportador soou novamente. Jorun ergueu-se, apreensiva.

- Não tinham suspendido as operações de teletransporte?

- Tome cuidado, Jorun. Não fomos nós - alertou Bernt.

Jorun resolveu ir verificar o que poderia ter acontecido desta vez. Ao entrar na sala do transportador, deparou-se com uma jovem de idade similar à dela, vestida com o macacão cinzento dos técnicos. A recém-chegada sorriu ao vê-la chegar.

- Oi... você não viu o meu cachorro por aí? - Indagou, com um olhar suplicante.

- [02-04-2022]