Encontro em Solplass

[Continuação de "Visita de cortesia"]

Jorun recuou alguns passos e ergueu as mãos, numa atitude defensiva diante da estranha.

- Antes que fale quem é você, por favor, não me diga que está vindo da estação Nordmark - declarou apreensiva.

- Eu sou Trine Ottesen - foi a resposta da recém-chegada, que permaneceu parada na plataforma de teletransporte. - E, sim, eu estou vindo da estação Nordmark.

- Isso não é possível... - murmurou Jorun, passando a mão no cabelo num gesto nervoso. - Tenho que avisar Nordmark.

Trine pôs as mãos nas cadeiras, mas continuou sem se mover, percebendo a confusão que sua chegada havia causado.

- Pode avisar minha comandante, Martha Nerison - redarguiu calmamente. - Ela sabe que vim para Solplass atrás do meu cachorro.

Jorun franziu a testa e exclamou:

- O comandante de Nordmark chama-se Vegar Kvam!

Trine fez um gesto negativo.

- Não sei o que está acontecendo aqui em Solplass, mas nunca tivemos um Vegar Kvam em Nordmark.

Jorun respirou fundo antes de perguntar:

- E quem comanda a estação Solplass?

- Jostein Haugan, naturalmente - Trine cruzou os braços.

Jorun levou as mãos à cabeça, como se temesse que ela fosse explodir.

- Desculpe... vou ter mesmo que falar com Nordmark - disse por fim.

- Por favor - replicou polidamente Trine.

Sem perder o contato visual com a estranha, Jorun tateou o console do comunicador e ligou para Nordmark.

- Bernt? Sou eu de novo - disse em tom firme.

- Prossiga, Jorun - veio a pronta resposta.

- Temos uma situação aqui em Solplass... uma técnica, chamada Trine Ottesen, chegou pelo transportador. Disse que veio daí, atrás do labrador, e que quem comanda Nordmark é uma tal Martha...

- Nerison - completou Trine. - Martha Nerison.

- Não temos nenhuma Trine Ottesen em Nordmark - redarguiu Bernt. - E nem preciso lhe dizer quem é o nosso comandante. Seja lá de onde essa mulher tenha vindo, diga-lhe que permaneça aí; estamos mandando uma equipe de segurança para averiguar.

- Pelo transportador? - Indagou apreensiva Jorun.

- Não. Por um veículo suborbital rápido - tranquilizou-a Bernt.

- E o que eu faço, enquanto vocês não chegam? - Prosseguiu Jorun em voz baixa. - Meu pessoal está fora, em trabalho de campo. Não tem mais ninguém aqui!

- Ela parece perigosa, essa tal Trine? - Questionou Bernt.

- Bem... não - admitiu Jorun.

- Então, a convide para tomar um café enquanto espera. Não vamos demorar.

- Está bem - respondeu Jorun um tanto desconcertada.

Trine, que parecia divertir-se com a confusão, pôs as mãos em concha diante da boca e gritou:

- Halmseng!

Um latido ecoou do outro lado da base. Trine moveu-se então rapidamente, para a saída da sala de teletransporte.

- Ei, você não está autorizada a sair daqui! - Gritou Jorun.

- Só quero ver meu cachorro! - Gritou Trine de volta, sem se deter.

- [04-04-2022]