Linha cruzada

[Continuação de "Dois dos nossos"]

- Que bom que vieram me buscar!

Trine Ottesen estava obviamente aliviada e caminhou resolutamente em direção ao grupo recém-chegado, seguida pelo labrador que abanava festivamente o rabo. Agnar Svehla não ousou sacar a arma, e advertiu aos seus subordinados que não reagissem.

- Vocês são de Nordmark? - Indagou, ao que parecia ser o líder dos forasteiros.

- Sim - confirmou o sujeito. - E vocês, quem são?

Agnar engoliu um palavrão.

- Escute, desconfio que alguém está querendo brincar conosco... nós também somos de Nordmark, mas pelo visto, não da SUA Nordmark - disse Agnar em tom apaziguador, mãos espalmadas na direção dos desconhecidos. Surpreendentemente, o líder fez um aceno afirmativo e baixou o rifle, sendo seguido no gesto por seus acompanhantes.

- Estávamos desconfiados disso, desde que Trine desapareceu entre Nordmark e Solplass. Ela veio parar aqui, e esta não é a Solplass que conhecemos - admitiu o homem.

- Sou o chefe de segurança, Agnar Svehla - identificou-se Agnar.

- Andre Hovda, mesmo cargo - replicou o outro, encarando Agnar com curiosidade. - Como pode ser isso? Viemos parar no que parece ser um universo paralelo...

- Não tão paralelo que tenhamos exatamente as mesmas pessoas aqui e lá, mas tudo o mais parece ser igual - ponderou Agnar. - Poderiam vir conosco para Nordmark... a nossa Nordmark... para uma conversa com nossos cientistas? Essa é uma oportunidade boa demais para ser desperdiçada.

Andre olhou para seus homens, que pareciam desconfiados.

- Bem... eu posso ir com Trine, os demais ficam aqui. E suponho que não vão usar o teletransporte, não é?

- Não, até que tenhamos determinado o que está causando esta intercessão entre os dois universos. Temos um transporte suborbital lá fora, peço que nos acompanhem.

E, por precaução, deixou igual número de sua equipe para fazer a segurança da estação até que retornasse com os visitantes.

* * *

A líder da equipe científica em Dellingr, Dra. Benedicte Kaas, reuniu-se com Agnar, Jorun, Trine e Andre, além do labrador e do comandante de Nordmark, Vegar Kvam, para discutir o que iriam fazer diante daquela oportunidade de intercâmbio interuniversal que lhes estava sendo oferecida.

- Isso, obviamente, foi viabilizado pelo nosso sistema de teletransporte - declarou ela aos demais presentes. - Os princípios que o regem são os mesmos, tanto num universo quanto no outro, e como sabemos que, em circunstâncias normais de operação, não poderia viabilizar o tipo de troca que testemunhamos aqui, só nos resta inferir que há uma força externa agindo sobre ele.

- Uma força hostil? - Questionou o comandante Kvam.

- Não necessariamente - replicou Benedicte. - Felizmente, não temos aqui aquela situação clássica da ficção científica, de universos similares mas habitados por cópias perversas de suas contrapartes.

- Pelo menos, não até onde sabemos - observou Andre Hovda, parecendo divertir-se com a ideia.

- Supondo que não é isso o que ocorre, - prosseguiu a cientista - o que há de diferente entre o seu e o nosso universo? No caso específico de Dellingr, há uma única alteração que salta imediatamente aos olhos: o cão de Trine, Halmseng.

Deitado aos pés da dona, o labrador ergueu a cabeça ao ouvir seu nome.

- O cão foi o primeiro que apareceu em Solplass - recordou Jorun.

- E eu não acredito que no seu universo cães sejam capazes de operar o teletransporte - disse Benedicte encarando Trine, que remexeu-se no assento, parecendo incomodada.

- Bem... isso talvez tenha algo a ver com o trabalho que estamos fazendo com Halmseng no nosso universo - declarou a jovem, em tom cauteloso.

Andre Hovda pareceu não ter gostado muito do comentário, mas agora era tarde demais para fazer de conta que Trine não havia dito nada.

- [08-04-2022]