A grande inundação do Rio de Janeiro em 2032

A GRANDE INUNDAÇÃO DO RIO DE JANEIRO EM 2032

Miguel Carqueija

 

E lá estávamos nós dois, Francisco e eu, a bordo de uma lancha elétrica marca Greta Thunberg, navegando pelas ruas inundadas do Rio de Janeiro, naquele mês de março de 2032.

Passávamos pela Avenida Presidente Vargas, que a essa altura mais parecia um braço do Rio Negro, tal a imensidão de águas escuras que divisávamos. Minutos atrás tínhamos entregue alguns flagelados ao barco de patrulha que por lá circulava e que estava mais equipado para socorrer pessoas, além de dispor de mais espaço. A calamidade que se estendia a perder de vista era simplesmente horripilante.

Francisco, como entendia de mecânica mais que eu, dirigia o barco. Não sabíamos mais o que fazer além de circular e constatar a situação.

— Ainda bem que nossas famílias estão a salvo — disse o Francisco. — E os seus cachorros também.

Eu estava preocupado por estarmos sem comunicação. Os celulares haviam descarregado e não havia como recarregar na embarcação. Pior, o Rio em grande parte estava sem luz.

— Você está vendo — falei — quanto destroço está boiando? Até mesas e cadeiras, carros, vai tudo na enxurrada.

— O Rio de Janeiro vai levar uns vinte anos para se recuperar. Olha lá a Candelária, quanta ave pousada!

— Melhor não irmos para lá. É muito perto do mar.

— Também acho, Carqueija! Vamos entrar na Rio Branco!

Então o Francisco guinou a embarcação para a Avenida Rio Branco, embicando para a direita. A água, bem turva, estava bastante agitada e cheia de destroços. Até mesmo alguns ônibus dos quais tivemos de nos desviar.

— Você deve ter algum parentesco com o Nostradamus, Carqueija. Prever essa cheia que ninguém previa...

— Já expliquei, Francisco: existe um ciclo que observei, um ciclo de 22 anos: 1966, 1988, 2010... eu sabia que a próxima seria em 2032.

— Sim, mas adquirir esse barco foi genial.

— Não diga isso. Lá se foi toda a minha economia.

— Mas valeu a pena, no fim das contas.

— Não sei. Já estou velho, mas de fato não queria morrer de afogamento...

— Ora, se escaparmos desse dilúvio o próximo será em 2054, aí já não estaremos vivos mesmo.

— Sim, Francisco, tanta gente que conhecemos se foi! Se não chegarmos a 2054, não temos o que reclamar!

— Se chegarmos a 2054, estaremos bons para atuar numa nova versão de “A Múmia”!

— Tem toda a razão! Ah, vamos falar com aquele barco de patrulha! Eles devem ter informações sobre o baixamento das águas!

E o Francisco dirigiu nosso barco para encontrar a aludida embarcação.

As águas começavam de fato a baixar. Ter visto o nosso Rio de Janeiro transformado em mar, termos navegado em tal mar, foi uma experiência inesquecível, porém terrível.

 

Rio de Janeiro, 17 de fevereiro a 11 de março de 2022.

 

imagem wikipedia

 

(Francisco Carlos Amado tem escrivaninha no Recanto onde assina Jurubiara Zeloso)

 

 

 

Miguel Carqueija
Enviado por Miguel Carqueija em 20/05/2022
Código do texto: T7520493
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.