Os Precursores

- Essas coisas acontecem - disse T'xarral em tom condescendente.

- Você está falando de um experimento que durou dezenas de milhões de anos, - irritou-se No'rraang - e justamente quando estava prestes a chegar à parte final...

- Os dados não são conclusivos sobre o grau de sucesso do projeto - interrompeu-o T'xarral. - Depois do impacto, boa parte da instrumentação de controle em terra foi destruída. De mais a mais, você não tem outros experimentos semelhantes em curso, em dezenas de outros sistemas solares? Por que não devota seu tempo e energia a eles?

- Este era de longe o mais promissor - redarguiu No'rraang. - Havíamos conseguido criar uma grande biodiversidade, e tudo levava a crer que uma espécie inteligente estava surgindo entre eles.

- E aí, veio um asteroide e estragou tudo - assinalou T'xarral. - Mas, por vias tortas, posteriormente você acabou tendo a sua espécie inteligente no planeta, embora não exatamente como havia planejado.

- Não gosto dos bípedes atuais - afirmou No'rraang peremptoriamente. - Parecem ter uma propensão elevada para a autodestruição.

- E o que o impede de zerar o projeto e recomeçar?

- Isso leva tempo, como sabe - replicou No'rraang. - Só para eliminar as formas de vida divergentes e reiniciar a base de dados, devo gastar cerca de...

- Você pode acelerar isso, - atalhou T'xarral - com a ajuda destes seres que considera autodestrutivos.

- Como? - Questionou No'rraang.

- Incentive-os a investir numa tecnologia baseada em combustíveis fósseis. Aposto que depois de algumas centenas de anos locais, isso acabará com toda a vida inteligente no planeta.

E diante da expressão de dúvida de No'rraang:

- E se eventualmente não se extinguirem depois de feito o trabalho sujo, você sempre poderá mandar outro asteroide. Controlado por nós, desta vez.

No'rraang fez um aceno afirmativo.

- É uma solução elegante, devo reconhecer.

- Vamos nos livrar desses malditos dinossauros - animou-o T'xarral. - Eu te ajudo com o projeto!

- [17-06-2022]