Carona de volta

Uma nave de transporte dos vanthyar havia se chocado contra a encosta de uma cadeia de montanhas em Onner-II, segundo planeta da estrela exterior da binária D'sor. A queda não fora acidental, mas provocada: os vanthyar estavam sendo perseguidos por uma nave-patrulha qi'rum, e acabaram perdendo o controle. Na colisão, quase toda a tripulação havia perecido, mas parte da carga viva foi resgatada pelos patrulheiros qi'rum: os vanthyar eram piratas e comerciantes de escravos.

- Tem nativos de pelo menos meia dúzia de sistemas solares - informou o patrulheiro Na'lor à sua superiora imediata, a comandante Ta'naa, que ficara a bordo da nave-patrulha em órbita de Onner-II. - Creio que não vamos poder levar todos.

- Está sendo providenciado um transporte de passageiros - replicou Ta'naa. - Veja se pode mantê-los dentro da nave vanthyar até que o socorro chegue.

- Sim, isto foi providenciado - disse Na'lor. - Mas vamos ter trabalho extra com um dos sequestrados: não consta de nenhum dos catálogos de espécies inteligentes conhecidas.

- Onde os vanthyar o pegaram? - Questinou Ta'naa.

- Aparentemente, fora do Espaço Conhecido; a localização exata não pode ser identificada por conta da destruição do computador de navegação dos piratas, mas um dos cuidadores sobreviventes nos fez o favor de fornecer um tradutor automático do vanthyar para a língua do estranho. Nós falamos com ele, e parece tão perdido sobre sua procedência quanto nós.

- Alguma indicação sobre o sistema solar de origem?

- Terceiro planeta de uma estrela amarela singular, próxima à borda da Galáxia. O mundo chama-se "Terra", o que não nos diz nada.

- Exceto que seus habitantes são criaturas terrestres - avaliou a comandante.

- De fato - admitiu Na'lor. - Mas se quisermos repatriar o terrícola, precisaremos de algo melhor do que essas referências básicas.

- Podemos fazer uma análise espectrográfica - sugeriu a comandante.

- Quer dizer... avaliar a composição química do terrícola? - Indagou Na'lor.

- Precisamente - prosseguiu Ta'naa. - Pela composição química, teremos uma ideia de onde a estrela dele pode ter se originado. Não vai nos dar o endereço preciso, mas um ponto de partida.

- A busca pode levar décadas - ponderou Na'lor. - E nem temos pessoal suficiente para isso.

- De fato - admitiu a comandante. - Mas se os vanthyar estavam interessados na espécie dele, creio que devemos lhes fazer uma visita e ver o que têm de especial. Enquanto isso, ponha o terrícola em suspensão criogênica. Avise que quando descobrirmos de onde ele veio, será despertado.

O terrícola não ficou muito satisfeito em saber que não havia um jeito rápido de voltar para casa, mas conformou-se. Para quem estava condenado a morrer num zoológico alienígena, a solução apresentada era muito mais agradável.

E quando voltasse à Terra, era bem possível que ninguém mais se lembrasse dele, ou dos motivos que haviam feito com que fosse exilado num voo sem volta, rumo às estrelas...

- [02-09-2022]