Trabalho de encomenda

Yagmur Kobal, gerente local da Mineração Modelo em Zennet, quarto planeta da estrela classe F Tapinak, havia requisitado a minha presença nas instalações da empresa, embora eu não estivesse vinculado às operações de prospecção mineral naquele sistema. Zennet, como eu bem me lembrava, era um mundo conhecido por suas misteriosas construções megalíticas, associadas aos extintos gurmari, que haviam controlado aquele braço da Galáxia há milhares de anos. Mas, curiosamente, não havia sinais de que o planeta houvesse sido habitado em caráter permanente mesmo no auge do domínio gurmari, embora apresentasse todas as condições de habitabilidade exigidas pelos alienígenas (as quais não eram exatamente as mesmas que as nossas, particularmente no quesito composição atmosférica).

- Recep Gilani! - saudou-me Kobal, após ter me apresentado em seu gabinete decorado com sobriedade. - Pedi que o escritório central o enviasse até Zennet para avaliar a situação local.

- Do ponto de vista da exoarqueologia, trata-se de um mundo muito importante, senhor Kobal; - redargui - embora ainda não tenha sido feito nenhum estudo mais abrangente para determinar porque foi abandonado no auge do império gurmari.

- Exatamente por essa razão, estamos há uma década sem poder avançar com nossas operações de mineração em larga escala - reclamou Kobal. - Tudo o que temos feito é operar em áreas pequenas e bem delimitadas, distantes dos principais megálitos. Os seus colegas exoarqueólogos temem que o nosso trabalho acabe por destruir vestígios importantes da civilização gurmari.

- Só posso dizer que compreendo as razões deles, embora entenda a sua decepção; mas o que espera que eu faça?

Kobal juntou as mãos sobre a mesa de trabalho e me encarou com tranquilidade, antes de se pronunciar:

- Temos interesse em escavar um setor das montanhas equatoriais, onde há uma longa muralha que parece uma versão estendida da Muralha da China, embora não haja nenhum vestígio de cidades ou povoações de um lado ou de outro da construção. Se pudesse ir até lá, fazer um estudo preliminar e liberar a área para mineração, poderíamos conseguir que chefiasse as equipes de exoarqueólogos em todo o planeta... com um salário adequado.

Eu não sabia quanto seria um "salário adequado", mas diante da quantidade de monumentos do planeta, provavelmente eu deixaria de ter problemas financeiros por muitos anos; talvez, até mesmo pelo resto da vida. Sem falar na possibilidade de fazer descobertas realmente interessantes, já que o departamento de exoarqueologia da MM tinha a avaliação de ruínas tecnológicas como prioridade; portanto, Zennet era sempre deixado para trás na lista, já que não parecia haver nada muito avançado em sua superfície que justificasse o investimento. A frustração do gerente era justificada, embora o que ele pedisse pudesse colocar em risco o meu trabalho e dos meus pares.

- Então, se eu fizer um relatório favorável sobre a tal cadeia de montanhas, o restante do planeta passa a ficar sob minha jurisdição? - Indaguei cautelosamente.

Kobal ergueu as mãos.

- Não me entenda mal; não estou querendo que faça uma avaliação falsa. O que preciso é que me libere as montanhas para exploração, se concluir que não há nada lá que seja do interesse direto da exoarqueologia.

A proposta me pareceu bastante honesta e eu não estava me comprometendo com um resultado predeterminado. Caso fosse encontrado algo que fosse de encontro às expectativas de Kobal, só restaria a este abdicar de suas aspirações; e eu, da expectativa de receber um salário nababesco por anos a fio.

- Aceito a sua oferta - declarei por fim. - Quando parto para as montanhas?

- Imediatamente - redarguiu Kobal, com satisfação.

- [Conclui em "Ganha-ganha"]

- [04-09-2022]