Filha alternativa

Enquanto eu estava no andar térreo, procurando papel e caneta, senti o piso vibrar sob meus pés. O portal fora ativado, embora eu não soubesse exatamente o porquê; afinal, Jan 2 me dissera que ia apenas puxar uma lista de pontos de acesso. Ou teria sido uma desculpa para me afastar do gerador enquanto ele fazia... alguma coisa? Finalmente, encontrei um bloco de anotações e um lápis e voltei correndo para o subterrâneo. Ao chegar, constatei que Jan 2 ainda estava lá; mas não estava mais sozinho.

- Quem são esses? - Indaguei para Jan 2, que estava de pé junto ao gerador, olhando para um casal de meia-idade que havia acabado de emergir do portal.

- Sava e Jovana Moldovan - apresentou-se o homem. - Ficamos gratos por ter nos resgatado.

- Moldovan... vocês são os pais de Beta? - Indaguei.

- Sim, e onde ela está? - Questionou Jovana Moldovan.

- Bom, acho que vocês vão ficar surpresos... - respondeu Jan 2. - Há duas Betas, da mesma forma que há dois Jans aqui.

- As Betas foram fazer um reconhecimento do outro lado deste portal... que supostamente só deveria conduzir a um destino - complementei, encarando Jan 2. - O que você fez?

- Não fiz nada - defendeu-se ele. - Estava esperando você voltar e essa coisa se ativou sozinha.

- Vocês vieram da tal cidade perdida? - Questionei.

- Sim, Suvarna-Pata - admitiu Sava Moldovan. - O portal de lá estava travado num só sentido, e temíamos que nunca mais conseguíssemos sair, até que repentinamente, ele se ativou e viemos parar aqui. Aliás, que lugar é esse?

- Uma fortaleza abandonada dos nivásika - informei. - Eu e a minha Beta chegamos aqui primeiro, e depois este Jan e a Beta dele. Aparentemente, vocês devem ser os pais da Beta 2, pois a minha nunca comentou nada sobre Suvarna-Pata.

- Somos pais de uma Beta - declarou Jovana. - Vamos ver se conseguimos determinar de qual.

- Talvez de nenhuma das duas, - ponderei - já que existem infinitas Beta Moldovan. Mas pensando bem, podem aproveitar e escolher a que lhes for mais agradável.

- Certamente, não é a minha - zombou Jan 2.

- Isso veremos quando elas chegarem - atalhou Sava. - Mas disseram que esse gerador também estava travado num só sentido?

- Sim, e com um ñantexilante entocado do outro lado - expliquei. - Felizmente, ambas as Betas dominam a navegação na quarta dimensão.

Os Moldovan entreolharam-se e tive a certeza de que a Beta deles deveria ser uma mocinha inofensiva, talvez só fizesse pintura em tecido ou jogasse croqué.

- Uma navegadora na quarta dimensão? - Questionou finalmente Jovana Moldovan.

- É necessário aprender novas habilidades para permanecer vivo neste universo hostil - avaliou Sava. - Nós mesmos teríamos conseguido sair sozinhos de Suvarna-Pata se dominássemos esta técnica.

- Creio que terão tempo para aprender com qualquer uma das duas, - redargui - desde que elas tenham liberado o caminho para seguirmos viagem.

- De volta para casa, espero - almejou Jan 2.

- Talvez tenham sido elas, afinal de contas, quem conseguiram trazer vocês de volta - complementei.

Eu estava errado, como ficou evidente momentos depois.

- [25-10-2022]