Flutuações quânticas de vácuo

O vórtice negro havia surgido novamente na parede oposta ao gerador, e todos os presentes - eu, Jan 2 e o casal Moldovan - ficamos na expectativa de ver surgir ali as duas Betas que haviam partido para reprogramar o portal. Mas quem apareceu foi um mecânico nivásika, macacão cinza coberto de manchas de graxa, uma caixa de ferramentas na mão.

- Nivu yáru naraka? - Questionou ele apertando os olhos negros, testa franzida.

- Prayanikarú, - apressei-me em explicar no meu nivásika rudimentar, fazendo um gesto para abranger os demais - mane hudukuttiddene.

Felizmente, o nivásika falava Padrão, já que eu não iria muito longe com o meu vocabulário básico.

- Vocês são hóspedes do capitão Arshayan? - Questionou, enquanto o portal se fechava atrás dele.

- Não há mais ninguém da guarnição da fortaleza aqui - informei. - Devem ter partido há meses, ou anos.

O mecânico balançou a cabeça, expressão de desalento.

- Eu deveria ter imaginado; fiquei preso num maldito laço dimensional pelo que parecia uma eternidade, e não havia jeito de sair de lá... até que alguém abriu o portal deste lado.

- Você pode agradecer à minha acompanhante, Beta - comentei. - Assim que ela voltar do outro lado.

Ele ergueu os sobrolhos.

- Essa Beta passou para o lado de lá? - Questionou, fazendo um gesto com o polegar para a parede às suas costas.

- Sim, ela ia tentar liberar a passagem para que pudéssemos seguir viagem - respondi.

- Não quero ser portador de más notícias, mas havia um ñantexilante de tocaia no fim da passagem - replicou impassível. - Esse portal não era um usado faz muito tempo...

- Estamos a par - admiti. - Ela é uma navegadora na quarta dimensão, e iria justamente tentar contornar o ñantexilante para liberar a passagem em definitivo.

O mecânico me encarou em silêncio, como que absorvendo a informação. Finalmente, comentou:

- Isso provavelmente explica o porquê do laço dimensional ter sido desfeito; é mais fortuito do que uma flutuação quântica de vácuo.

- Nós também estávamos presos, noutro portal - disse Jovana Moldovan. - O que quer que a nossa Beta tenha feito, parece que desobstruiu vários caminhos.

- Não sei se isso é necessariamente uma boa coisa - ponderou o mecânico, inclinando-se sobre o gerador e examinando os mostradores com os olhos semicerrados. - O capitão Arshayan havia me deixado para trás justamente para que eu bloqueasse os acessos à esta fortaleza, antes de sair... se ela reabriu todos...

Começou a digitar velozmente no teclado do terminal do gerador, olhos cravados na tela de cristal líquido. Finalmente, aprumou-se e nos encarou com suspeição:

- Quem de vocês veio do portal de Suvarna-Pata? - Questionou em tom incisivo.

- [06-03-2022]