Apelação. Histórias de Ibiapino

Ibiapino é um sujeito curioso daqueles que não enjeitam desafios, vive no tempo que Campina grande ainda era a Capital do Trabalho e vale aqui lembrar a sua figura.

Não tem problema doutor, onde é que o senhor quer por esta geringonça?

Está era a resposta dele, quando um empresário qualquer, pedia seus serviços de guincho.

Que na verdade eram feitos na hora como caldo de cana, um para cada serviço, dependendo do peso e do deslocamento que se queria para a máquina ou geringonça como ele chamava, nunca falhou sempre fazia o trabalho por mais complicado ou pesado que fosse.

Sujeito namorador, não enjeitava serviço e não tinha medo de nada, durão, até sua bela família não discutia suas ordens.

Sim sim. Não não. E pronto.

Gostava de um joguinho de dominó nas casas dos amigos.

Até que um dia em um desses jogos da vida, a filha do dono da casa deu em cima dele.

Ele já sessentão e ela um tremendo avião, desses de fechar o trânsito, só não era novinho em folha por já ter um filho de dois anos com um daqueles teco-tecos do bairro da conceição.

Apartada, bonita, muito bonita, mas sabida que só o cão.

Olhe seu Ibiapino, não sei por que eu sempre tive uma queda por homens mais velhos, e o senhor é muito bonito nem imagina como eu o admiro, com o senhor eu seria a mulher mais feliz do mundo porque o senhor é tudo que eu quero na vida.

Esta declaração foi feita depois dele aparentemente ignorar os olhares e os esfregões nos cruzamentos das pernas por baixo da mesa.

Mas para a transferência dessa geringonça o guincho já estava pronto.

Olhe minha filha, um homem quando chega nessa idade não tem mais aquele encanto da juventude, procure um mais novo e que lhe ame que eu tenho certeza que você será feliz.

O encanto do amor quem faz é agente não tem desculpa de idade querido.

Você quer saber da verdade, para mim tanto faz olhar para você, Mis Brasil ou aquela parede é a mesma coisa, não sinto nada, não tenho excitação nenhuma.

Ora isto se dá um jeito, é só o senhor deixar comigo.

Vai lascar outro, eu vou bem deixar meu viadinho?

Qual viadinho?

O meu amor que sou amigado com ele!

Como é a história?

É minha filha, sou louco por ele, fico todo eriçado só em falar nele, quando o telefone toca fico trêmulo pensado que vou ouvir sua voz, você nem imagina como é bom ser amado de verdade e como é grande minha excitação naquele pedaço de mau caminho.

Em um guincho imaginário, ela mudou o pensamento e nunca mais se apresentou para os joguinhos de dominó.