Venezianas Verdes, Cap. 31

Manhã alegre em São Luís do Maranhão. Era sábado. O sol começava a mostrar o seu brilho, cada vez mais intenso. Percival chegara à casa da irmã no início da noite do dia anterior. Ela e o marido, trabalhando em lugares afastados de onde moravam, só chegariam mais tarde.

A casa era grande. Acomodados pela empregada em quartos separados, Percival e as crianças tomaram banho, viram um pouco de TV e foram dormir. A conversa ficaria para o dia seguinte.

- E aí, Percival, dormiu bem?, perguntou Madalena, nas mãos uma bandeja com uma jarra de leite e uma garrafa térmica com café.

Na espaçosa varanda com vista para a Praia da Raposa, uma mesa para seis lugares. Nela se viam dois tipos de pão, de queijo, biscoitos, pedaços de bolo de fubá e duas jarras com suco de laranja.

- Dormi, sim, obrigado. Mas o quê é isso, mana? Café cinco estrelas? Nem parece que sou de casa!

- É, mas nunca veio aqui, apesar dos vários convites. Então tenho que recebê-lo como nunca o fiz. Não posso deixar furo. As crianças estão dormindo ainda?

- É isso aí. Sabe como é: viajar é bom, mas cansa.

- Oi, Percival. Bom dia. Está preparado para uma prainha após o café?, perguntou o cunhado, aproximando-se de Percival que já se achava sentado.

- Bom dia, Lúcio. Claro que estou. Essa praia maravilhosa... Mas deixa as crianças acordarem.

- E eles, mano? Como estão passando?, quis saber Madalena.

- Parece-me que está tudo legal. Estão enfrentado a nova situação como podem. Acho que estão se saindo bem.

- Se um pai faz falta, a mãe então nem se fala...

- Claro, claro. Mas tenho procurado ajudá-los. Sempre respondendo a tudo o que perguntam da forma mais transparente possível.

- Souberam como se deu o desaparecimento da mãe?

- Os detalhes do hotel, etc., achei que poderiam ser omitidos. Afinal têm apenas 5 e 7 anos. Não sei se seria proveitoso ficarem sabendo de tudo mesmo. Mas quando for o momento oportuno, não deixarei de revelar.

- Correto, mano. Penso que ficaria até difícil a explicação.

- Só iria deixá-los confusos, completou Percival, evitando colocar sua xícara com café sobre o jornal que Lúcio deixara perto dele sobre a mesa.

- É bom tê-lo aqui, mano. Até porque você nunca veio. Mas confesso que ficamos surpresos. Não o esperávamos nessa época do ano. As crianças não devem estar de férias...

- Não, não estão. Mas eu estava devendo essa visita a vocês. Além do mais, era preciso provocar uma mudança de ares... para eles e pra mim, explicou Percival. Enquanto falava e reposicionava a xícara, detinha-se numa pequena notícia no canto da primeira página do jornal.

Dizia a notícia: “Interpol faz rápida incursão no Rio”. E em letras menores: “Procurados louro baixo e forte e moreno alto, possíveis figurões do tráfico internacional”.

Percival rapidamente fez a associação com os dois homens que o tinham agredido e seqüestrado. Vou ler tudo depois com mais calma pra ver se há mesmo correlação. De qualquer modo, eles foram atendidos. Se se tratarem das mesmas pessoas que me seqüestraram, a essa hora já devem saber que não tenho nada a ver com a procura deles pela Interpol. Por todas as perguntas que me fez, quem correu atrás disso foi aquele policial, que recebeu a sua grana sem ter feito o que devia para merecê-la. O que acabou sendo a decisão mais acertada que tomei.

Esses pensamentos deixaram Percival mais calmo, fazendo com que prosseguisse a conversa com a irmã e o cunhado nas condições do conforto de que já gozava e viera buscar no Maranhão.

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 25/02/2010
Código do texto: T2106225
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.