Londres, destinos cruzados

Londres, seis da manhã. Um senhor de cabelos grisalhos acelera o passo e atravessa a região West na famosa Rua Harrow Road. Carrega uma pasta preta de couro que pela firmeza que suas mãos seguram deve conter informações sigilosas. Seu nome? Carl Thompson, secretário geral de segurança pública. Um encontro com o primeiro ministro está marcado num luxuoso hotel da Cadeia Confort Inn.

- Bom dia!

- Bom dia senhor! O primeiro ministro o aguarda na suíte presidencial.

- Obrigado!

Há uma onda de assassinatos, Londres está sitiada. Não se via nada assim desde Jack.

- Entre por favor!

- Bom dia primeiro ministro.

- Bom dia!

- NewCastle está surpreendendo novamente senhor? Creio que a próxima vítima será o Arsenal.

O primeiro ministro lê o The Guardian, com a manchete dos assassinatos estampada na primeira página. Logo abaixo: “NewCastle vence mais uma".

- Se esse fosse todo o problema estaríamos tranqüilos. Alguma novidade?

- Um agente da Scotland Yard conseguiu alguns documentos. Um tanto quanto rasurados. Mas pelo menos temos um nome.

- Ótimo. Essa situação já está me deixando preocupado e um tanto constrangido, o povo está questionando nosso governo.

- Creio que temos o nome do assassino, agora é apenas uma questão de tempo.

- Pouco tempo, espero.

- Vou reunir meu pessoal, nos encontramos no seu gabinete no fim da tarde.

- Certo, até mais.

O homem de passos fortes é visto atravessando a rua novamente, entra num Lincoln, e desaparece no meio do "fog" que encobre a cidade.

Manchete principal do jornal The Independent: Sobe para nove o número de assassinados na capital, agora já conhecida como a capital do crime. Na mesma página na seção de esportes: "Newcastle vence mais uma e está na final contra Manchester United."

Jacarezinho, favela do Rio de Janeiro. Enquanto o sol castiga sem piedade os moleques num campo (várzea) de futebol, logo mais acima a polícia troca tiros num suposto ponto de drogas. É o contraste da zona norte carioca.

Num barraco onde abrigava seis pessoas, ainda com chão batido, dona Rute prepara o almoço para as crianças e seu marido Edgar.

- Ai meu São Benedito, já faz três anos e o Renan só manda essas cartas dizendo que está tudo bem, que já venceu na vida e está com um pé na fama. Sei não, levado do jeito que é...

No barraco moram, dona Rute, seu Edgar, os filhos: Ryan, Robson, Renata e até três anos atrás Renan. Este partira para a Europa em busca de fama e dinheiro. Da janela da sala seu Edgar tem os olhos fixos no campinho onde a molecada termina mais uma partida. Não há vencedores nem vencidos, é apenas uma trégua para o horror do dia a dia.

- Pai! Mais uma carta do Renan!

- Leia para seu pai minha filha.

“Pai, tenho certeza que vocês estão preocupados, mas em breve vocês irão ver o quanto eu sou conhecido por aqui, é uma questão de tempo. Ah, olha só, já são NOVE, quando chegar a dez todos irão marcar meu nome, serei lembrado como o garoto brasileiro que fez fama na capital inglesa. Do seu filho querido, Renan Rocha Silveira."

Londres, 07h30min da manhã. O secretário Carl Thompson, dirige-se para o Palácio de Buckingham , onde se encontrará com o primeiro ministro e o ministro da Justiça. Uma coletiva com a imprensa está marcada para as 13h00min. A cidade respira aliviada. O assassino está preso.

BBC, 13h30min. O repórter Alan Johnston anuncia com exclusividade a seguinte notícia:

- Revelada a identidade do cidadão, se poderia assim ser chamado, que vinha horrorizando a capital. Preso ontem às 23h00minhs. O assassino deixou cair sua carteira quando tentava sem sucesso, matar a décima vítima, que conseguiu se soltar, buscando auxílio da guarda municipal. Essa passa bem, sofreu apenas escoriações leves.

O assassino trata-se do brasileiro Renan Rocha Silveira. Responderá processo...

Jacarezinho, Rio de Janeiro. A família Silveira ainda estava em choque com a notícia, quando um dos familiares entra na sala e pede urgente que liguem a televisão.

- Morto a tiros o assassino brasileiro, enquanto era escoltado para penitenciária municipal de Londres...

- Newcastle é campeão com uma vitória apertada em cima do Manchester por um a zero... Brasileiro faz a festa e é o artilheiro do campeonato. - Dez pai, eu falei dez, eu consegui; porque dez são vocês, porque dez é a minha família...Imagem fecha em close nos olhos de Renan que chora sua conquista!

Silêncio total na casa da família Silveira.

-E termina assim essa incrível história. Brasileiro que foi assaltado pelo assassino de Londres diz que tudo não passou de um grande susto e dedica essa conquista à sua família... Eu sou o repórter Alan Johnston e termino por aqui essa matéria. Tenham todos um ótimo fim de semana.