O LADO MÍSTICO DOS GOROBIXABENSES

 
 
Os gorobixabenses são gente que juram pelos santos na parede, até estes revirarem os olhos; juram ainda pelo leite da Virgem Maria; e esconjuram o pé de vento que trás o saci Pererê. Mas entre eles os presságios correm de boca em boca. De mais a mais a morte vem queiram ou não, com sua foice ceifando vidas, fazendo valer a voz da coruja, que pia a morte, assim acreditam.

Chega certo ponto que quem não estava moribundo, moribundo fica. Benzimentos, chás e infusões de nada valem, quando o sino repica seu monótono tin-tum tin-tum... pelo menos há a valia de que ninguém morre à míngua, a assistência vem que seja na forma de mezinha, contrição ou apoio moral, todos querem ajudar.

Este mundo está cheio de coisas que não são segundo o bom senso, nem comportam decifração. Lobisomem por exemplo. É coisa fora de moda, porém autêntica e irrefutável como impressão digital. Não é enigma, pois tem sinais demarcativos. Olhos vermelhos e acesos como brasas de carvões, nada em águas revoltas e turvas sem molhar os pelos... faz redemoinho sem mover nadica, só a poeira que se levanta sem vento. E aqueles gorobixabenses que têm medo, os pelos se eriçam, tremem em calafrios e engolem as palavras.

Aceitam o computador como fofoqueiro e ainda lhe dão crédito de ser ele um portador de maus presságios, no que as ledeiras de mãos dão ciência e perjuram; mas macumba a parte, sorte ou azar... ninguém em Gorobixaba fica sem um benzimento, para fechar o corpo e libertar a alma; que em muitos é penosa, para não dizer penada.

Quem tem medo de pio de coruja?

Quem já transou com mula sem cabeça?

Quem, por um acaso do destino, violentou, sexualmente, um lobisomem?

Todo gorobixabense de cinco costados já!

 
Corte de Gorobixaba
Enviado por Corte de Gorobixaba em 12/12/2012
Reeditado em 12/12/2012
Código do texto: T4032315
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.