O SEGREDO DO LIVRO - O retorno à casa

Capítulo 10 – O retorno à casa

Foi com uma festa que Fernando retornou à casa depois de dois anos de internação, achou tudo mudado,seus amigos estavam lá para recepcioná-lo. Era exatamente o dia de seu aniversário, estava completando dezoito anos.Ele não gostou da surpresa, sentia-se envergonhado por ter estado em uma clínica psiquiátrica. Sua mãe falou que seus amigos não sabiam, que pensavam que estava somente internado por problemas de saúde, mentiu, mas com intenção de confortá-lo. Duas pessoas ele ficou feliz em reencontrar, seu amigo Bruno e Regiane. Percebeu o quanto estavam diferentes, mas Regiane estava mais linda e sentiu que ainda gostava dela e ficou feliz com a atenção que ela lhe deu. Mas não demorou muito para sua alegria terminar, assim que chegou Lindomar, pode perceber que os dois estavam namorando. Pediu para sua mãe dispensar todos, pois estava cansado e preferia descansar. Ela o atendeu e somente ficou Bruno que, por recomendações de Dona Isaura, não comentou nada sobre nenhum assunto sério, não falou da fazenda, nem do livro, nem do assassinato da moça e nem fez perguntas sobre o que o levou àquele estado de estresse. Falaram de banalidades e riram felizes com a presença um do outro, que era sempre muito gratificante.

Capítulo 11 – Passam-se alguns meses

Passado alguns meses da chegada do Fernando, tudo se normalizou, Bruno contou para o rapaz sobre alguns acontecimentos, inclusive sobre o assassinato da moça e o corpo dela que foi encontrado na fazenda, explicou que a polícia percebeu que eles não tinham envolvimento nenhum com o caso dos assassinatos, prenderam um estuprador e concluíram que foi o responsável pela morte de Samanta. Bruno já havia comentado sobre o desaparecimento do punhal. Resolveram que ficaria em segredo, desde o encontro do cadáver da moça não foram mais para a fazenda.

Fernando estava esperançoso, Regiane havia separado de Lindomar por ciúmes e ela estava sempre indo à casa dos amigos que depois de tanto tempo decidiram que voltariam a procurar o livro. Fernando se incomodou com isso, mas Bruno lhe convenceu:

- Fernando pense numa coisa que você quer muito e não consegue ter... Pensou?

Com certeza Fernando pensou, mais rápido do que Bruno imaginava, bastou ele olhar para Regiane que estava à sua frente, linda, cabelos compridos, rostinho de anjo, pequena e delicada, parecia uma boneca de porcelana e Fernando a via cada dia mais linda, diante da lente de seus olhos apaixonados. Não desejaria mais nada nesse mundo que não fosse o seu amor correspondido por ela.

- Eu já gostaria de ficar bem rico. – Concluiu Bruno.

E foi com esse pensamento que decidiram voltar a procurar o livro.

Capítulo 12 – Novamente todos cavando.

As moças não foram. Estavam muito impressionadas com o que havia acontecido na última vez que estiveram lá e também Regiane não queria encontrar Lindomar, Verônica não quis deixá-la sozinha. Foram somente os sete rapazes. Chegando à fazenda viram a fita colocada pela polícia que isolava o local, já estava velha e arrebentada. Assim que chegaram resolveram olhar dentro do casarão para ver se tinha mais algum cadáver. Não ficariam ali caso tivesse, esse era o combinado. Entraram nos cômodos e verificaram os quartos, a sala e quando chegaram na cozinha ouviram um barulho, ficaram assustados, foram avançando devagar, na ponta do pé e viram que na cozinha não havia nada, mas continuaram ouvindo barulho, parecia um pequeno gemido. Vinha atrás de uma tábua caída ao chão. Ao levantarem a madeira se depararam com uma cachorra com seis cachorrinhos que acabaram de nascer. Ficaram aliviados com a cena. Tentaram pegar os filhotinhos, porém a mãe não deixou, rosnou ferozmente e eles desistiram, Fernando deixou um bom pedaço de seu lanche ao lado da madeira e a faminta mãe devorou, mas sempre com um olhar desconfiado.

Passada a tensão, começaram novamente a cavar, dessa vez perto da escada da cozinha. Próximo onde estava a cachorra. Já estavam descontraídos e falavam animadamente sobre o que iam pedir assim que encontrassem o livro. Henrique, Augusto, Bruno, Edson e o Marcos combinaram que ficariam milionários, não aceitavam pouca coisa. Acreditavam que ao encontrar o livro poderiam conquistar tudo. Lindomar falou que só queria ficar rico, que não ligava para tanto dinheiro assim e Fernando teve vontade de dizer que só queria o amor de Regiane, mas se estremeceu ao lembrar das palavras do velho casal do casebre, que diziam a ele para se afastar disso, que era um livro maldito e traria maldição para todos. Nesse momento ele quis ir embora, não quis passar pela trilha, saiu deixando todos para trás e pegou o ônibus. Bruno tentou correr atrás dele, mas desistiu, queria ficar e achar o livro.

Já haviam cavado muito e estavam agora num rancho que fora usado como galinheiro, quando de repente a enxada do Edson bateu em uma madeira, estranhou e cavou mais, percebeu que era uma caixa, os amigos ficaram todos eufóricos, desenterrou-a e ficaram sem acreditar no que viam, apesar de tanto quererem, ficou difícil acreditar que estavam com a caixa que poderia conter o livro. A madeira estava um pouco apodrecida e foi fácil remover a tampa, tinha um pano preto aveludado e o livro estava ali, envolto a um papel amarelo e estava intacto.

Os rapazes ficaram maravilhados, era um livro de capa muito bonita, com fios de ouro e a escrita toda trabalhada à mão, com uma letra rubra impecável. Abriram-na e os olhos curiosos percorreram as páginas de escrita cor de sangue. Voltando à primeira página observaram que tinha uma letra grande dizendo: atenção e após essa descrição alguns tópicos que foram lidos avidamente por todos e o primeiro tópico dizia que o livro só poderia pertencer a uma pessoa e que só beneficiaria a quem pertencesse. Os amigos ficaram chocados e sem palavras. Outro tópico dizia que ele não poderia ser doado, a pessoa que o adquirisse poderia somente encontrá-lo perdido ou enterrado e o dono que o perdesse ou o enterrasse morreria ou ficaria louco, outra forma de adquirir o livro seria herdando de algum falecido. Um vento gelado passou por eles e logo em seguida ouviram a cachorra latindo. Correram para ver o motivo do latido e ficaram horrorizados com o que viram, todos os cachorrinhos sem a cabeça, somente os corpinhos estendidos ao chão. A cachorra seguiu o vulto em direção ao fundo da fazenda, mas eles não viram nada e ficaram com medo, não sabiam o que foi que causou aquilo e não sabiam também o que fazer com o livro, se perguntavam quem seria o dono, se todos encontraram juntos.

- E esses cachorros sem cabeça, quem fez isso? – Bradou desesperado Lindomar.

- Isso aqui está muito sinistro, vamos embora desse lugar.

- Calma, Marcos! nós não podemos ir embora sem decidir o que fazer com esse livro. E esses cachorros quem fez isso? – Augusto tentava organizar as ideias.

Todos falavam ao mesmo tempo, tentando saber o que fazer, estavam apavorados e Edson de repente comentou que os cachorros eram seis e eles também. Seria uma premonição? Comentaram em deixar o livro na fazenda, mas imediatamente pensaram na maldição, o problema maior é que não sabiam quem era o dono entre eles, precisavam ler melhor o livro para saber se havia uma solução para um caso desse. Resolveram ir embora de ônibus, ficaram com medo de pegar a trilha. Decidiram que o livro ficaria com o Edson que seria o mais provável dono, pois foi ele quem bateu a enxada na madeira.

Capítulo 13 - A dúvida

No dia seguinte bem cedo estavam todos reunidos na casa do Bruno, inclusive Fernando. Eles estavam lendo o livro para ver se havia alguma explicação num caso como o deles que foi encontrado por seis e contando o Fernando seriam sete.

- Eu não estou nessa conta. Eu não estava lá, aliás nem li o livro e nem quero ler. – Advertiu Fernando. – E tem mais, os cachorrinhos eram seis e não sete.

Ninguém gostou do comentário sobre os cachorrinhos, acharam que foi de mau gosto, estavam assustados e levando muito a sério tudo aquilo e o momento não era para brincadeiras. Lindomar que já sabia que Fernando não gostava dele resolveu revidar:

- Vai saber se não foi você que fez isso com os cachorrinhos.

Fernando ameaçou ir para cima dele, numa tentativa de brigar, mas todos o seguraram . Por muitos dias procuraram uma solução para definir quem seria realmente o dono, ninguém mais queria ser e o livro não dava nenhuma dica a respeito, resolveram então guardá-lo em uma caixa de papelão até pensarem em algo.

Capítulo 14 – Um fato estranho

Fernando não tirava a lembrança dos velhos de sua mente, mas não tinha coragem de voltar lá para procurá-los, queria muito conversar mais com eles, dizer que encontraram o livro, pedir uma solução ao ocorrido. No dia que resolveu ir Regiane chegou à sua casa e passaram a tarde inteira conversando, assim foi por toda aquela semana. Regiane estava cada vez mais próxima do rapaz e ele sentia que ela estava lhe correspondendo. Não quis mais acompanhar os amigos na decisão do livro, achava que não tinha nada com ele e todos estavam muito tensos e poderia afetar seu estado psíquico. Havia ido procurar o padre da paróquia e contou a ele tudo o que se passara e foi aconselhado a não se envolver com essas coisas, que poderia lhe trazer muitas conseqüências ruins. Fernando não quis mais se envolver e sempre arrumava uma desculpa para não acompanhar os amigos.Estava feliz na companhia da moça. Iria declarar seu amor e justo nesse dia ela não apareceu. O jovem ficou muito desnorteado. Decidiu então que procuraria o velho casal. Foi bem cedo para não passar pela trilha à noite. Quando chegou ao casebre viu que estava todo destruído, era aquele casebre abandonado, mas dessa vez ele teve a certeza que ali era o local. Ficou desorientado e quando olhou para o lado viu o casal de velho se aproximar. Eles conversavam entre si e era como se não vissem o rapaz ali na frente deles, Fernando falava com eles, contudo eles não o viam. Assustado, o rapaz saiu correndo e foi para sua casa e entrou em crise novamente. Deitou-se na cama e queimou em febre, sua mãe achou que ele não havia tomado os remédios e o medicou novamente. Enfim, no dia seguinte estava melhor, Bruno veio lhe procurar e ele ia contar ocorrido ao amigo quando foi interrompido:

- Fernando, eu vim aqui para contar para você que o Lindomar está desaparecido desde ontem. Ninguém sabe onde ele está, queria saber se você o viu.

- Não vi, ele não está com a Regiane?

- Não, ela não sabe dele e a família está procurando, já foram até na polícia. Estou com medo de tudo isso.

Fernando se juntou ao grupo para procurar. O assunto era tão grave que por fim ele esqueceu de contar o que ocorrera no dia anterior.

Raquel Delvaje
Enviado por Raquel Delvaje em 14/07/2013
Reeditado em 15/07/2013
Código do texto: T4387008
Classificação de conteúdo: seguro