A raiz de todos os males

"Acontece moço,como ia lhe dizendo,a COISA se fez grave assim mas não de uma hora para outra,como de súbito ou acidentalidade,me creia.Antes da COISA se consumar tínhamos o que entendíamos como suficiente para a manutenção da vida e para o angariar alguma alegria,até. Depois tudo mudou.Veja,meu pai me dizia ser verdadeiramente necessário ter algum dinheiro,mas que " o dinheiro estava longe de ser tudo".O amor ao dinheiro...Continue,disse o moço,fitando o velho que ia arrumando uns cavacos de pau mais para o meio da fogueira que era madrugada fria aquela,debaixo de um viaduto de uma metrópole qualquer.Tomou um gole de cachaça,ofereceu ao moço que não recusou e continuou: A COISA foi toda pensada e engenhosamente construída de modo que ganhasse contornos de piedade e quando vimos estávamos todos conquistados.Certo dia estiveram por aquelas paragens uns homens a pretexto de uma organização que,diziam eles,tratava de ajudar os pobres.Depois vimos quais eram as reais intenções e as informações valiosas que aqueles homens detinham.Depois :reuniões,palestras,discursos...o povo achava tudo nobre e elegante embora pouco ou nada compreendesse.Com o tempo o pároco,prefeito,vereadores,homens,mulheres,crianças...todos nutriam maior respeito e admiração pela COISA,porque ainda estava mascarada por filtros de caridade e humanismo.Foi quando eles,os arquitetos da COISA, obtiveram procuração para decidir tudo por ali.Vieram máquinas de sondagem e prospecção de solo,técnicos,gente estudada e foi assim que a COISA se deu.Toda a riqueza descoberta eles é quem administravam.Um tipo de metal nobre e raro,com aplicações na indústria de ponta,de comunicação e até aeroespacial.Daí,ofertando migalhas aqui e ali para agradar a todos,nao houve quem se lhes opusesse.O que antes era um lugarejo de camponeses,hoje é propriedade de uma mineradora canadense.Eu,disse o velho,acabei vindo pra cá,e cá estou.