(DEBATE DE DOIS IRMÃOS. UM CONSERVADOR, A OUTRA PROGRESSISTA!)

(DEBATE DE DOIS IRMÃOS. UM CONSERVADOR, A OUTRA PROGRESSISTA ! )

QUANDO O SILENCIO DEBRUÇA MANSAMENTE NO COLO DA NOITE, OUÇO INTENSAMENTE AS ONDAS NO MAR ESTRONDANDO NOS LIMOSOS ROCHEDOS. NESTE SILENCIO EM UM PICO MAJESTOSO DESCORTINO UM PANORAMA MAGNÍFICO. UMA MANSÃO INTENSAMENTE ILUMINADA DESENROLAVA-SE UM INTERRESANTE DIALOGO. PAULA! NÃO CONCORDO COM SEU PROCEDIMENTO. -- POR QUÊ? INDAGOU ESTE. QUE FAÇO QUE EU DEIXE DE FAZER, VOCÊ NÃO DEVE INTROMETER-SE. -- MAS PAULA, NOSSA LINHAGEM COMECAM COCHICHAREM COM SEU MODO DE VIDA. -- E QUE TENHO COMO ISTO? RESPONDA-ME SERÁ QUE CONVIVER COM PESSOAS SIMPLES É CRIME? ADEMAIS, NO MEU MODO DE VER, NUNCA REBAIXEI NOSSA “LINHAGEM”, OU SERÁ FLAVIO? RESPONDA-ME. NÃO RESPONDE, SEREI SINCERA: A VAIDADE DE NOSSA LINHAGEM E CHEIA DE PRECONCEITOS, VAIDOSAS AOS EXTREMOS! VOCÊ JÁ PENSOU POR “ACASO” QUE VOCÊS VIVEM CONSCIENTEMENTE? TENHO PENA DE TODOS, COITADOS SÃO FILHOS DOS SEUS PRÓPRIOS METAIS! BELEZAS DE PORCELANAS. SIM! VOCÊS NÃO PASSAM DE FRÁGEIS PORCELANAS. DAR-ME VONTADE DE RIR. -- CHEGA PAULA! COLÉRICO EXCLAMOU FLAVIO. CALA! NÃO VER A DIFERENÇA DESSA RALÉ COM NOSSA LINHAGEM? -- LINHAGEM... LINHAGEM CHEGA! DIGO EU FLAVIO COM ESTA BESTEIRA DE LINHAGEM. ESSA DIFERENÇA EXISTIU SÉCULOS PASSADOS, ATUALMENTE SOMOS TODOS IGUAIS. SEJAM BRANCOS, NEGROS, AMARELOS, MESTIÇOS, VERMELHOS. REAFIRMO: “POBRES, RICOS,” DEVEM SER IGUAIS PERANTE A LEI SUPREMA! -- MAS PAULA? -- NEM MAIS NEM MENOS, FLAVIO! VIVO CANSADA PRATICAMENTE TODOS OS DIAS VIVO ESCUTANDO ESSA LEIGA LEIGA. SENDO ASSIM DECIDI, DEIXAREI ESTA MANSÃO. ENTREGO-A VOCÊ COM SUA BELA LINHAGEM. RETIRAR-ME-EI PARA MINHA PEQUENA CASA DE CAMPO, LÁ PODEREI SER ÚTIL ALGUÉM. PERMANECENDO AQUI, NÃO PASSAREI DE UMA BONECA DE ADORNO. OU MELHOR, DIZENDO MANEQUIM DE CARNE. LEVAREI MINHA PARTE DOS ESPÓLIOS QUAL NOSSO PAI NOS DEIXOU. A VOCÊ QUERIDO IRMÃO, CONTINUEI A VIVER NAS PÚRPURAS ILUSÓRIAS DO MUNDO, ENTRE UMAS E OUTRAS DAMAS, GASTANDO O SUOR DO NOSSO PAI QUE COM HONESTIDADE DEIXOU PARA NOSSA VIVENCIAS. VAI FLAVIO! VAI EMBRIAGA-SE NAS BOATES, ENTRE OS DRINQUES COM SEUS “AMIGOS”. FINDA ESTAS PALAVRAS, PAULA LEVANTOU-SE. ENCAMINHOU-SE AO SEU APOSENTO. RAPIDAMENTE COMEÇOU ARRUMAR SEUS PERTENCES EM DUAS PEQUENAS MALAS. TOCANDO A CAMPAINHA DOS SERVIÇAIS, SENDO RAPIDAMENTE ATENDIDA, COMUNICOU A MESMA: -- ANTONIETA COMUNIQUE AO JOSÉ PARA PREPARA MEU CARRO, UMA VEZ QUE SAIREI DENTRO DE DEZ MINUTOS. PRONTAMENTE A SERVIÇAL FOI CUMPRIR A SOLICITAÇÃO. FINDA ARRUMAÇÃO, PAULA ENCAMINHOU-SE EM DIREÇÃO DO AUTOMÓVEL. SUBITAMENTE FLAVIO APARECEU COM OS OLHOS VÍTREOS. ESBAFORIDO GRITOU: -- ESTA É SUA DECISÃO FINAL? -- SIM É! SINTO QUE ESTOU ME LIBERTADO DE UM ENORME CATIVEIRO DE MIDAS. NÃO SE PREOCUPE IRMÃO. NO MOMENTO SOMENTE DEIXO UMA CASA. -- QUE VOCÊ DEIXARA FLAVIO? EU REPITO DEIXO UMA CASA, E VOCE PERFGUNTO, SÊ VOCE NÃO MUDAR SEU COMPORTAMENTO DE PENSA E AGIR NÃO DEIXARA NADA! PENA. -- PENA DE QUEM? ARGÜIU ENRAIVECIDO FLAVIO. -- DE VOCÊ FLAVIO, DO SEU MUNDO ILUSÓRIO, ENFIM DE TUDO QUE SUPERFICIALMENTE SEMPRE NOS RODEOU. DEIXO-TE IRMÃO, ALMEJO QUE UM DIA VOCÊ POSSA ENCONTRA UM SIGNIFICADO CORRETO PARA SUA VIDA. FIQUE NA PAZ MEU QUERIDO IRMÃO! FINDA ESSAS PALAVRAS RAPIDAMENTE DESCEU A ENORME ESCADARIA, ENTRANDO NO AUTOMÓVEL, DISSE: -- JOSÉ SEGUE EM DIREÇÃO MINHA CASA DE CAMPO. PRONTAMENTE FOI ATENDIDA. O MOTOR RONCOU FRENETICAMENTE, O AUTOMÓVEL PARTIU RAPIDAMENTE DEIXANDO PARA TRAZ UMA VIDA ILUSÓRIA. PAULA ERA UMA MOÇA CULTA, EDUCADA NOS MELHORES COLÉGIOS, UNIVERSIDADES, DE FINOS TRATOS, QUE DESPERTOU QUE A MAIOR FINEZA ESTÁ NA HUMILDADE, SIMPLICIDADE, PRINCIPALMENTE NA VERDADEIRA CARIDADE! FINALMENTE LIBERTOU-SE DA FÚTIL DA RIQUEZA. SENTADA NO BANCO DO CARRO SENTIU QUE VIVERIA CONSCIENTEMENTE COM A RIQUEZA MATERIAL, MAIS VIVERIA COM A RIQUEZA ESPIRITUAL. NESTES PENSAMENTOS, O AUTOMÓVEL CORRIA VELOZMENTE NA ILUMINADA RODOVIA. IGUAL A VELOCIDADE DO AUTO, CORRIA ESFUZIANTE OS PENSAMENTOS DA BELA PAULA EM UMA INTENSA ALEGRIA DE AJUDAR, AMPARA AOS SEUS SEMELHANTES COM PAZ, CARINHO, DESPRENDIMENTO, PRINCIPALMENTE AMOR UNIVERSAL!

&&&

AA. -------- J. ------- C. -------- DE MENDONÇA.

DATA. ------- 21. -------- 08. -------- 1975.

Maroty
Enviado por Maroty em 24/09/2018
Código do texto: T6458606
Classificação de conteúdo: seguro