Faça sua escolha

O bilionário Lloyd Duncan reuniu seis jogadores no porão de sua mansão, numa ilha no Caribe, para mais uma partida clandestina de "Sobrevivente". O jogo, obviamente proibido, era transmitido ao vivo por streaming na Deep Web e atraía vultosas apostas online; da parte de quem aceitava participar dele, o prêmio de um milhão de dólares era o principal incentivo. Todavia, como o próprio nome indicava, apenas um participante sairia com vida após a última rodada.

Na primeira rodada, uma bandeja com seis copos de 200 ml de refrigerante foi servida aos participantes. Foi avisado que um dos copos continha uma dose letal de veneno, insípido e inodoro. Todos deveriam beber simultaneamente, e o efeito se manifestaria em cinco minutos.

- E quem se recusar a beber? - Indagou uma das jogadoras, Margot.

- Um dos guardas de segurança nesta sala irá estourar a cabeça de quem não cumprir sua parte - alertou o bilionário.

Todos beberam. Cinco minutos depois, Charles, um viciado em jogo da Nova Zelândia, desabou sobre a mesa redonda. Dois seguranças removeram o corpo da sala, enquanto outro retirava a bandeja e os copos da mesa. Em seguida, uma nova bandeja foi colocada sobre a mesa, contendo mais cinco copos de refrigerante. Cinco minutos após todos terem ingerido, Rachel, uma dona de casa australiana, tombou.

Na terceira rodada, foram apresentados apenas dois copos para os quatro participantes.

- Margot e Peter formam uma dupla. Audrey e Mark a outra - explicou Duncan. - Os membros de cada dupla podem escolher beber um dos copos ou dar ao outro para beber. Como um dos copos contém veneno, há 50% de chance de que, quem beber, morra em 5 minutos. Se quem for indicado sobreviver, o que indicou deverá obrigatoriamente beber o copo na próxima rodada. O que escolhem, damas primeiro?

- Eu vou beber - declarou Margot. - Prefiro acabar logo com isso.

- Eu também vou beber - decidiu Audrey.

As duas mulheres tomaram suas doses. Cinco minutos depois, Audrey tombou.

Agora com dois copos para três participantes, sabia-se que um dos homens seria eliminado. Ocorreu de ser o parceiro de Audrey, Mark. Restaram Margot e Peter.

- Nesta rodada, haverá um único copo, que pode ou não conter veneno - avisou Duncan. - Peter poderá beber ou escolher uma tarefa alternativa que virá num envelope lacrado. Se a tarefa alternativa não o matar, Margot terá que beber do copo. Se ela também não morrer, poderá optar pela tarefa alternativa. De acordo?

O casal acedeu.

Peter optou por abrir o envelope lacrado. Ergueu os sobrolhos.

- Dois minutos? - Indagou para Duncan.

- Dois minutos - confirmou o bilionário.

Peter deu um sorriso sardônico para Margot.

- Creio que ganhei, querida.

Um dos guardas chegou por trás de Peter e cobriu sua cabeça com um saco plástico transparente, enquanto Duncan cronometrava. Dois minutos depois, quando o homem começou a apresentar sinais de sufocamento, Duncan ordenou que o saco fosse removido.

- Sua vez - disse Duncan para Margot, indicando o copo. Sob o olhar atento de Peter, que recuperava a respiração, ela bebeu o refrigerante de um gole.

Cinco minutos depois, ela ainda estava viva e sorridente.

- Bravo, Margot - parabenizou-a Duncan. - Você agora pode optar por ir embora com Peter, sem receber um tostão, ou abrir o outro envelope selado, que poderá conter a sua própria ordem de execução - ou a de Peter. O que escolhe?

- O vencedor leva tudo - declarou secamente Margot.

Recebeu o envelope das mãos de Duncan, abriu, leu o conteúdo impresso num cartão e o repassou ao bilionário. Este olhou para Peter.

- Margot tirou novamente a ordem de sufocamento - contra você.

- Dois minutos? - Indagou Peter, confiante.

- Quatro - retrucou Duncan.

- [17-11-2018]