A SALA FRIA

Mofo é um conjunto de filamentos de células (hifas) que se desenvolvem por meio dos esporos (unidades de reprodução dos fungos), que se projetam no ambiente através das manchas pretas ou brancas nas superfícies úmidas das paredes e tetos.

A casa foi construída por meu pai e o pai dele, nessa época eu não era nascido, mas já estava nos planos dos meus pais. Meus pais se conheceram em uma noite de verão e se casaram na primavera. Meu avô morreu no inverno e eu nasci no outono. Eu cresci na casa construída por meu pai e meu avô. A casa era modéstia, ela ainda existe, mas eu não ouso por meus pés lá. A casa foi construída com madeira de eucalipto era a casa dos sonhos. Na sala havia uma lareira de tijolos vermelhos onde eu me sentava em frente para me aquecer, enquanto papai se sentava na poltrona para ler seu jornal e para cochilar. Mamãe se sentava no sofá e costurava até cansar e quando cansava, ela cutucava papai ‘’ vamos para cama, pegue o garoto do chão porque se vacilar ele é capaz de dormir aí mesmo’’. certo dia eu acordei de um pesadelo que eu não me lembro, é chato quando isso acontece, por um estante lembramos e no outro estante não lembramos mais. Eu acordei e fui para sala e lá estava papai parado no meio sala a olhar para a parede:

- Pai o que houve?

- Você não ta vendo?

Ele apontou para a parede eu seguir seu dedo magricelo ate uma mancha de mofo era uma mancha branca – pai isso é...- ele nem me deixou terminar e foi logo dizendo em bom tom – mofo, isso é mofo! Eu já usei de tudo, vinagre, água sanitária, mas ele sempre volta, ele sempre volta. O que você acha que eu devo fazer? – eu não sabia o que dizer, eu fiquei lá parado vendo meu pai com lagrimas nossos olhos. E eu não sabia o que dizer – você não sabe o que fazer eu te entendo... porque não tem nada para fazer, ele sempre volta, sempre volta.

Depois desse dia meu pai nunca mais foi o mesmo ele estava obstinado a acabar com o mofo antes que o mofo acabasse com ele, ele usou de tudo, mas de tudo mesmo, ele dormia na sala e tinha noite que eu o via encarando o mofo, parecia que ele estava encarando seu maior inimigo. Com isso começou as brigas com minha mãe. O mofo começou a crescer e a crescer. Estava ficando maior, a cada dia e meu pai o combatia mais ele sempre voltava – a sala esta fria de mais – ele dizia. Minha mãe tentava convence-lo que a sala não estava fria que era coisa da cabeça dele, mas meu pai um homem bom agora era um homem mal, ele batia em minha mãe e me olhava com o mesmo olhar que olhava para o mofo na parede. Ele dormia com a lareira acesa e tremendo de frio. Enquanto eu e mamãe dormíamos no meu quarto com a janela aberta. Acordamos assustado com o cheiro de fumaça no começo achei que era sonho, mas minha mãe também sentiu, ela correu para sala e eu fui logo atrás. E lá estava meu pai, ele havia jogado gasolina e tocado fogo na parede, ele olhava para as chamas e sorria – o fogo purifica tudo, o fogo limpa tudo. O fogo vai nos limpar... ele vai limpar a casa. Assim como o fogo purificou Sodoma e Gomorra. Olhem, assim como Deus apareceu em forma de uma sarça ardente, ele aparece de novo, mas agora na forma desse mofo. Agora tudo faz sentindo- ele estava louco minha mãe tentou convencê-lo do contrário, mas ele a empurrou para o chão e a chutou e a chamou de pecadora. Eu fui defendê-la e ele fez o mesmo comigo. não tinha mais jeito meu pai não era mais o mesmo, ele tremia de frio – a sala está fria – ele dizia. Eu peguei minha mãe e a arrastei para o lado de fora da casa. eu só tinha 10 anos quando eu vi meu pai morrer tragado pelas chamas e pala loucura. Como eu disse a casa ainda existe, algumas partes da casa resistiram ao fogo. A parede com o mofo ainda está lá como uma lapide para o meu pai. Eu não ouso a voltar ao meu antigo lar. Eu ainda acordo assustado com a cena do meu pai sendo tragado pelas chamas e as vezes eu sinto frio quando estou na sala a pensar sobre a os acontecimentos do passado.

sparrow
Enviado por sparrow em 04/03/2020
Reeditado em 23/04/2020
Código do texto: T6880333
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.