O passageiro da Linha 0324 
 
Otto morava sozinho ,em um pequeno barracão na periferia da região metropolitana de Belo Horizonte. Levantava por volta das 4h30 da manhã,preparava sua marmita,ajeitava algumas coisas e descia o morro,até a avenida onde pegaria o ônibus das 05h30 que o levaria até as proximidades da lanchonete onde trabalhava.
Assim era a sua rotina.Levantar cedo,trabalhar,voltar tarde para casa,fazer seus afazeres domésticos e descansar um pouco,para iniciar novamente um novo dia.
Nos fins de semana,gostava de jogar uma "pelada" com os amigos,tomar umas cervejas e namorar.
Era sempre o primeiro passageiro a entrar no ônibus da Linha 0324. Cumprimentava e brincava com o motorista e já sabia o nome de todos os passageiros que entrariam no veículo nas próximas paradas.Assim era a sua ida e volta diariamente.
Em uma sexta-feira,no final do mês de Abril,despediu-se de todos com entusiasmo. Estava de férias e passaria todo o mês de Maio ao lado da família que morava no interior de Minas. Chegou em casa arrumou sua pequena bagagem e encaminhou-se a rodoviária de Belo Horizonte,onde já havia comprado sua passagem rumo ao seu destino.
"Enfim, férias"...
Otto descansou bastante,teve a oportunidade de rever a família,contar muitos "causos" e no último dia de mês retornou a Belo Horizonte.Voltaria a trabalhar no dia seguinte.
Chegou em casa e retornou a sua rotina.
No dia 01 de junho,como de costume,pegou sua marmita,desceu o morro e encaminhou-se à avenida.Estava meio atrasado e precisou correr para não perder o ônibus.
O motorista o recebeu com um grande sorriso de boas-vinda e Otto notou que já havia um passageiro desconhecido no veículo.Usava uma calça jeans,uma camisa branca e um pulôver azul. Otto acenou a cabeça para a homem,mas não foi correspondido.Seu olhar era inexpressivo.
Os outros passageiros foram chegando,se acomodando e o homem continuava inerte.
Otto desceu no seu ponto e seguiu caminhando até a lanchonete,onde foi recebido com alegria pelos colegas de trabalho.Passou um dia tranquilo e nem se lembrou do fato acontecido pela manhã.
No outro dia,ao entrar no ônibus,até se esqueceu de cumprimentar o motorista,que brincou: "Dormiu,comigo?
No mesmo lugar, com a mesma roupa,Otto avistou o passageiro. Novamente acenou a cabeça para ele e não foi correspondido Sentiu um certo calafrio.Notou que nenhum dos passageiros dava atenção so homem
Sentiu que estava ficando neurótico. Pensou em perguntar a alguém que estava no ônibus quem era aquels pessoa,mas não sentiu-se a vontade.
Durante toda semana a cena idêntica...o homem...a mesma roupa...o olhar frio e distante.
Veio o final de semana,Otto seguiu sua rotina,mas sempre pensando no passageiro desconhecido.
Na segunda-feira,às 4h30,desceu o morro ofegante e assustado e ao chegar no ponto da Linha 0324 e entrar no ônibus percebeu que somente o motorista estava lá. Neste momento, Otto questionou:
"Uai, cadê o passageiro de pulôver azul da semana passada?
O motorista sorriu e brincou:
" Otto,acho que você está bebendo muito nos fins de semana.Você sempre foi o primeiro passageiro a entrar neste ônibus."
Otto empalideceu,sentiu-se mal e desceu apressadamente do veículo,deixando o motorista confuso.
Saiu andando pela calçada e deparou-se com um rapazinho vendendo jornal. A fotografia da capa chamou-lhe a atenção.
Otto,começou a ler a manchete:
" Morreu nesta madrugada, o professor baleado  por um aluno, no ônibus da Linha 0324,após lutar pela vida durante 12 dias.Na reportagem também informava que o "suspeito"  já havia sido preso.
Otto ficou estarrecido, a fotografia exposta na capa do jornal era do passageiro misterioso que viajará no ônibus durante toda a semana que havia passado.
Naquele dia, não foi trabalhar, parou em um bar e embriagou-se.
Na manhã seguinte, no mesmo horário,entrou no ônibus,cumprimentou o motorista que o olhou com um olhar meio desconfiado.Percebeu que o ônibus estava vazio,atravessou a roleta,assentou-se e seguiu o seu caminho,pensando: "Descanse em paz,professor! "

 
"Apesar daquele amaldiçoado tempo, meu espírito lutou contra a tempestade" Edgar Alae Poe








 
Ana Paula Cruz
Enviado por Ana Paula Cruz em 17/05/2021
Reeditado em 17/05/2021
Código do texto: T7257653
Classificação de conteúdo: seguro