1500 - Enfim, um porto seguro!

Muitas são as histórias que relatam sobre o suposto "Descobrimento do Brasil". Mas, existe uma parte dela que por muito tempo ficou esquecida e que ninguém encontrará em nenhuma literatura. Sabe, o porquê? Por que é uma história que muitos duvidariam, principalmente, em uma Europa supersticiosa.

Mas se você está aqui lendo, é por que deseja saber sobre está história. Então, vamos lá! Desde já fica a dica, não vá ter pesadelos quando for realizar uma viagem a uma floresta.

Em 21 de abril de 1500, em algum lugar no Oceano Atlântico, depois de muitos meses pelo desconhecido a esquadra de Pedro Álvares Cabral, encontrou uma ilha desconhecida.

- Terra à vista! Terra à vista! Gritava o grumete do alto da gávea.

Foi a maior euforia quando se viu no horizonte o primeiro monte de terra recoberto como uma densa vegetação. Os marinheiro ficaram muito felizes e ter choraram de alegria e não poderia ser diferente, já que passaram meses com comida e água regrados a um fio de começarem o canibalismo e sem condições adequadas de higiene. Vale ressaltar, a grande baixa do número de marinheiros, devido ao escorbuto, que basicamente varreu boa parte da esquadra.

Ao mesmo tempo que no horizonte a paisagem verde atraía os olhares dos marinheiros portugueses. Na praia grupos de seres humanos nus começavam a se aglomerar com lanças, zarabatanas e arcos e flechas.

Para estes seres humanos nativos era a presença celestial os agraciando.

Ao jogar a âncora no mar, os primeiros barcos repletos de marinhos começavam a chegar na praia e imediatamente a batizaram o monte que tinham avistado de Monte Pascoal e o local de desembarque de Porto Seguro.

- Enfim, um porto seguro!

A segurança requer cuidado, ainda mais sendo o desconhecido - fala de um marinheiro moribundo.