O DIA FINAL

Ela cresceu! Joana, uma menina perfeita com defeitos iguais a qualquer um. Clarice, sua mãe era uma trabalhadora fiel a seus principios éticos e morais. Pablo, seu pai era rude, alto e com aparência impactante e no fundo, ele tocava a todos com seu jeito.

Clarice saia bem cedo para o trabalho, que arrumara a pouco tempo devido as muitas contas, porém, Pablo ainda discutia o emprego de sua esposa.

- Mulher não tem que ficar saindo pra trabalhar. Você tem é que ficar em casa cuidando da Joana, Clarice.

- Mas Pablo, você sabe muito bem que não estamos bem financeiramente! Joana vai ficar com minha mãe, ela já falou que cuida!

Joana fingia dormir, mas as discussões eram altas o suficiente e vinham da sala logo pela manhã entrando em seus ouvidos, pertubando a jovem criança.

Sempre a rotina se repetia e as discussões se intensificavam. Certo dia Joana olhou sua avó com os olhos cheios d´água e disse:

- Vó, não gosto mais do papai.

- Mas porque minha querida? Ele brigou com você meu anjo?

- Não, ele briga com a mamãe! Mamãe fica triste, eu vi ela chorando ontem no quarto!

A avó de Joana sabia que sua filha Clarice já não suportava mais seu marido, mas aguentava calada porquê no fundo havia algo que a prendia à ele! Algo que não era amor e ela sabia bem disso.

______________________________________________________

Clarice estava em seu trabalho, cansada não pelo serviço, mas cansada de sua pacata existência. Sua filha era um doce, mas ela já não conseguia enxergar isso porque simplesmente perdeu o gosto pela vida.

- Olá Clarice, tudo bom?

Clarice levantou a cabeça e viu Ronaldo, seu companheiro de trabalho.

- Você está chorando Clarice?

Ela não havia se dado conta de que lágrimas teimosas caiam de seus olhos.

- Não, é que....

Ronaldo então deu a mão para Clarice:

- Vem, vamos tomar um café! Acho que você precisa desabafar.

_______________________________________________________

Pablo estava trabalhando na montagem de um prédio perto da sua casa e estava mais irritado do que em qualquer outro dia. Clarice pela primeira vez havia resmungado alguma coisa enquanto ele fazia seu sermão e isso era intolerável!

- Que foi cara? Porque essa cara ? - um amigo de Pablo questiona.

- Nada não cara, volta pro seu trabalho.

Neste mesmo instante o cinto de segurança de Pablo solta levemente.

- Opa! Ei, me dá a mão Pablo!

- Me deixa, já disse pra voltar pro seu trabalho.

E então o cinto solta-se por completo.

_________________________________________________________

Joana olha para a vó e dá-lhe um abraço forte!

- O que foi minha linda? - pergunta a avó.

- Nada não vovó! Eu só queria abraçar a senhora!

_________________________________________________________

Clarice está na cozinha do escritório conversando com Ronaldo e ele a consola com palavras belas, dizendo o quanto ela é especial, porém Clarice está arrazada demais para perceber que há algo diferente no clima entre os dois.

- Clarice, você é uma mulher jovem. Porquê se prender à alguém que não te trata como deveria ser tratada!

- É bem mais complicado doque você imagina Ronaldo.

________________________________________________________

Na motagem do prédio todos correm e gritam. Está a mais de 35 metros o corpo de Pablo. E há muito mais distancia entre seu corpo e sua alma.

Pablo vaga pelas ruas em direção ao escritório onde Clarice trabalha. Sua velocidade é imensa e ele consegue enxergar o caminho e a distancia como ninguém.

A porta não lhe impede, ninguém o percebe.

Ele atravessa as paredes e flutua observando cada milimetro.

_________________________________________________________

Clarice está de cabeça baixa, e ronaldo a eleva ao nivel de seus olhos.

Beija-a levemente.

Pablo observa.

A força com que as cadeiras e mesa foram jogadas ao alto foi imensa a intensidade de energia ali concentrada era algo inacreditável.

- Ai meu Deus! O que está acontecendo aqui? - Diz Clarice.

Começa a correr todos os outros funcionários atraidos pelo som, mas a porta se fecha e eali estão Ronaldo, Clarice e Pablo em espírito.

É rápido. Os dois são sulfocados com a força de Pablo sem que conseguissem defesa, e a fração de segundos com que isso ocorreu foi relevante, pois foi nesta fração que abriram as portas e encontraram caidos ao chão Clarice e Ronaldo já pálidos... olhos estalados... boca aberta.

Pablo corria flutuando pelas ruas e ruelas.

Joana abraçava a avó constantemente e o abraço apertava.

Pablo chegou diante dela.

- Pai, sai daqui. Não machuca a vovó.

- Que isso menina, seu pai está trabalhando! - Diz a avó.

- Pai, por favor, não machuca a vovó.

- Joana! Você está me assutando! Seu pai não está aqui!

Os segundos seguintes foram suficiente para que Dona Cecília, mãe de Clarice e avó da pequena Joana tivesse o mesmo fim que Clarice e Ronaldo.

Joana se afastava.

Pablo se aproximava.

Joana chorava.

- Calma filha, papai não quer fazer nada com você! Vem aqui, no colo do papai.

Joana abaixou a cabeça e elevou os braços!

Pablo a segurou.

No mesmo instante abriram-se portas grandes e entraram Joana e seu pai, deixando a cena do crime completamente limpa. Apenas um corpo. Apenas um mistério.

E o mistério se resolve no além, onde cumplices, pai e filha pertubada seguiam pela escuridão.

E o medo de Clarice deixar o marido se desvendava no ar. Sabia que entre os dois havia bem mais que uma relação de pai e filha. Havia algo mais que um pacto, e por isso ela tentava proteger Joana do mal que Pablo emanava.

Porém... foi-se pelas sombras o pacto da paternidade... e a cumplicidade de uma filha.