Revelações

— Sinto cheiro de chuva.

—Estás enganado, sente na verdade cheiro de revelações.

— Desde quando chuva e revelações têm o mesmo cheiro?

— As nuvens estão carregadas e de repente soltam tudo que tem dentro de si, e quem detém a verdade também pode a qualquer momento falar tudo que sabe.

— Por que está falando isso?

— Não sei, falei por falar.

— Não acredito. Espera, sua comparação não é tão plausível, pois quem detém a verdade não vai contar tudo do nada, ela precisa de uma motivação, de um porquê.

— É verdade, mas há quem revele certas verdades sem qualquer motivo.

— A troco de quê?

— Quer simplesmente deixar tudo às claras.

— Não me convenço.

— Chuvas podem trazer benefícios ou malefícios, a verdade idem.

— Tem algo para me contar? Se tem, diga logo!

— Por que está falando assim?

— Foi você quem começou, com toda essa comparação estapafúrdia. A chuva logo virá, vamos embora!

— Tem medo da verdade ou da chuva?

—Não fale bobagem. Ainda insiste na comparação. Desista logo. Não tem fundamento. Se não tem verdades a contar, então me diga quem as tem?

— Quer que eu diga mesmo?

— Óbvio, conte logo.

— Você.

—Eu?

— Uhum.

— Nada tenho a contar.

— Então por que me trouxestes para ver o jazigo da minha finada esposa? Terá sido você quem a matou por ter se casado comigo e não contigo, o exemplo do bom homem?

— Acusa-me sem provas.

— Não acusei, apenas supus, mas você acabou de se entregar.

— Mentira. Mentira. Tudo mentira.

— Engraçado como o ser humano com consciência pesada carrega dentro de si todo um peso e a qualquer choque já conta tudo, tal qual a nuvem sobre nós que derrama suas águas.

— Cala-te!

— Peça para as nuvens pararem de derramar suas águas, pois terei dificuldade para abrir uma cova.

— Vai me matar?

— Não, eu me matarei. Não quero me sujar com seu sangue, prefiro que você carregue em sua memória a morte de um amigo. Sabe, sinto cheiro de traição.

— É uma pena, mas você sabe que foi você quem a matou, só não quer aceitar. Bem que você disse, o ser humano com consciência pesada na verdade prefere não aceitar a realidade que não tem volta e ainda tem a capacidade de culpar outros. Isso muda tudo e passa a ter cheiro de arrependimento. Eu como amigo, vou deixar que se mate, pois continuar vivo com essa dor não é fácil, será como uma chuva carregada que não pode derramar suas águas. Vá com paz e que essas águas irriguem essa terra que seu corpo repousará, dela nascerá verdes ramos de esperança de que as pessoas aceitem os fatos como são. Verdade seja dita, o arrependimento é um sentimento que inquieta a alma humana.

— Belo discurso! Agora pode ir em paz! – e o tiro de revólver dispara ao mesmo tempo em que um trovão explode no ar.

28/11/07

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 29/11/2007
Código do texto: T757095
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.