Laços de sangue

O pai de Jimmy não era muito de falar sobre o trabalho em casa, com a mulher e o filho. Tudo o que declarava é que desenvolvia projetos secretos para os militares.

- Estou ajudando nosso país a ganhar a guerra - afirmava com um sorriso misterioso, quando o filho de quinze anos o questionava.

A mãe de Jimmy, normalmente não fazia perguntas, nem parecia muito interessada no que quer que o marido estivesse fazendo para os militares. Importava apenas que ele recebia um bom salário, e não deixava faltar nada em casa. Isto só começou a mudar no dia em que o filho confessou que havia ido bisbilhotar na valise que o pai levava e trazia do trabalho, enquanto este estava no banho.

- Você sabe que isso é errado, Jimmy - ralhou a mãe. - Não o educamos para mexer nos pertences de adultos, principalmente sendo nós seus pais! Espere seu pai chegar à noite, e saber o que você fez!

Jimmy a alertou de que não fizesse isso, pois as consequências poderiam ser imprevisíveis para ambos; o pai andava se comportando de modo estranho havia alguns meses, e a mãe provavelmente não dera atenção ao fato.

- Sim, eu sei que seu pai sai às vezes no meio da noite, mas isso tem a ver com o trabalho dele, no esforço de guerra - racionalizou a mãe. - O que pensou que seria?

Jimmy calculou que a mãe poderia ter desconfiado da existência de outra mulher na vida do marido, e estivesse imaginando que o filho descobrira as provas da traição; a ideia teria sido suficientemente horrível para que a relegasse para o fundo da mente, evitando confrontar a realidade. Portanto, era hora de desvendar o mistério.

- Documentos sigilosos? - A mãe franziu a testa. - Mas por que isso estaria errado? É o trabalho do seu pai!

Não, corrigiu-a Jimmy. Eram documentos que não deveriam sair das instalações secretas onde o pai trabalhava. Jamais poderiam ser levados para casa, muito menos para passeios na madrugada com o objetivo ignorado.

- Você está certo disso? - Questionou a mãe com firmeza.

Jimmy estava.

- Está bem - replicou a mãe. - Está na hora de você saber umas verdades; eu preferia que fosse seu pai a lhe contar, mas já que descobriu por seu próprio esforço...

Ela e o marido, a mãe lhe revelou, eram agentes infiltrados do inimigo. Efetivamente, o pai estava ajudando o país a ganhar a guerra, mas não para o país no qual viviam. Os documentos que "emprestava" dos militares eram repassados para o governo ao qual verdadeiramente serviam.

Jimmy ficou confuso com aquela revelação. Afinal, onde ele havia nascido?

- Você é um legítimo filho desta terra - disse a mãe com orgulho. - E nosso melhor disfarce para estar aqui.

No dia seguinte, os pais de Jimmy foram presos. O denunciante havia sido ele mesmo.

Afinal, se era um filho daquela terra, não devia nenhuma lealdade ao inimigo; mesmo que este inimigo tivesse laços de sangue com ele...

- [05-09-2022]