O juízo final

O final dos tempos se aproximava de nosso mundo, onde a esperança era depositada em um homem de idade, ex-padre de Roma, chamado Antony. Ele estava na África acompanhando uma médica no tratamento das crianças afro-decendentes, repletas de doenças contagiosas, como Aids e outras enfermidades graves. Sem preocupar-se com sua saúde, o velho padre abraçou os meninos negros totalmente desnutridos, onde moscas voavam ao seu redor, atraídas pelo mal cheiro. Perplexa com sua atitude, a doutora pergunta á ele, como teve coragem de tocar nesses africanos imundos, e a resposta foi inesperada:
- Imagine se Cristo fosse uma dessas pobres crianças e quisesse abraçá-la. O que você faria?!
A jovem Sara fica em silêncio, pensando em suas sábias palavras. Anoitece e a novata médica se dirige á uma cabana improvisada ao lado, para examinar um menino que teve ataque epiléptico. Após algum tempo, a irmã do garoto surge ao seu lado e disse:
- Meu irmão está bem moça?
Ao observar o rosto da menina, assusta-se quando viu aquela imagem satânica olhando para ela com ar de ironia. Imediatamente, a doutora se retira do local apressadamente e muito apavorada, chegando a esbarrar no padre Antony. Quando relatou o estranho ocorrido, ele avisa que o Diabo tentou enganar-lhe á respeito da pureza de suas almas, se passando por demônios. Mais tarde, o nobre profeta se despede da enfermeira, dizendo que o juízo final estava muito próximo e que ela deveria cuidar desses leprosos duentes como se fossem seus filhos.
Antony pegou o helicóptero particular até sua luxuosa mansão em Roma. Ao entrar num pequeno quarto de oração, diante do sagrado sacrário, uma voz grave e arrepiante o interrompe, afirmando que ele jamais acreditaria em Deus, se ele doasse toda sua fortuna e ficasse pobre novamente. Aquilo foi como um desafio pessoal, mesmo sem saber a origem daquela voz desconhecida, resolveu aceitar a proposta maluca. Em menos de uma semana, ele estava completamente falido e caminhava descalço na missão de evangelizar para o mundo inteiro.
Dez anos se passaram, e o padre estava irreconhecível, magrelo, barbudo e imundo, vestido por trapos rasgados, chegou a sofrer humilhações públicas , agressões físicas, no ponto de cuspirem em seu rosto. Arrependido de ter tomado essa decisão, Antony foi á um deserto e amarrou cordas em um grosso galho de árvore seca, com o propósito de se matar. Envolveu as cordas no pescoço e se atirou no ar, fazendo o galho enforcá-lo , sufocando sua respiração intensamente, porém algo desamarra as cordas, e ele cai na terra quente. Zonzo pela queda, repara a figura de uma pessoa vestida de preto e sentada sobre uma rocha. Ambos se encararam olho a olho, onde a estranha imagem questionava ao padre sobre sua crença em Cristo, oferecendo toda sua fortuna de volta, caso ele desistisse de sua fé. Antony disse que nunca abandonará Deus por hipótese alguma, dando ás costas para a misteriosa figura, e nunca soube se aquilo era o demônio, ou uma pessoa perturbada. O padre chega á beira do mar e agradecendo ao pai eterno, mergulha naquela água pura e cristalina, lavando sua alma completamente. Avista de longe um barco de pescadores, que estavam se preparando para navegar até o continente africano. Embarcou clandestinamente no velho barco, cercado por peixes fedorentos, que dificultavam sua respiração.
Ao chegar na África, encontrou um homem de roupas brancas, o médico Richard que ao reconhecer o humilde mendingo, cuidou de seus ferimentos. Quando Antony perguntou da doutora Sara, ele disse que ela foi assassinada pelos angolanos, afirmando que a moça estava muito doente, e os africanos estavam famintos, loucos por carne. Infelizmente, eles invadiram sua cabana e a devoraram viva sobre a terra escaldante, foi sangue derramado por todos os lados, inclusive as crianças roeram seus ossos. O padre ficou sem reação ao receber essa trágica notícia. Anoitece e todos estavam dormindo profundamente no vilarejo. Inesperadamente, um incêndio misterioso e devastador se alastra rapidamente no local, provocando muitas mortes terríveis de pessoas sendo queimadas vivas, gritando por socorro. Antony sai de sua cabana, e avista a situação crítica, onde o doutor Richard fugia apressado entre os feridos, rindo intensamente, afirmando ao mundo que finalmente a vingança se realizara. Assustado, ele também pensou em fugir, mas avistou de longe, um menino na barraca, chorando desesperadamente, cercado pelas chamas ardentes. No entanto lembrou-se de sua amiga Sara, sendo devorada por eles sem piedade alguma. Porém recordou-se quando perguntou á médica, se uma dessas crianças fosse Cristo. O que você faria?
Seguindo seu coração, ele entra no fogo e salva o pequeno afro da morte. Alguns anos se passaram e Antony ao lado de Goli, o menino que sobreviveu, ajudaram na reconstrução daquele sofrido povo. Retornaram para Roma, e no meio da viagem, o nobre Antony revela ao garoto, que em pouco tempo o mundo será destruído por um poderoso terremoto, onde somente a fé em Deus será a salvação da humanidade. Ambos estavam na igreja do Vaticano em uma linda missa dominical. No momento em que o papa abençoava as pessoas da terra, um forte tremor balançou a cidade, desabando alguns prédios e casas. Todos ficaram apavorados, e a movimentação aumentava cada vez mais, conforme a chegada dos bombeiros. Infelizmente isso foi só um pequeno sinal do que realmente estava prestes a acontecer.
Mais tarde, quando o padre e o jovem Goli estavam na igreja ajoelhados e orando, surge repentinamente outro grande terremoto, parecia que finalmente o mundo terminava. Edifícios e torres desabavam sobre o nosso planeta, matando milhares de pessoas. Os dois conseguem se retirar do templo sagrado, que também é destruído.
O tremor silenciou por um tempo, e Antony observa um homem saindo dos escombros, com uma das pernas arrancadas , se arrastando sofridamente no chão, formando um rastro de sangue humano. A vítima disse que o juízo final chegou e que todos seriam lançados no fogo por toda eternidade. O padre e o menino passaram a noite embaixo dos concretos, onde a chuva dava um clima tenso ao lugar, no entanto, os gemidos de dor que saíam debaixo dos escombros, pertubavam suas mentes, não conseguindo descansar.
Goli acordou e avistou a cidade devastada, sentiu fome e sede intensa, mas já não existia alimento ali e a única água, era da chuva misturada com sangue. Inesperadamente, um novo terremoto surgiu das profundezas, fazendo o chão se rachar ao meio, onde o garoto cai no abismo, mas é segurado por seu mestre pela mão, prometendo ao jovem que nunca o abandonará. Infelizmente aparece a estranha figura vestida de preto com um ar sombrio, pedindo ao homem que entregasse a criança á ele ou o pequeno afro morreria. A criatura estendeu suas mãos brancas e magras para pegar sua alma, porém, Antony solta Goli, fazendo-o despencar de uma enorme altura, morrendo na hora. Emocionado disse:
- Perdoe-me senhor, mas prefiro ver essa criança morta do que vê-la perdida nas trevas para sempre!
Os tremores se seguiram por um ano, até ele perceber que era o único sobrevivente do mundo, até encontrar uma mulher com o mesmo estado crítico. Ambos se conheceram e imaginando o propósito de Deus, por somente os dois estarem vivos na terra, se uniram em corpo e alma, reproduzindo a humanidade novamente, resultando em uma nova geração de paz...
Alexandre S Nascimento
Enviado por Alexandre S Nascimento em 03/06/2008
Reeditado em 26/09/2016
Código do texto: T1017538
Classificação de conteúdo: seguro