LUIZA

LUIZA

Eu conheci uma menina chamada Luiza, ela foi minha vizinha desde criança. Era estudiosa, cuidava dos irmãos mais novos, uma boa menina. Nunca conversamos, ela tinha vergonha de mim, pois sabia que eu conhecia toda a sua vida e eu a conhecia como ninguém, podia vê em seus olhos todo a sua angustia e amargura, recompensas nada agradáveis que ela ganhava por ser uma pessoa comum, ela era especial. Os pais não gostavam muito de Luiza isso era nítido por toda a vizinhança. Maltravam-a, lhe batiam, não a levava para passear, deixavam ela trancada dentro de casa quando saia todos da família, uma humilhação atrás da outra. Ninguém nunca conseguiu entender o porquê desse tratamento diferenciando que ela recebia em relação a seus irmãos, isso era uma incógnita.

Luiza cresceu, passou pela adolescência com muita naturalidade, não teve os conflitos comuns da idade. Parecia que ela tinha dado um salto da infância para a juventude. Sempre teve uma vida familiar difícil e isso não foi muito diferente no seu convívio social, logo não era bonita, mais também não era um monstro como algumas pessoas pintavam, por que ninguém conseguia ver a pessoa maravilhosa que ela era, eu sabia, pois a conhecia como poucos, mas quando alguém a conhecia mudavam de opinião de imediato. Luiza era muito fechada, mas coitada ela tinha motivos de sobra para tal atitude, mas muito aberta para uma verdadeira amizade.

Luiza tinha um sonho, um sonho de que um dia tudo iria mudar, e claro mudar para melhor. No data de seu aniversário de 25 anos Luiza acordou com uma sensação boa ao contrário dos anos passados que rezava para que seu dia acabasse logo, pois não tinha motivos para comemorar tal data. Caminhando pelo seu bairro passou em frente de uma lotérica e sentiu vontade de entrar e tentar a sorte fez um jogo e foi embora com o seu cartão no bolso, atitude comum, quando chegou em casa sentiu vontade de guardar aquele cartão em lugar especial e assim fez.

Alguns dias se passaram e assistindo televisão anunciaram o sorteio da loteria, ela sentiu a mesma sensação que sentiu no dia do seu aniversário e ouviu com muita atenção os números sorteados, sabia todos os números que tinha marcado, quando chamaram todos Luiza ficou parada sem fazer um gesto sequer e olhou para o cartão e viu que tinha acertado toda a seqüência sorteada, ela ganhou sozinha o prêmio máximo da loteria. Depois de algum tempo analisou e percebeu que agora estava bilionária e viu que essa era a oportunidade perfeita que estava esperando por muito tempo para mudar de vida.

Para a minha surpresa naquele momento pela primeira vez Luiza veio falar comigo e foi ai quando trocamos nossas primeiras palavras e pude perceber que Luiza continuava a mesma menina de sempre só mudou apenas de vida, mas não mudou o mais importante seus valores por causa do valor do dinheiro e isso me deixou muito feliz, a partir desse momento nos tornamos amigos e confidentes.

Em pouco tempo todos começaram a chamar aquela moça não só de Luiza como sempre e sim a Luiza que tinha ficado rica. Tudo e todos mudaram completamente, os rapazes queriam namorá-la, as meninas queria ser suas melhores amigas até seus pais começaram a tratá-la como sempre merecia ser tratada, mais infelizmente essa mudança só aconteceu por conta do dinheiro.

Luiza começou a mudar não só de vida mais também de hábitos, comportamentos e de personalidade, deixou de ser aquela menina sem graça que ninguém queria muito ser sua amiga e passou ser a pessoa mais popular no seu bairro, na sua escola e em qualquer lugar que fosse.

Luiza como sempre muito esperta tirou proveito de sua nova situação financeira, logo era a grande realização de seu sonho, mudar de vida, e realmente essa mudança estava acontecendo meio que rápida demais mais estava acontecendo. Luiza no começo estava adorando toda aquela situação mais, eu percebia que não estava feliz isso era nítido em seu olhar, não tinha mais aqueles olhos reluzentes e luminosos como a lua, parecia mais o foco fraco de uma lanterna de pilhas.

Luiza começou a ficar doente de uma hora para outra, de repente mesmo, como era uma pessoa rica foi levada rapidamente para um dos melhores hospitais particulares de sua cidade, recebeu os melhores tratamentos, mas nenhum médico conseguia descobrir o causa da sua doença, ela estava pálida, emagreceu, sempre com febre, fez todos os tipos de exames e nenhum resultado conseguia mostrar a causa de sua doença. Depois de alguns dias, de muitos medicamentos Luiza melhorou um pouco e pediu para voltar para casa. Ao chegar em casa, Luiza ficava sempre em seu quarto descansando e esperando a visita de alguém, mais ninguém além de mim e de seus pais que a tratavam muito bem por sinal por causa do dinheiro, nenhum de seus novos amigos ninguém mesmo ia visita-la.

Certo dia Luiza pediu para sua mãe um espelho que ficava em cima da sua penteadeira e falou que queria ficar sozinha, pegou o espelho e ficou por horas olhando seu reflexo, passeava com o espelho e via o reflexo de todo o seu corpo através do espelho durante muito tempo. Levantou cuidadosamente, meio enfraquecida pela doença pegou na maçaneta da porta e a fechou.

Dia seguinte sua mãe ao levar o café da manhã para Luiza, abriu a porta cuidadosamente para não assusta-la quando entrou no quarto teve uma terrível visão ela estava no teto amarrada com um de seus lençóis pelo pescoço, Luiza tinha se enforcado. Sua mãe vendo aquela cena começou a entrar em desespero e chamou seu marido o pai de Luiza para ele vê o tinha acontecido e ambos começaram a chorar desesperadamente. A noticia logo se espalhou pelo bairro. Quando eu soube do acontecido fui ate a casa para saber se a noticia era verídica e ao entrar no quarto onde ela estava pude vê Luiza ainda de olhos abertos, para mim o fato não suou como surpresa foi estranho mais parecia que eu sabia que isso estava para acontecer, pelo brilho do seu olhar que não existia mais Luiza me falava indiretamente da decisão que tinha. O impressionante era que seus olhos agora brilhavam, brilhavam como nunca mais tinham brilhado. Cheguei bem perto dela para vê seus olhos abertos e brilhantes pela última vez e ao fechá-los pude perceber que havia em seus lábios um leve sorriso.

Afastei-me do corpo e pude vê a reação de seus pais já fazendo planos com a fortuna de Luiza, em cima da penteadeira havia uma carta escrita por ela minutos antes de se matar, pedi permissão aos seus pais para abri-la, por ser seu vizinho e amigo da família a anos e já conhecedor de toda a historia, abri e li em voz alta o que Luiza tinha escrito, e na carta ela falava de muitas coisas sobre sua vida, seus amigos e sua família, mais uma frase me chamou atenção que dizia:

- Agora sinto-me feliz novamente, sozinha no paraíso sem a falsa companhia dos amigos, do dinheiro e dos meus pais.

Luiza dizia também na carta que a maior parte da sua fortuna deixava para os pobres e para as crianças carentes que realmente precisavam daquele dinheiro e uma pequena parte a seus pais, para que eles lembrassem de sua existência pelo menos na hora em que eles fossem gastar o dinheiro que ela tinha e deixado pude perceber que seus pais ao escutarem a leitura da carta eles choravam com mais desespero e tinha certeza que aquelas lágrimas não eram pela morte Luiza.

No seu velório contavam-se as pessoas que foram dar seu último adeus a Luiza e olhando mais uma vez para ela pude ler em seu frio sorriso que naquele momento Luiza estava feliz.

LUI SOARES
Enviado por LUI SOARES em 08/11/2009
Reeditado em 05/06/2010
Código do texto: T1911769