O CASACO DE PELES.

              Leonor sempre foi '' metida''. E sua mae, Olinda vivia dizendo: metida Leonor, e' aquela pessoa que nao se '' aceita''...nao aceita a pobreza, a feiura, a beleza, a gordura, a magreza, a riqueza, enfim, pessoas metidas '' fingem'' , vivem fingindo, que sao aquilos que nao sao..e voce Leonor e' metida sim...nao aceita muitas destas coisas que lhe falo .
              Leonor nao aceitava amigas '' pobres'', fingia realmente uma coisa que nao era, queria tudo do bom e do melhor e para isso se matava de trabalhar e quando o dinheiro ficou curto, foi fazer '' viracao'', virou acompanhante , '' scort'', para executivos endinheirados.
              De dia bela viola, por fora,  8 horas meio cochiladas como secretaria de uma grande empresa...e 'a noite pao bolorento, por dentro.
              ''Acompanhava acompanhantes executivos '' , dinheiro facil vem facil, mas vai embora mais facil  ainda.
               Comprava de tudo, pedia de tudo aos acompanhantes, ganhava de tudo, vivia no bem bom, gastava a rodo, bebia muito, jogava, fumava, dava, cobrava, de graca nunca.
                O tempo passou, a beleza murchou e o corpo deformou, engordou, clientes se afastou e Leonor um dia se pegou pensando:- o que nao tive?..escreveu, pensou, anotou, repensou e descobriu:-  NUNCA TIVE UM CASACO DE PELES...dos legitimos, que falso tives muitos, quero um ...de chinchila?...de raposa? de urso?....saiu atras, caro demais e nao se usa mais Leonor, diziam,  saiu de moda pele legitima, a defesa dos animais, o Greenpeace te taca tinta vermelha se te pega usando.
                 Leonor queria por que queria e uma amiga disse que sabia onde encontrar, um '' antiquario'' vendia de tudo, moveis, roupas, :-"" e uma vez eu vi por la' casacos de pele legitimas...vamos la' Leonor? ""
                 Cida? e eu sou mulher de usar coisas de segunda?, mas Cida tanto insistiu que Leonor foi.
                  O antiquario ficava na parte antiga da cidade, predios altos, escuros, e para se chegar ate' a loja se descia uma escada estreita, escura e mais escura ainda a loja...moveis velhos, quadros, espelhos, flores secas, roupas, brinquedos e ninguem para atender, apenas um cartaz:- toque o sino...venho em seguida. Cida tocou com forca, treis vezes....uma voz gritou la' do fundo :- ja' vou indo.
                   O susto das duas nao poderia ser maior.
                   Nao dava para saber se era homem ou mulher...cabelos ''acinzentados'' mal tratados, compridos, sujos, um olho sem vida, embassado, outro super aberto, um nariz enorme, uma boca pequena com dentes salientes, roupas velhas e sujas...um bruxo, ou seria uma bruxa?
                   Minha amiga precisa de um casaco de pele legitima,  ia dizer :- o sr. tem?....mas achou melhor ficar so' no :- tem por aqui?
                    A '' coisa'' tentou levantar o olho para Leonor, nao deu, levantou a cabeca toda....abriu um sorriso na boca pequena, os dentes sairam todos para fora...Ahhhhh..para voce? minha menina? .tenho...tenho...venha...venha...e foi indo olhando para tras e chamando com a mao...Leonor agarrou a mao de Cida que agarrou o braco de Leonor...e foram.
                    A '' coisa'' puxou uma pequena corrente pendente do teto...a luz iluminou um quarto sem janelas, frio e cheio de roupas....cheiravam a naftalina, a mofo, a roupa usada...e a '' coisa'' empurrando, tirando da frente outros cabides e '' sacou'' algo grande embrulhado em saco plastico azul...entregou para Leonor....veste minha menina, veste!!
                   Cida ajudou a tirar o plastico azul...deu um grito, Leonor outro....era a coisa mais linda...um casaco de peles de '' bebes focas'', branco, imaculado, um perfume delicioso..vestiu, serviu, comprou, pagou...levou!!!
                              
                    Chegou em casa, colocou em cima da cama, ficou '' mirando'' extasiada, deslumbrada...foi ler a etiqueta, coisa boa...importada, Paris...tree''s chic..pensou, vestiu, desfilou pelo quarto, se '' mirava no espelho, fantasiava que era uma madame , estava em um cassino na Riviera Francesa....Monte Carlo?...ouvia o '' tilintar'' de moedas, maquinas, vozes, '' croupiers'' gritando...Leonor desfilava com graca....atraia olhares de homens, inveja de mulheres...ouviu quando alguem disse :- Sua Alteza Real acabou de entrar no Cassino, virou-se e viu '' ela e  ele'', principe e princesa real...soltou uma baforada do cigarro para o alto, jogou o cabelo de lado e foi acompanhando o casal real....era esta a vida que eu queria...era tudo isto..e minha mae me dizendo que eu era '' metida'', coitada, nao sabia de nada...e '' viu''' a '' coisa '' parada no ultimo degrau da escada com tapete vermelho que levava ao salao '' VIP ", e a '' coisa'' fazia sinal...: venha...venha...Leonor se virou , correu, atropelou algumas pessoas, sabia que tinha que sair dali...era um sonho, um pesadelo, tenho que acordar...acordar...e viu seu quarto...e Cida do outro lado do espelho...ouvia Cida chamando:- Leonor? Leonor? ela batia do lado de ca'...nao sabia como tinha ido parar la'..como tinha entrado no espelho? como? e como sair? como?
               E a '' coisa '' veio, estendeu a mao:- venha Leonor, venha comigo...te levo, venha minha menina linda..que linda esta's com este casaco que lhe vendi...venha...lhe mostro a saida. Leonor aceitou a mao estendida...era sonho mesmo, vou acordar daqui á pouco..seguiu pelo salao..atraia mais olhares ainda por causa da '' coisa feia''....parecemos a Bela e a Fera pensava Leonor...
               A 'coisa'' a conduziu por corredores sem fim e no final uma porta a '' coisa'' abriu....empurrou Leonor mas antes o casaco puxou...um fogo, um calor , um grito e Leonor se foi....a '' coisa'' voltou, seguiu direto para o espelho, saiu dele direto no quarto de Leonor, deu o casaco para Cida...Cida vestiu, foram embora juntos para a loja.
                A '' coisa'' feia era agora a '' coisa'' mais linda.
                Cida era '' apaixonada'' pela '' coisa linda''.
                Um beijo, gostoso, selou o pacto...
                Mais uma Cida....amanha, ou depois, nao tenho pressa, me arruma mais uma...e eu te amarei para sempre.
                Cida mal escutava....se embrulhava no casaco de pele legitima de '' bebes focas'', acariciava, saboreava...antes que '' O COISA'', linda,  levasse embora para o quartinho dos fundos e embrulhasse em plastico azul...de novo...de novo....mais uma vez.
                 Amanha Cida...ou depois. 
                 E apagou a luz.
                 Fez-se a escuridao!!!!
                 ********************************

 dedico 'a PAUL WATSON...o protetor dos 7 mares...foi fundador do '' Greenpeace'' e fundou tambem o " Sea Shepherd"...mais de 50 anos defendendo golfinhos, baleias, focas e atualmente os '' bebes focas'', as coisinhas mais lindinhas deste mundo...pesquise na internete e duvido que voce nao vai chorar ao ver as matancas..o sangue derramado dos nossos '' irmaozinhos'' indefesos...que '' coisa'' que coisa''!!! quem mata nao sai uns '' COISAS"" mesmo?..e coisa ruim ainda por cima, so' podem ser...so'!!!

      

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 14/03/2010
Código do texto: T2138492