A maldição do capitão do mato - Cap IV O enterro de dona Jurema

Apesar de uma idade muita avançada, dona Jurema não tinha registro de doenças e morre ao sentir que os dois garotos vestiram a capa encontrada no lago da mina, não se sabe ao certo o que continha naquela vestimenta, o certo é que dona Jurema sabia de algo mais profundo que não foi revelado de uma forma muito concreta. No seu enterro, foram muitas pessoas, nesse dia a fazenda parou, pela primeira vez senhores e escravos lamentavam essa perda.

Um enterro digno de patrão que se instaurou sobre a fazenda da ressaca naquela tarde, o coronel João, sua esposa, suas filhas e seu filho mais novo estavam junto com os escravos para o funeral.

No tumúlo, muitas lágrimas e despedidas, as pessoas conviviam com dona Jurema desde criança, ela era a pessoa mais velha da fazenda e suas histórias vagavam nos pensamentos dos que conviveram mais perto dela.

Todos se perguntavam:

- O que aconteceu com ela?

- Não é justo, o que aconteceu?

Interrogações a parte, os dois meninos, Joaquim e Manoel fixaram seus olhares na cova de dona Jurema. Joaquim e Manoel não paravam de olhar ao enterro da velha escrava e isso chamou a atenção de dona Ana mãe de Joaquim:

- Filho, o que foi está tudo bem?

- Tá sim mãe.

Do outro lado, a escrava faz a mesma pergunta a Manoel:

- O que você tanto olha?

- Sinto falta dela, diz Manoel.

O enterro prossegue, todos estão tristes e desolados, as horas passam....

Quando dona Jurema é colocada na cova e enterrada algo de estranho aconteceu com Joaquim e Manoel, os olhos dos dois brilham na cor vermelha sem que as pessoas percebecem, porém, Janaina e uma escrava que cuidava de Manoel que se chama Maria percebem.

Janaina olha abismada para seu irmão:

- Nossa Joaquim, o que foi isso no seu olho?

- O que foi Janaina?

- Não sei, parece que seu olho por um instante ficou vermelho.

- Não te entendo, meu olho não é vermelho, o que foi?

- Eu vi seu olho ficar vermelho.

Maria diz para Manoel:

- O que foi isso no seu olho?

- Isso o que Maria?

- Seu olho, ele ficou vermelho por alguns segundos.

- Você está bem Maria? Meu olho não é vermelho.

Após isso, todos se despedem de dona Jurema, os passos são lentos, muitas lágrimas pela morte da velha escrava.

As últimas flores são deixadas, os últimas mensagens....

Os dois meninos são os últimos a deixarem o túmulo, quando acontece novamente.....

Os olhos dos dois garotos novamente brilham em vermelho, num olhar maléfico um olha para o outro e numa voz grossa que não condiz com a idade dos dois fala a seguinte frase:

- Até que enfim ela morreu, agora está muito próximo a vingança!!!!!!

Temos mais 10 anos para esperar, esses meninos serão a nossa porta para cobrarmos a conta que não foi paga. Escravos e donos de fazenda pagarão com a vida!!!!!!

O capitão do mato em breve chegará!!!!!!!!

Os dois voltam ao normal e vão embora.

continua....

Histórias mil
Enviado por Histórias mil em 17/09/2011
Reeditado em 25/09/2011
Código do texto: T3225239
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.