A maldição do capitão do mato - Cap VIII Os coronéis

O ano era 1786, nesse tempo o tributo da corte portuguesa com as fazendas da região era muito grande. As fazendas passavam por situação difícil economicamente, elas estavam a beira da falência.

Nesse tempo, os país dos coronéis Carlos, João e Pedro fizeram uma reunião na fazenda da ressaca para discutir como poderiam sair dessa situação.

Fizeram um pedido formal a corte para a redução dos impostos por conta da crise, esse pedido foi negado. Isso revoltou e muito eles, foi quando decidiram tomar uma atitude para reverter esse quadro.

Sondaram uma maneira de arrecadar dinheiro aqui na região, foi quando ouviram um comentário dos escravos mais velho a respeito da mina perdida, uma mina que a muito estava despersa no pensamento, os escravos escutaram várias lendas sobre isso.

Os coronéis buscavam uma forma de localizar essa mina, porém isso parecia mais uma lenda do que um fato concreto, porém certo dia o fato acabou saindo da lenda para realidade através de um homem, um homem mau, um castigador, seu nome: Afonso, o capitão do mato, o capturador de escravos, um homem muito cruel, porém ele conhecia essa lenda.

Ele conversou com os coronéis sobre a mina, porém para se buscar as riquezas que ali se encontrava era necessário um suporte que ele não tinha.

- Posso levar vocês até lá, porém preciso de suporte e faço algumas exigências, diz Afonso.

- Quaís são elas rapaz? Pergunta o coronel Carlos.

- Quero um titúlo de propriedade de um quarto da fazenda dos senhores e mais trinta por cento do ouro.

- O que????? Você ficou louco, vamos dar a você aquilo que nossos antepassados demoraram anos para construir????

- Senhores, falamos de uma riqueza grande dessa mina, ela a anos não é explorada, ninguém tem noticia dela, é uma mina que pode deixar a todos os senhores bem mais ricos do que são, porém eu quero a minha parte para ajudar, vejo que minha ajuda é primordial, no entanto, se não tiver acordo esse caminho morre comigo. Explica Afonso

- Como o senhor soube dessa mina? Perguntam os coronéis

- Isso não vem ao caso agora, então... aceitam ou terei que procurar um outro endinheirado para isso? Argumenta Afonso de maneira bem forte.

Numa reunião fechada os coronéis refletem sobre a proposta de Afonso e dão o veredito:

- Podemos fechar com ele, porém quando chegarmos na mina e conseguirmos avançar para o garimpo podemos matá-lo e as riquezas da mina ficam conosco.

Sem que soubessem, Jurema ainda menina escuta toda a conversa e fica assustada, com medo ela sai correndo e ao entrar na sala se depara com o olhar sanguinário de Afonso:

- O que foi menina? Por que está assustada? Viu uma assombração?

Ela olhava espantada para a face de Afonso e não sabia se poderia dizer a verdade a ele sobre o plano dos coronéis. No entanto, ela decide guardar segredo sobre esse assunto.

Continua.....

Histórias mil
Enviado por Histórias mil em 21/02/2012
Código do texto: T3511220