A velha estrada

A velha estrada guardava lembranças sombrias de um passado distante, guardava tenebrosas recordações da era da escravidão.

Certa vez o capitão do mato Demétrio capturou um escravo fujão e o amarrou pelas pernas em seu cavalo.

- Vou te ensinar a nunca mais fugir seu bosta dos infernos... - Diz Demétrio ao seu escravo.

- Não, faz isso não sinhô, faz não...

- Cala a boca !

Demétrio chibateia seu cavalo o fazendo arrastar o pobre escravo pelas pedras da estrada. O grito de dor e agonia se espalha por toda a parte , mas parece não ser ouvido.

No final, o capitão do mato para e se aproxima do negro agonizando no chão. O escravo, já sem forças, diz:

- O mesmo vai "acontecê" a "ocê", cão dos "inferno". Quando "ocê" "voltá" a esse "lugá" acontecerá o mesmo, pode passar o tempo que for, mas não te livrará dessa praga.

O negro, vencido pela dor morre logo em seguida. Demétrio fica atônito com a praga que lhe foi rogada.

- É o que veremos, negro maldito!

No dia seguinte a cidade inteira comenta a abolição da escravatura, que acabara de acontecer.

O capitão do mato perde seu emprego e se vê obrigado a ir pra capital do estado, para tentar organizar sua vida.

quarenta e dois anos se passam, ele agora é chofer de um barão do café. Já está velho, sua idade avançada já atrapalha seu trabalho, em breve ele se aposentaria.

- Demétrio, vamos até a Serra Velha, comprei uma fazenda pra quelas bandas , sei que você é de lá, deve conhecer bem a região, precisamos chegar o quanto antes.

- Sim senhor.

Chegando a Serra Velha, o Barão se instala em sua propriedade, Demétrio resolve dar uma volta pela pequena cidade.

A velha estrada o fazia se sentir mal. Mesmo assim Demétrio resolve andar pela estrada.

Era fim de tarde, o vento uivava como um lobo faminto. Ele caminha e tropeça em uma corda velha, se levanta , e antes de desenrola-la do seu tornozelo, um boiada passa em disparada, Demétrio sai as pressas do caminho, mas os bois levam junto a corda, o arrastando pelas pedras da estrada, seus gritos de dor alucinante não foram ouvidos.