“Voodoo.”

Sempre tive problemas financeiros.

A vida toda fui empregado.

Isto me irritava de um jeito.

Comecei a beber e fumar correndo atrás da maneira fácil de enriquecer.

As dívidas aumentando.

A situação chegou a uma fase desesperadora.

Minha família se desestruturou, minha esposa voltou para a casa dos pais.

Em um bar qualquer de madrugada, encontrei um rico senhor que me ofereceu bebida.

Claro que aceitei já havia pedido fiado.

O dono por me conhecer e saber que não pagaria já estava prestes a me botar no olho da rua.

Após tomar várias doses, este senhor me convidou para ir a outro lugar, imediatamente aceitei.

Na minha situação virei cara de pau, aceitando até roubar dinheiro da caixinha da igreja que antes frequentava.

Na praça o senhor meu amigo, como fica fácil de achar um amigo, basta pagar algumas pingas.

-Olha Sebastião, eu já fui pobre, agora como você vê sou um cara muito rico.

Tenho o segredo que passarei para você, se for corajoso e quiser.

Sem pestanejar disse:

-Quero.

-Sebastião não é bem assim.

O contrato que você deverá assinar não poderá ser desfeito.

Em compensação terá quanto dinheiro conseguir gastar.

Sabe que todo homem tem alma, eu duvidava disto, mas aceitei por conveniência.

-Sim lógico.

-Então para ficar rico deverá empenhar sua alma.

-Mas o dinheiro quem me dará, você?

-Não nós faremos uma troca e eu darei para você o segredo.

-Desde já aceito, que devo fazer?

-Não posso enganá-lo devo dizer que em troca você perderá sua alma.

Você já ouviu falar em Vodoo?

-Perdi meu tempo você esta me enrolando.

-Não, então venha comigo ainda hoje será um homem rico.

Caminhamos até um matagal, embora pensando em uma cilada, mas quem faria isto comigo?

E qual o interesse?

Havia uma fogueira enorme e várias pessoas estavam em volta.

Acompanhei o homem e ele segurou minha mão.

Tinha uma velha negra sentada em uma cadeira assistindo a dança ou algo parecido.

-Mamãe venho humildemente pedir uma troca.

A velha deu uma risada gutural com sua boca sem dentes.

-Não sei como vocês conseguem, mas não importa disse tudo a ele?

-Sim, mamãe.

-E ele concorda?

-Ele falou responde, aí eu disse sim.

-Dê a ele o patuá, ele me deu uma bolsinha de couro.

Não tinha ideia em que havia me metido, com a bolsinha sentia que ideias fervilhavam minha mente.

Após quase uma hora de conselhos e avisos mandou-me embora.

Meu companheiro e amigo que havia trocado de lugar comigo saiu correndo.

Ela ainda gritou comigo:

-A única coisa que você precisa fazer é gastar dinheiro.

Minha vida mudou drasticamente, ao chegar à cidade fui em direção ao bar onde tentaria tomar algo forte, pois estava precisando.

O dono do bar disse que aquele amigo havia deixado tudo pago para mim.

Ao voltar o dono do bar disse e havia cumprido as ordens do amigo e havia preparado lauta refeição.

Depois mandou que me levassem ao melhor hotel do lugarejo.

Dali as coisas começaram a acontecer sem que eu fizesse nada para isto.

Simplesmente aconteciam.

Um empregado do hotel perguntou se eu queria que subissem minhas malas.

-Sim respondi embora nada soubesse, comecei a viver o personagem.

Trouxeram duas malas grandes e uma pasta.

Roupas de todo tipo, para todas as ocasiões e curioso acho que nunca consegui comprar daquele tamanho.

Eram exatas parece que foram feitas, pois nunca tinha visto tão bonitas.

Logicamente que tomei um banho de horas e cortei a barba.

O camareiro disse que não precisava logo viriam o barbeiro e manicure cuidar de minhas mãos e pés.

Virei rei de repente.

Se tiver que ir para o inferno, vou alegremente, pois minha vida, nunca foi tão feliz.

Como o senhor deve ser da capital gostaríamos de sugerir, uma casa modesta onde funciona um cassino, se gostar de jogos logicamente.

Ao abrir a maleta quase desmaiei.

Em dinheiro, sós notas altas tinha uma pequena fortuna.

Nesta hora meu lado mal começou a se manifestar.

A vingança.

Com dinheiro poderia reconquistar minha esposa, porém não era o que eu queria.

Agora queria me vingar dela por ter me abandonado.

Descobri que ela tinha um namoradinho, como vivi no meio de vagabundos sabia quem poderia fazer mal.

Contratei dois amigos bêbados para dar uma surra nele, machucar bastante.

O pessoal caprichou demais e ele morreu.

Comecei a jogar roleta, baralho, enfim tudo que eu jogava mesmo sem saber ganhava sempre.

Os fiscais e olheiros dos cassinos, ficavam loucos comigo, só não me faziam mal porque eu tinha as autoridades comigo.

Eu era procurado por autoridades para sociedades em empresas, enfim todo tipo de investimento.

Mesmo as chamadas "araras" davam certo começavam a produzir e rendiam muito.

Só que meus sócios por algum motivo qualquer perdiam tudo, só eu lucrava.

Recebi a visita de um alemão ou de algum país de loiros, quase albino.

Tinha uma proposta maravilhosa, quando comecei a falar com ele percebi que seu português era fluente.

-Sebastião não venho lhe propor sociedade em nada, venho lhe trazer um aviso, você esta aproveitando o dinheiro que tem ganhado?

Porque meu chefe esta interessado em você e breve irá ter conosco.

Nem pense em fugir como está pensando, não existe lugar para se esconder.

-Porque eu faria isto?

-Nunca se sabe e ele não gosta de gente muito esperta.

Depois disso percebi que não havia feito nada para construir um futuro, só vivia o dia.

Dinheiro vinha do nada e isto me preocupava, por que aquele camarada havia me colocado em seu lugar?

Ainda não havia feito nada que pudesse me recriminar, só o namorado de minha esposa e isto não era culpa minha, eles que excederam.

Fui a uma igreja e perguntei para o padre:

-Houve algum caso de alguém que tivesse mudado de lado?

-Sim são muitos só que a igreja não revela, mas sei que você está de posse do demônio.

Posso sentir isto em você, breve vai sentir medo de tudo e vai tentar cancelar o contrato, só que não consegue, a menos que consiga que alguém tome seu lugar.

Tentei transferir tudo que eu tinha para parentes, não consegui.

Acho que tenho que perder tudo, só salvar minha vida e minha alma.

Tentava e quase conseguia, mas na hora de fechar o contrato as pessoas fugiam, tinham medo.

Procurei a feiticeira:

-O que você procura é quase impossível, mas para tudo de errado tem conserto.

Se você pegar uma bíblia sagrada, um rosário, uma cruz e uma hóstia consagrada e conseguir encostar nele, quebrará todos os contratos que estiverem em vigor.

Você morrerá, mas salvará milhões de almas que estão presas ao contrato.

-Formará uma força Voodoo que nem Satã conseguirá quebrar.

Mas se eu morro que adiantará eu salvar os outros e me ferrar.

Os tempos passaram e eu não conseguia me divertir.

Tanto que causei suspeitas e fui visitado de novo.

-O patrão quer saber o que está acontecendo, porque você não tem feito mais nada, não tem mais nada que você queira?

-Todas as satisfações só darei pessoalmente.

Você não está no contrato.

-Azar o seu ninguém gosta de encontrar o Chefe.

Preparei tudo que precisava e coloquei em uma pasta.

Vou ensinar este bicho feio como se trata um ser humano.

Quando ele chegou próximo, o dia escureceu .

Estava sentado em uma cadeira na varanda de minha confortável casa.

-Porque você está folgando comigo?

Quem você pensa que é?

Vou cancelar seu contrato agora.

-Cancelar o contrato?

- Não idiota, vou cobrar minha parte .

Vou te levar agora.

Se não houver jeito, naquela hora tive uma coragem que desconhecia.

Peguei a bolsa e disse:

-Vamos.

Ele era a coisa mais feia que alguém possa imaginar .

Chifres enormes, corpo peludo e cascos no lugar dos pés.

Deveria ter perto de dois metros de altura e seu corpo embora peludo era de um atleta muito forte.

Parecia um lutador de qualquer coisa.

Mas como alguém que sempre domina, seu excesso de confiança o perdeu.

Pulei nele com a pasta já aberta e despejei tudo sobre ele.

Num grito que nunca mais se ouviu igual, ele pegou fogo e me falou:

-Maldito agora você vai morrer.

Da ponta de seu rabo enorme havia uma lámina, que me penetrou no peito, atravessando.

Curiosamente não senti dor apenas cansaço e caí ao chão.

Apareceram ao meu lado a feiticeira negra e falou :

- Você conseguiu escapar, coisa que nem quem trocou lugar com você conseguiu.

Todos pensam que trocando de lugar ficam livres, ledo engano.

Agora você libertou todos, até sua alma.

Tempos depois...

...Em um bar de periferia chegou um homem de terno e convidou um bêbado qualquer para tomar um trago.

Lógico que foi aceito porque o dono do bar nem fiado lhe fazia.

Após tomar algumas de graça veio o convite você gostaria de sair para conversar-mos, que tal aquela praça.

E a historia se repete.

Oripê Machado.

.

Oripê Machado
Enviado por Oripê Machado em 13/04/2012
Reeditado em 13/04/2012
Código do texto: T3610299
Classificação de conteúdo: seguro