Morte

A morte. Acha que ela está te esperando? Como acha que ela vai chegar? Estão todos errados! Ela já está ai. As pessoas se enganaram em relação à vida, ai está o erro. Viver é apenas o intervalo entre o nascer e o morrer, não há segredo nisso. Passamos mais tempo mortos do que vivos... Quanto tu chegastes ao mundo, a Terra já tinha quatro bilhões de anos, e a espécie humana, quarenta mil! Quando nasces, vem por um túnel, primeiro escuro, depois uma luz... quando morres, vais por um túnel... primeiro escuro, depois uma luz... Uma inversão interessante! Há metáfora mais perfeita do que isso? Faça-se a Luz...

As pessoas geralmente se esquecem de que o oxigênio, gás que nos sustenta, é o mais venenoso de todos os gases! Se respirássemos apenas oxigênio, puro e simples, morreríamos! O oxigênio corroí o metal! O oxigênio dá origem ao fogo! É o oxigênio, em sua ação de oxidar as células, que as envelhece gradualmente... Pegue dois pães: um deles isole em um saco plástico, e o outro deixe livre por dois dias à ação do ar. O que acontece? Sim, estamos mergulhados em nosso próprio executor... não há para onde correr...

Mas não há com o que se preocupar. É tão determinante a relação vida e morte, que claramente mostra um projeto por trás. Uma engenharia tão maravilhosa, tão finalística, revelada em suas engrenagens denuncia certamente um criador, um projetista! Nada que é tão certo e determinante assim é por acaso! Só enxergamos de um modo errado essa relação.

Viver e morrer são duas faces da mesma moeda. E o que há no meio? Por que devemos temer uma e não a outra? Particularmente, eu temo a vida, diferente da maioria. Pelo que me consta, é na vida que sofremos com a saudade, a dor, a apreensão, a agonia, a tristeza, o medo do desconhecido e o medo do outro ser humano... Choramos ao chegar aqui. Haveria outra metáfora maior? Eu vejo algo implícito entre as linhas...

Quando se pára pra pensar, percebe-se que é na morte que está Deus. Afinal, ele é imaterial, e pessoalmente, nunca o vi aqui, enquanto vivo, sentando num trono, como um papai noel de shopping. Jesus disse que o Reino dele não é deste mundo, então, ele só pode estar do outro lado.

AH, dirão alguns, tenho medo da morte por causa do inferno. A consciência deste cidadão está deveras pesada... Acho, sinceramente, que se há um inferno, já estamos nele, e isso não é uma questão interna pessoal e filosófica, é prática! Já deram uma olhadinha ao redor? Já pararam para analisar o mundo e o que nos cerca? Analisar com sinceridade e com espírito crítico e livre essas coisas?: Injustiças, terror, ganância, infanticídio, homicídios, nacionalismos, guerras, políticos, covardia, competição exacerbada, egos inflados, correria, consumismo... Analise a palavra: Consumismo! Estamos consumindo com tudo!! De fato estamos... não somos bons como dizemos que somos...

E se... e se, já estivermos mortos? E se já morremos em outro mundo, e aqui for o inferno, e a nossa alma, também como parte da punição, se julga viva, e na verdade, estamos é mortos e no inferno? A maioria das mitologias humanas nos contam que fomos expulsos de algum lugar... É, isso é um terror, é bom nem pensar.

Olha que estranho... Embora ninguém diga nos dias de hoje - pois que parece um silêncio consensual e não acordado - Jesus Cristo foi um comunista e revolucionário de marca maior! Foi questionador, levantou-se contra os grandes e o sistema da época. Era pobre por escolha própria (ele é filho de Deus, poderia ter vindo do jeito que quisesse) e ainda disse: "Largue tudo e me siga! Tudo o que estão dizendo sobre Deus, política e religião é errado. É mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha, do que um rico"... Mas ninguém lembra disso, ou faz que não lembra. Países como Estados Unidos, a Europa, e enfim, grandes capitalistas, se dizem cristãos... Mas o Jesus deles é branco, de olhos azuis e de traços europeus, como se não tivesse vivido debaixo de um sol de quarenta graus à sombra. Parece um engodo que todos querem engolir, talvez para dormirem melhor. Veja como vivemos mergulhados na mentira! E gostando disso!

Ai eu me pergunto: E se o meu Senhor - sim, eu sou Cristão, não tenho religião organizada, mas Cristo também não tinha - voltasse e dissesse ao mundo de hoje: Larguem os seus carros, seus i-fone de última geração, parem de tirar selfies - estão se idolatrando e se amando mais do que a Deus - destruam os shoppings, meca do consumo, e me sigam! O que as nossas instituições políticas, econômicas e religiosas, e algumas outras pessoas que gostam de formar grupinhos e sociedades com fins comuns e para resguardar privilégios, fariam com ele? Eu também pensei isso... Crucificariam-no outra vez, mais rápido ainda do que antes!

A derradeira pergunta é: Onde estamos? Quem somos nós? Estamos vivos ou mortos? Por que nos atrai a mentira, a farsa, a vaidade, e a destruição?

Cá entre nós, isso é ou não é um conto de terror?

London
Enviado por London em 04/02/2015
Reeditado em 05/02/2015
Código do texto: T5125616
Classificação de conteúdo: seguro