O QUE THE EVIL DEAD (1981) REPRESENTA PARA O GÊNERO DO HORROR?

*Nota: Eu tinha a opção de colocar este texto na seção de artigos ou resenhas sobre filmes, mas, como seu conteúdo se destina a quem aprecia o gênero do horror, tomei a decisão de publicá-lo na seção de contos de terror.

____________________________________________________________

A primeira coisa que deve ser ressaltada para quem nunca assistiu "The Evil Dead" (1981) é que estamos falando de um jovem diretor estreante de 21 anos (Sam Raimi) com uma boa história para contar e pouco dinheiro para isso. Portanto, se você espera encontrar um filme com a qualidade técnica de algumas produções anteriores a ele – vide "O Exorcista" (1973) ou "A Profecia" (1976) – esta não é a película certa. No entanto, Raimi apresenta muito talento ao mostrar como conduzir um roteiro vibrante e boas interpretações com um baixo orçamento.

Todos conhecem a história: um grupo de jovens (Ash, Linda, Scott, Shelly e Cheryl) alugam uma cabana em uma floresta em busca de lazer e curtição. Em uma exploração pelo lugar, descobrem o Necronomicon (O Livro dos Mortos) – em uma ótima referência à Lovecraft –, encontram também uma gravação, onde ouvem um trecho do livro que supostamente abre as portas do inferno e traz os mortos de volta à vida. Depois disso, os amigos acabam se deparando com o verdadeiro o horror.

"The Evil Dead" possui um roteiro simples, sendo que este é também um dos roteiros mais copiados dentro do gênero – eu mesmo já o copiei. Não se trata de cópia no sentido de plágio – pelo menos na maioria dos casos –, é uma questão de estruturação narrativa. Stephen King certa vez afirmou que só existem cinco histórias no mundo, ou um número parecido, o resto seria uma repetição destas histórias.

Mas isto não é algo recente, Aristóteles já havia definido na Grécia uma estruturação para se contar histórias, uma métrica; e Joseph Campbell identificou uma estrutura narrativa que perpassa as diversas culturas em seu livro "O Herói de Mil Faces" (1949). Se o roteiro foi copiado exaustivamente é porque o modo como se contou a história deu certo.

O brilho de "The Evil Dead" está justamente em seu baixo orçamento e produção amadora. O filme apresenta grosseiros erros de continuidade, de cenário, em vários momentos percebemos a falsidade da maquiagem, mas por trás disso vemos o empenho em fazer um projeto dar certo. Hoje, "The Evil Dead' pode fazer você dar risadas em muitas passagens, mas, se reparar bem, verá que sua risada talvez esteja um pouco tensa.

Dizem que com "The Evil Dead", Sam Raimi inaugurou um novo gênero – que por aqui chamam pelo nome de Terrir –, pois vem carregado de humor negro; alguns até afirmam que o humor injetado na trama serve para amenizar o peso da mesma. Acredito que é justamente o inverso, se você injeta humor em uma trama como esta, a coisa se torna mais aterrorizante ainda, pois cria um ambiente onde a insanidade espreita por cada fresta, onde o riso e o medo andam de mãos dadas.

ENREDO

Desde o início, muito antes dos amigos encontrarem o Necronomicon, percebemos que há algo sobrenatural rondando os arredores da floresta. Isto fica claro nas tomadas iniciais: a direção do carro que escapa das mãos de Scott, o balanço na varanda da cabana que balança e bate na parede, cessando no instante em que Scott pega a chave. A cena em que Cheryl desenha um relógio, o momento em que sua mão risca no papel, contra sua vontade, o Necronomicon, que seria encontrado mais tarde; a tampa do porão se mexe e durante o jantar, esta mesma porta que se abre, convocando-os.

É como se as entidades sobrenaturais que habitam o local precisassem que eles descessem ao porão e encontrassem o Necronomicon para então libertá-las para o plano físico. O que fica claro quando Ash coloca a gravação para tocar, onde um falecido doutor afirma que o Livro dos Mortos contém rituais de invocação e ressurreição de demônios, criaturas que podem estar dormentes, mas não realmente mortas, que podem ser chamadas de volta à vida com as magias mostradas no livro; ao se recitar as passagens certas, os demônios passam a ter permissão de possuir os vivos.

“Junte-se a nós!” e prepara-se para uma insana sessão gore!

_______________________________

** No Brasil, "The Evil Dead" recebeu o nome de: "Uma Noite ALucinante: A Morte do Demônio".