Entrevista com o Vampiro




O entrevistado da vez é o autor Luciano Silva Vieira.


Quem é o Luciano e o que ele faz para sobreviver?
R: Sou um cara bem tranqüilo e pacato, mineiro, mas vivendo atualmente no Rio de Janeiro, onde sou enfermeiro.

O que te deixa irritado?
R: Injustiças de qualquer espécie, principalmente contra aqueles que não podem se defender, como crianças e animais.

Você é casado? Tem filhos ou animais de estimação?
R: Solteiro e sem filhos, os meus bichos são três cachorros, pinschers, e uma gata. Mas vivem todos em Minas (na verdade são dos meus pais, mas sabe como é, bichos de consideração, rsrsrs). Aqui em casa não tenho bichos, pois o espaço é pequeno e fico longos períodos fora de casa.

Para você qual é o cômodo predileto de sua casa?
R: Minha casa só tem um cômodo, rsrsrs

O Luciano se considera um cara organizado?
R: Sou muito organizado profissionalmente, é bem necessário, fora isso é uma bagunça só.

O Falando um pouco de literatura... O que você espera encontrar quando escreve? Consegue separar essa sensação ao iniciar um conto e ao concluí-lo?
R: O maior desafio pra mim, e acho que para todo escritor, é levar ao leitor um pouco do seu pensamento. Às vezes a gente imagina algo, algo que te causa um grande contentamento. O desafio é levar esse mesmo sentimento aos outros por meio da palavra escrita. Te confesso que é muito difícil e acho que poucas vezes consegui fazê-lo.

Qual é seu maior ídolo na literatura e qual autor do Recanto das Letras você mais gosta de ler? Algum texto especial de cada um deles?
R: Meus ídolos na literatura mudam com o tempo, impossível apontar um nome, de todo modo gosto muito das obras de J. R. R. Tolkien, mais pelo grande mergulho na fantasia do que pelo valor literário, considero também Gabriel Garcia Marquez um monstro, bem como nossos compatriotas Machado de Assis e Clarice Lispector... Bem, a lista é infinita, rsrsrs.
No Recanto meu autor preferido é meu amigo David Machado, ele é desconhecido e não escreve com regularidade, mas seus contos de ficção científica são bem fundamentados, pra quem gosta do gênero, como eu, são ótimos.
 
Minha obra preferida é "Cem Anos de Solidão" de Gabriel Garcia Marquez, não tenho um conto preferido dos autores do Recanto, rsrsr
 

O que te leva a participar do DTRL e o que te faz pensar em não participar do desafio?
R: A interação entre os autores é o maior atrativo do desafio, isso é muito bom. O tempo livre disponível para escrever é o maior empecilho em participar, não gosto de entrar num compromisso e não poder concluí-lo.

O que você espera de um leitor que se compromete a ler seus contos, os quais são postados em plataformas virtuais?
R: Espero que ele sinta vontade de ler até o final e, chegando lá, sinta que valeu a pena!

Você já publicou algo impresso? Qual conselho que você dá a escritores que tem a intenção de postar em plataformas virtuais, mas tem receio quanto às críticas?
R: Não, ainda não publiquei nada impresso. O único conselho que posso dar é que publiquem, independente se vão receber críticas ou não, se serão ásperas ou não, escrever, como qualquer forma de arte, é algo pessoal, um legado para deixar para o mundo, deixem que falem sobre sua escrita, assim você poderá evoluir muito.

Uma banda predileta? Um ritmo predileto ou som do silêncio lhe conforta mais no ato da escrita ou fora dele?
R: Eu costumo dizer que enquanto algumas pessoas tem o ouvido absoluto, eu tenho ouvido obsoleto. Gosto de músicas sim, não sou insensível, mas sim, prefiro o som do silêncio.

Prefere escrever no computador ou papel? Já usou máquinas de datilografar?
R: Nunca usei maquinas, escrevo sempre no computador, mas gosto de tirar notas no papel.

Você cozinha bem? O que mais gosta de cozinhar?
R: Cozinho relativamente bem sim. Ultimamente estou na fase da panela de pressão, por isso tudo que caiba numa panela de pressão eu tenho feito, feijão, costela assada, arroz com lingüiça e até pudim, rsrs.
Mas como meu conterrâneo tu bem sabe que nada supera nossa amada comida mineira!
 
Gosta de esportes? Algum hobby em especial?
R: Gosto de futebol, pela televisão. E sou adepto da prática de trekking
 

Você tem um sonho, traça uma meta? Ou prefere deixar acontecer naturalmente?
R: Meu sonho é subir a montanha. Qual montanha? Sempre a próxima, porque sempre vai haver uma próxima, rsrs.
 

Qual seu maior defeito e sua maior qualidade?
R: Paciência, tanto defeito como qualidade
 
A vida é feita de aprendizado, então lhe pergunto; Qual é a maior lição que aprendeu na vida e como foi isso? Nos repasse ela, por favor.
R: Respeitar a vida é o maior aprendizado que tive, e é um aprendizado constante, primeiro com meus pais e amigos, com a própria natureza, e agora com meus pacientes, muitos deles já deixando esse mundo. Respeite a vida, porque ela é rara e única.
 
  

Sangue?
R: Faz parte do trabalho, rsrs

Uma cor?
Azul
 
Um sabor?
Cerveja
 
Uma fruta?
Banana

Uma reação?
Rir

Saudade?
Saudade da minha infância querida

Tempo?
Mistério

Um cheiro?
Terra molhada

Um rosto?
O meu

Fé?
Só na vida

Papel?
Origami

TV?
Não tenho

Tesoura?
Cirúrgica de aço inox

Mar?
Ipanema

Estrada?
Aquela sem fim

Um início?
O céu

Uma ilusão?
Políticos honestos

Sexo?
O amor é melhor

Drogas?
Café

Um segredo?
Não posso contar...hehehe

Uma Letra?
π
 
Literatura?
Clássica Universal

Uma mensagem para o pessoal e para o DTRL:   
Pessoal, não parem!

Obrigado ao talentoso autor Luciano Silva Vieira, vencedor do 6° DTRL com o conto Por um Vestido Azul. Leiam o excelente conto, aliás, leiam mais contos desse grande escritor. 

Obrigado!


Entrevistador: Sidney Muniz
DTRL Desafio de Terror Rascunhos Literários
Enviado por DTRL Desafio de Terror Rascunhos Literários em 04/11/2016
Reeditado em 04/11/2016
Código do texto: T5813516
Classificação de conteúdo: seguro