A JORNADA DE ELISEU - DTRL 29

Não existe nada mais maravilhoso na infância do que estar dormindo descoberto, e sentir que seu pai veio ajeitar seu cobertor. Um gesto de carinho bem simples, mas tão delicioso que o pequeno Eliseu se encolheu todo, enrodilhando-se gostosamente na cama. Ressonou como fazia o gato da família, quando dormia perto do fogão, buscando abrigar-se nos dias frios.

Os cinco cômodos da casa modesta em que viviam eram bem cuidados, mas o telhado começou a apresentar umas goteiras depois que os moleques da vizinhança fizeram-no de alvo para suas pedradas. Rivelino, o pai, tinha se levantado no meio da noite para certificar-se de que não estava pingando em cima do filho. Ficou feliz por não encontrar nenhuma goteira no quarto do filho, e resolveu voltar para o quarto.

No caminho, passou por Nino, o gato, que estava no canto da parede com os pelos negros eriçados, os olhos verdes fixos e mais brilhantes que o habitual. Rivelino foi acalmá-lo. O gato afastou-se ante sua aproximação, espremendo-se ainda mais contra a parede. Nino emitiu um guincho de medo e arranhou a mão do dono, que tentava acariciá-lo, e saiu correndo pela casa escura, sumindo de vista.

__Bicho doido! __resmungou Rivelino.

Enquanto esfregava a mão arranhada para amenizar a incômoda dor, deu-se conta de que estava muito frio dentro de casa. Inexplicavelmente frio para uma noite como aquela. Mesmo com a chuva baixando a temperatura, nada indicava que haveria uma friagem tão forte e repentina. Resolveu pegar um cobertor mais grosso para o filho, mas ao entrar no quarto sentiu seu corpo se paralisar por inteiro. Sem entender o que estava lhe acontecendo, tentou chamar a esposa para ajudá-lo, mas a voz não saía. A dificuldade de movimento era tanta, que só com muito esforço conseguiu mover o pescoço para verificar a situação de sua mulher.

A mulher estava envolta em uma névoa escura, que foi lentamente tomando forma, condensando-se ao redor dela. A névoa corporificou-se como um homúnculo extremamente magro. Era quase um esqueleto coberto com couro escurecido, com pernas e braços muito longos.

A aparição tinha dedos finos terminados em pontas agudas,sua face era chupada como a de alguém sofrendo de gravíssima inanição, e nela não havia olhos.Naquela cabeça horrorosa havia apenas uma boca rasgada de ponta a ponta, e dela saía um sibilar como o de uma cobra, porém mais alto.

Rosana acordou gritando sobressaltada e com os olhos arregalados de medo. Sem acreditar no que via, lutava para se livrar, mas estava em desvantagem diante do abraço tenaz daquela aranha humana. Mesmo sem olhos, o atacante conseguia bloquear os movimentos da mulher. Para todos os efeitos, ele enxergava. Rivelino, impotente, observava a luta da mulher. Estava tomado por uma mistura de medo e angústia. Sabia que não estava sonhando, mas por mais que se esforçasse, não conseguia se libertar. Seu corpo não o obedecia. Tinha que avisar seu filho. Tentou gritar, mas a despeito do seu esforço, não emitiu nenhum som.

No meio daquele pesadelo, houve um detalhe na atitude da esposa que intrigou o paralisado Rivelino. Ele teve a impressão de que Rosana se recobrou do susto e enfrentava a visagem. Talvez por causa do grande esforço que estava fazendo para virar a cabeça e acompanhar aquela loucura, não estivesse tendo uma visão correta do acontecimento. Mas podia jurar que além de sua visão estar escurecendo por falta de ar, sua mulher conseguia golpear o invasor sem tocá-lo. O frio era intenso e tudo escureceu. A eternidade o chamou.

Ouvindo o grito da mãe, o pequeno Eliseu acordou e correu para o quarto dos pais. Ao chegar, viu o corpo retorcido do pai morto ainda preso à parede e o sua mãe engalfinhada com um fantasma.

_Corre! Pega o Jeremias e corre pra casa da madrinha! -ordenou a mãe.

_ Mamãe... - choramingou, o menino.

-Vaaaai! - Ordenou novamente, a mãe com um misto de urgência e dor na voz.

Eliseu correu e agarrou Jeremias, seu boneco de pano. Um urso de pano, velho, mas amado pelo menino. Abriu a porta da sala onde dormia, ainda a tempo de ouvir um grito mortiço de sua mãe. Compreendeu que o fantasma havia vencido a luta. Agarrado ao boneco, correu. Correu o mais que pôde em direção à casa da madrinha Marta. Tão rápido quanto suas perninhas de nove anos de idade permitiam.

O rosto e as roupas, banhados em lágrimas, e os olhinhos arregalados, externavam o terror que ribombava dentro do seu peito. Não entendia nada. Não sabia de nada. Sabia apenas que há alguns minutos estava dormindo em sua casa como sempre dormiu. Esperava um novo dia, mas agora corria no meio da madrugada. As esburacadas ruas de terra batida da paupérrima vila estavam escuras e desertas àquelas horas. “Horas mortas” no dizer de sua bisavó: “Menino, evite as horas mortas! Vá dormir!”

“Mas hoje eu não posso, Bisa! Hoje tenho de correr!”

A estrada longa e reta se projetava diante de seus olhos ladeada pelo mato alto e por árvores altas. Costumava passar por ali todos os dias sem nunca ter medo. Era o caminho da escola. E também era o caminho da casa da madrinha. Mas agora via a estrada de uma forma como nunca vira antes. Na escuridão da noite, sentiu medo do mato que ondulava devagar tocado pelo vento quente. As árvores altas pareciam esconder coisas horríveis. Os galhos retorcidos eram como mãos malignas estendidas para o céu.

Em seu desespero Eliseu, ouviu um ronco. Vinha de dentro do matagal. Estava perto dele. Seria o fantasma que matou seus pais? Olhou para trás e viu um cão negro de orelhas enormes sair do mato. O cão farejava o chão, sem rumo. Estranhamente, o animal não o via.

Paralisado de medo olhava o monstro andar a esmo no meio da rua. Mas ele estava se aproximando. Eliseu voltou a correr, mas escorregou na lama e caiu estrondosamente e Jeremias saiu de suas mãos indo cair alguns metros à frente. Foi o suficiente para que o cão negro rosnasse raivosamente e disparasse certeiro em sua direção. Os olhos em brasa. O rosnado furioso. Eliseu levantou-se e correu. O monstro já quase sobre ele.

Agarrou Jeremias, já sentindo o hálito quente do cão do inferno em sua orelha. A pata direita erguida no ar prenunciou o golpe. O menino viu as garras assassinas atravessarem seu corpo como se atravessassem o ar. Golpeando o vazio, a criatura desequilibrou-se e caiu rolando pelo chão.

Eliseu apertava Jeremias junto ao corpo. Apertava tão forte que extraía um cheiro de mato das plantas que recheavam o boneco. Lembrou-se da tarde em que sua mãe costurara umas folhas e talos dentro do boneco. “Para te proteger, filhote!” – disse ela.

O cão levantou-se do chão, agora em postura bípede, olhando para as próprias patas e para o espaço ao seu redor buscando entender o que aconteceu. Sua mente bestial estava confusa. Mas na mente do menino não havia dúvida: foi Jeremias que o protegeu, como sua mãe havia dito. Olhou para o animal a sua frente. O monstro absolutamente não percebia sua presença. Preferiu não abusar da sorte e disparou novamente para a casa da madrinha. Enquanto corria, viu o cão embrenhar-se no mato novamente. Achou que seria atacado de novo

Já conseguia ver a casa da velha Marta, mas ainda tinha de vencer o morrinho que havia na curva antes da casa. As árvores dominavam a paisagem naquele ponto. Chegavam mesmo a juntar as copas sobre o caminho, formando uma cobertura. Enquanto se aproximava da humilde casa de madeira viu um par de olhos brilhantes correr dentro do arvoredo. O cão negro o havia seguido até ali. Não sabia como, mas ele estava lá. E não estava sozinho.

Havia uma mulher com ele. Uma mulher quase transparente, pálida e de olhar profundo. Sentiu que a mulher podia vê-lo e que o olhar dela o paralisava. Ela sorriu transformando sua face em uma maliciosa máscara de maldade. Com um movimento surpreendentemente rápido, ela surgiu ao seu lado, ergueu os braços acima da cabeça e baixou-os lentamente fazendo um arco. Enquanto ela baixava seus braços e desaparecia no ar, Eliseu sentia Jeremias tornar-se tão pesado que não conseguia continuar a segurá-lo. O boneco foi ao chão e o cão novamente avançou sobre o menino. A velha Marta surgiu na porta, enquanto o menino gritava com todo o seu fôlego:

_ Madrinhaaaa!

_Entre! – gritou ela, colocando-se entre o menino e o lobisomem, que corria furibundo na direção da criança. O menino escondeu-se atrás da velha mulher. Impassível diante do monstro, Marta começou a entoar um cântico.

Agarrado ao vestido da madrinha, Eliseu ouvia aquele cântico belíssimo e enquanto se lembrava de já ter ouvido sua mãe cantá-lo uma vez, via o lobisomem se contorcer no chão.

A voz de Marta soava como o tilintar de um sino de vento. Assim como a voz de sua mãe ao cantar aquela mesma canção.

O lobisomem mudou de forma lentamente enquanto o cântico era entoado. Virou um homem. Era seu Amadeu, o dono da quitanda. Mas continuou a mudar de forma até se tornar um bebê e finalmente morrer. Com o corpo e as roupas cobertos de suor e lama, Eliseu soluçava. Marta levou para dentro de casa e fechou a porta atrás de si. Olhando para a criança aterrorizada ela disse:

_ Você está seguro agora.

_ O fantasma matou a mamãe... E matou o papai também! – disse o menino, caindo em choro convulso enquanto era abraçado pela velha senhora. Depois de tanto fugir, sua mente rendeu-se à dor da perda.

As muralhas erguidas pelo instinto de auto-preservação estavam ruindo e dando lugar à uma terrível realidade, repleta de solidão e horrores. Após tomar banho quente e receber uma roupa limpa, Eliseu foi apresentado a um homem de rosto magro e expressão atenciosa. Um homem cujo rosto era duro, mas que tinha um olhar terno.

Olhava para o menino com devoção e carinho, como se já o conhecesse há muito tempo. Eliseu não sabia quem era ele, afinal a madrinha sempre morou sozinha e ninguém sabia se ela tinha um filho. Entretanto, a face do homem era-lhe muito familiar.

_ Você precisa ser forte, pois sua jornada está apenas começando. – disse Marta.

_ Quem matou seus pais não foi um fantasma. Foi um demônio, um ser infernal. Sua mãe morreu porque lutou com ele para ganhar tempo para você fugir. Ela não era uma mulher comum. Sua mãe era uma iniciada. Alguém que nasceu humana, mas que deixou de ser apenas uma mulher para se tornar algo mais. E ela o fez com o objetivo de trazer você ao mundo.

_Não estou entendendo, madrinha. – retrucou Eliseu.

_ Sua mãe fez um pacto. Eu fui a intermediária desse acordo. Eu ensinaria a ela as artes do mundo invisível e ela, em troca, traria ao mundo alguém que eu e minhas irmãs esperávamos há milênios. Alguém que viria para nos liderar e assumir o controle da escuridão. Você, Eliseu. Nós esperávamos por você.

_ Mas eu não quero viver na escuridão. Eu não quero ser mau. – contestou.

_ Mas você não será mau jamais, querido! – disse Marta, olhando para o homem magro.

_ Você controlará os seres das trevas para que eles não avancem sobre a Terra. Hoje você viu coisas que nenhum mortal viu e viveu para contar. Você viu um demônio, foi atacado por um lobisomem e por uma bruxa e está vivo.

_ Mas só porque você e o Jeremias me salvaram. – emendou o menino.

_ Sua mãe fez aquele boneco para despistar os seres das trevas. Um amuleto poderoso contra os filhos do Mal. Mas ele não é infalível.

A astúcia da bruxa combinada com a brutalidade do lobisomem quase te levou à morte. As bruxas existem, Eliseu. – asseverou Marta.

_ A senhora matou o lobisomem com uma música que minha mãe também cantava. A senhora é uma bruxa, madrinha? – perguntou.

_Não meu querido. Eu sou de uma linhagem mais antiga. Bruxas nasceram humanas e se aliaram às trevas. Eu não, eu nunca fui humana. E não sou aliada das trevas.

_ O que a senhora é, então? – perguntou, confuso.

_ Eu sou uma fada. Eu existo desde antes de os primeiros homens surgirem. Vivi em mundos intangíveis para os habitantes da Terra. Já conduzi grandes homens a seus destinos. Fui madrinha de dois reis, sendo que um deles matou um gigante e o outro arrancou uma espada que estava incrustada numa pedra. E antes de receber a missão de te proteger, fui madrinha de um velho médico na luta contra um poderoso vampiro. A razão de eu viver neste vilarejo, é a sua proteção. Mas, depois dessa noite, temo que não poderei mais fazer isso. Meu tempo já está chegando. Os habitantes das trevas sabem onde você está e virão atrás de você. Não, não arregale os olhos. Por isso evoquei um aliado, alguém totalmente confiável para esta tarefa. – disse apontando para o homem magro que finalmente falou:

_ Olá, pequeno Eliseu! - disse, ele.

O sorriso do homem magro era tão cativante e parecido com o de seu pai, que Eliseu sentiu um sopro de conforto no meio daquela dor.

_ O que acontecendo neste momento é o início de sua jornada. Um caminho que te levará ao lugar que lhe é destinado. Controlar a escuridão não é o que você pensou. Você não fará parte dela. Na verdade, você será o mediador entre a luz e as trevas. Desde a aurora do Homem, as trevas buscam subjugar a Humanidade e, para isso, o Inferno enviou representantes para trazer o terror e a perdição aos seres humanos. Todas as estórias de assombrações, bruxaria, vampirismo, e possessões são reais. Tudo isso acontece no meio de um combate no qual os mediadores refreiam o quanto podem, o avanço dos seres infernais. Se não fosse por eles, estes fatos não seriam tratados como fantasia ou superstição. Eles seriam vistos a todo instante e a Terra seria um enorme antro de loucura.

Eliseu ouvia, trêmulo e confuso. O homem magro continuou.

_ Você será o maior de todos os mediadores. Na verdade, sua missão será varrer todos estes representantes do Maligno da face deste mundo. Nós conseguimos manter segredo sobre sua localização até esta noite. Seu nascimento já esperado por eles. Mas sua mãe e Marta conseguiram ocultá-lo até hoje.

_ E papai? – perguntou Eliseu.

_Ele não sabia de nada. Era apenas um bom homem vivendo com sua família. - ao dizer isso, a voz do homem magro embargou e ele silenciou por alguns segundos.

_ Mas tenha fé. Nós o guiaremos pelos conhecimentos do mundo invisível e das artes antigas.

_ Eu poderei caçar o fantasma que matou o papai e a mamãe? – perguntou o menino.

_ Você não precisará caçá-lo. Ele virá atrás de você.

Mal as últimas palavras do homem magro acabaram de ser pronunciadas, as paredes de madeira do casebre foram abaladas com um grande estrondo. Parecia haver uma multidão batendo contra elas do lado de fora. Marta levantou-se e disse:

_ É uma multidão de mortos! Temos de fugir imediatamente. Eles vão destruir a casa para nos matar

Fora da casa, uma procissão de corpos mortos que grunhiam e esmurravam as paredes, tentavam quebrá-las a qualquer custo. As mãos apodrecidas esfacelavam-se no impacto com a madeira ou eram rasgadas por farpas ao penetrar nos buracos que abriam. Toda a casa balançava na iminência da queda.

Do lado de dentro, a fada, o menino e o homem magro corriam procurando um ponto mais resistente para que pudessem se concentrar e fugir. O cheiro de carne putrefata antecipou-se aos cadáveres e invadiu a casa empesteando o ar, tornando-o irrespirável.

Marta, Eliseu e o homem magro, prendendo a respiração, abraçaram-se na cozinha da casa. Marta fechou os olhos e, concentrou-se. Para azar dos três, a primeira parede a ceder foi a da cozinha. Eliseu agarrou-se a Marta quando viu a turba de zumbis irromper pela parede. Uma profusão de braços mortos e mãos cadavéricas estendiam-se nervosamente em sua direção. O menino tremia de medo.

Mas eis que o cenário ao redor oscilou como uma imagem na superfície de um lago tocado por um vento repentino. Em seguida, a algazarra dos zumbis e ambiente ao redor foram se tornando visões esmaecidas e ele teve uma nauseante sensação de cair no vazio.

***

Quando a realidade começou a se recompor ao redor dos três, Eliseu viu que estavam numa caverna. Nunca estivera no interior de um caverna, mas era assim que ele as via na televisão. Escuras e rochosas. Mas agora percebia que além da escuridão e da aparência pedregosa, uma caverna era úmida e tinha cheiro de terra molhada. Aquela onde estavam não era nem tão escura. A uma certa distância havia uma luminosidade mortiça e leitosa, que se projetava pelas paredes, revelando um túnel.

_ A partir daqui começaremos sua educação, Eliseu. – disse Marta. – Ao fim desse caminho, dezesseis anos terão se passado para nós, mas no tempo terrestre, voltaremos para a mesma noite em que partimos.

_ Me dê a mão, pequeno. E pode me chamar de tio Eli. – disse o homem magro.

Eliseu segurou a mão de Eli e repentinamente a paisagem começou a mudar. Estavam em um vasto campo ao cair da noite. Havia nuvens densas no céu. Uma mulher vestida com roupas muito antigas andava pelo campo apressadamente, quase correndo. Estava amedrontada e ofegante. Passou ao lado dos três viajantes sem perceber a presença deles. Eliseu compreendeu espontaneamente que a mulher não podia vê-los. Entendeu que estavam na mesma situação em que ele, ao ser protegido por Jeremias.

Quando a mulher tropeçou e caiu, um enorme morcego, do tamanho de um homem, lançou-se velozmente sobre ela. As asas de couro enrolaram-se na pobre mulher que gritava em vão por socorro. O contato das asas membranosas causava nojo e agonia na desesperada vítima.

Os olhos brilhantes do morcego atraíram o olhar da moça, que se debatia cada vez menos, até que o monstro cravou os dentes em seu pescoço. Ao perceber que a vida havia se esvaído completamente daquela mulher, ele a soltou. O corpo caiu ao chão com um baque surdo, permanecendo numa posição desarticulada.

Satisfeito, o morcego transformou-se em um homem alto de grossas sobrancelhas, nariz aquilino e olhar intimidante.

Eliseu entendeu imediatamente a natureza do vampiro. A compreensão brotava em sua mente.

_Vamos embora daqui. – disse, Marta. – vampiros e fadas têm uma longa história de rivalidade.

***

_ Madrinha, como é que estou aprendendo sobre coisas que eu nem sabia que existia?

_ Você já tinha todo esse conhecimento em sua mente e em seu espírito. A jornada apenas fará com que ele aflore em sua consciência. Olhe para você mesmo agora. Percebeu o que aconteceu?

_ Estou mais alto! – espantou-se _ Estou quase da altura do tio Eli.

Eli sorriu. Eliseu notou uma mudança na aparência do homem magro. Ele parecia estar ficando sem cor...

***

A próxima parada da viagem se deu em um beco escuro no barulhento centro de uma cidade grande. Um homem nu contorcia-se no chão do beco. Queimava em febre. Uma febre anormalmente alta. O homem gemia de dor, como se cada batida de seu acelerado coração estivesse prestes a explodir seu peito. Os três observavam atentamente o que acontecia com ele. Eliseu era o mais atento, pois aquilo não era nenhuma novidade para Marta e Eli.

Quando a lua cheia revelou-se entre as nuvens, o homem silenciou e passou a fitá-la, fascinado. Seus olhos esbugalhados, quase saltando das órbitas, eram agora prisioneiros do luar. O rosto coberto de suor e a boca aberta deixando cair saliva em abundância, davam-lhe uma aparência de demência.

Mas enquanto o brilho hipnótico da lua o escravizava, seus dentes cresciam e seu corpo se cobria de pelos, completando a transformação. Eliseu reconheceu o tipo de monstro que estava diante deles. Era um lobisomem, como aquele que o atacou. Mas agora o via, não mais com medo, mas com um olhar analítico e estratégico.

O pavor da criança deu lugar à frieza do adolescente que era agora.

Sob os olhares dos três viajantes, o lobisomem partiu celeremente para iniciar a noite de carnificina.

_ Não podemos fazer nada, além de observar, porque estes fatos já ocorreram não é tio Eli? Estamos viajando pelo passado, não é?

– perguntou Eliseu, revelando um aperfeiçoamento de sua intuição.

_ Exatamente, pequeno. – respondeu Eli. – São fatos consumados, nada podemos fazer para mudá-los. Mas como você já sabe, para cada evento desses que se concretizou, um sem número de outros foi impedido de ocorrer.

Marta olhava, satisfeita, a crescente semelhança física entre Eliseu e Eli. E também estava feliz por Eli estar cada vez mais descorado. Como uma foto antiga que se apaga com o tempo, Eli estava ficando menos nítido.

***

A viagem etérea continuou. Eliseu aprendeu sobre todos os habitantes da escuridão. E mais ainda sobre si mesmo. Tendo o sangue de uma iniciada em suas veias, ele desenvolveu seus dons espirituais ao longo da sua jornada pelo mundo invisível. Finalmente chegou a hora de retornar à noite onde tudo começou.

_ Venham, é hora de voltar. – disse, Marta, olhando emocionada para Eliseu.

Eliseu era agora um homem adulto. Tinha uma expressão dura no rosto, resultado de tudo o que viu e aprendeu, mas o mesmo olhar terno do menino que foi até aquela assustadora noite.

Eli, o homem magro, permanecia em silêncio. Ficou feliz ao perceber que Eliseu estava da sua altura. Os três se abraçaram para iniciar a viagem de volta.

***

As paredes da casa de Marta foram se materializando intactas. A casa estava intocada como se nada tivesse acontecido. Além disso, havia três mulheres idosas à espera. Todas muito parecidas com Marta.

_ Bem vinda de volta irmã. – disseram em uníssono, com o mesmo timbre metálico que Marta havia empregado para entoar o cântico com que matara o lobisomem. Eliseu agora reconhece esse timbre. Não é exatamente como um sino de vento, mas o tilintar da prata.

_ Vemos que sua última missão foi um sucesso. Estamos aqui para honrá-la e cumprir o seu último desejo. – disseram as três fadas.

_ Obrigado, irmãs, mas o tempo é nosso inimigo. Terminemos nossa obra para que eu possa descansar e deixar meu último legado.

Meu último presente para você. – disse, virando-se para Eliseu.

_ Madrinha, como a casa está inteira? Vimos os mortos destruírem tudo... – perguntou Eliseu.

_ Eu fiz com que voltássemos algumas horas antes do início de tudo. Antes de sua casa ser atacada. – revelou a fada, entregando um espelho a Eliseu, que ficou surpreso.

_ Então quer dizer que meus pais ainda estão vivos? Então eu poderei salvá-los! – disse, ansioso.

_Sim, poderá. Esse é meu presente para você. O alívio de sua dor. Eu não quero mais viver. Já estou satisfeita com a minha existência e de muito bom grado pedi a minhas irmãs que minha essência vital fosse usada para trazer seus pais de volta. E assim o faremos. No momento em que o ataque do demônio se iniciar você estará lá para salvá-los. Ele virá atrás de uma criança indefesa, mas encontrará você. E eu deixarei de existir para que seus pais possam continuar vivendo. Mas não se deixe ver pelo pequeno Eliseu. Agora, olhe-se no espelho.

Eliseu olhou-se no espelho e viu o homem magro.

_ Sim, eu sou você. – disse o já translúcido “Eli” com um sorriso.

_ Madrinha Marta precisava do aliado mais confiável para ajudá-la a proteger aquele pequeno menino tão violentamente aterrorizado. E ninguém melhor do que o mediador mais poderoso de todos os tempos: Nós! Adeus. - e com essas palavras, “Eli” esvaneceu-se de vez.

Uma chuva fina começou a cair, e um menino percebeu, feliz, que seu pai ajeitava suas cobertas na noite fria.

FIM

TEMA: CONTOS DE FADAS / CRIATURAS DO INFERNO

P.S.: Marta matou o lobisomem com um cântico mágico. A música (e a interpretação) que me deu a idéia para este conto está neste endereço:

https://www.youtube.com/watch?v=cBqTQ6-AJl4