O HOMEM DA CAPA PRETA:

Jonacy Lopes-

Historias que vovó dizia-

O homem da capa preta-

Minha avó contou-me uma historia assim:

Minha avó falou que uma ocasião ela ainda era menina e morava em Santomé distrito de Inhapim MG.

Nesta época Santomé era um pequeno vilarejo tinha uma igrejinha onde o pessoal participavam das missas, faziam batizados casamentos e todos eventos da religião católica, porem como a comunidade contava com uma população pequena não tinha ali um padre fixo apenas coordenadores que cuidavam da igreja, o padre ia lá de tempos em tempos ministrar algumas missas.

Mas ocorreu que um padre que era filho da localidade já contando com seus 82 anos porem fraco fisicamente mais muito lucido, este padre decidiu ir terminar seus dias em Santomé e assim Santomé ficou em festa agora ali tinha um oficial da igreja, o padre agora celebrava as missas na semana e aos domingos, casamentos e batizados tinha facilidades de datas.

O negocio era a comunidade zelar do padre devido sua idade.

As coisas facilitaram ainda mais quando apareceu no vilarejo uma freira, que segundo ela foi designada a cuidar do padre, morar junto com ele, foi preparado na casa da igreja todo o conforto para a freira, e ela não era uma senhora contava pela a aparência 35 a 39 anos mais ou menos.

Era uma freira muito bondosa, carinhosa com a comunidade, tinha uma peculiaridade diferenciada das freira tradicionais, dizem que era boa de benzimento e rezas, muitas pessoas tinha fé nas rezas da freira.

O povo era muito pacato, mas algo vinha tirando o sossego da comunidade local, aparecia nas estradas um cavaleiro de capas pretas chapéu de abas preto, ostentava no rosto uma mascara também preta dizem que tudo era preto das roupas ao enorme cavalo.

Este cavaleiro surgia nas estradas com chicote na mão açoitando o ar e gritando: __ Ira,iraaaa,irara......

__ Ira, iraaaa, irara...

O povo corria deixando todos pertences para trás e o cavaleiro surrupiava tudo de valor que era deixado..

Quando alguns cachorros atacavam o cavaleiro ele cortava eles no chicote de forma que eles fugiam ganindo..

Alguns moradores reclamaram com a freira tal ocorrência, a freira se prontificou a ir rezar e benzer a estrada, porem precisava de dinheiro para mandar trazer de fora um manto sagrado e águas bentas, toda a comunidade em campanhas juntaram boa quantias em dinheiro e deram para a freira, incrível as rezas resolveram foi um período de sossego o homem da capa preta havia sumido das estradas..

Eis que passar uns tempos surgi novamente o homem da capa preta aterrorizando a população com seu chicote e seu enorme cavalo preto..

Novamente a comunidade foi reclamar com a bondosa e quase santa freira Dirce.

E ela falou que o efeito das rezas e águas bentas devem ter acabado, sendo assim só um novo rito pra espantar o cavaleiro da capa preta..

Novamente foi arrecadado uma boa quantia em dinheiro para a freira mandar vir os objetos sagrados, e o ritual feito, sumiu novamente o homem da capa preta.

Mas agora ele sumia por curtos períodos, e o pessoal já estava enjoado de fazer rateios e dar o dinheiro para a freira mandar trazer os objetos de fora..

Desta feita uns trés caboclos lá combinaram de fazer uma armadilha pra pegar o homem da capa preta, e assim o fizeram.

Cavaram um enorme buraco na estrada de três metros pela largura da estrada e quatro metros de profundidade, colocaram bambus podres tapando o buraco e cobriram com uma camada fina de terra seca e folhas.

Quando chegou a noite tarde, eles se colocaram na estrada, isca para o homem da capa preta, deu certo foi dito e feito surgiu o homem da capa preta:

__Ira,iraaaa, irara.....

O homem da capa preta gritando estrada a fora açoitando o chicote no ar..

Os homens na intenção de levar o homem da capa preta pra armadilha tocaram seus cavalos em disparadas no rumo da armadilha, e o homem da capa preta os seguiu na mesma entoada.

Quando estava próximo da armadilha os caboclos que já sabia da armadilha desviaram obviamente, o homem da capa preta despencou no buraco, ficando preso lá, não era algo do alem pois gritava agora por socorro a voz era fina igual de mulher.

Os homens foram chamar mais amigos e populares para ver que tinham pego o temido homem da capa preta.

Pasmem quando descobriram o homem da capa preta sem a mascara e capas, era uma pessoa muito conhecida e respeitada no vilarejo.

Era a freira Dirce o homem da capa preta, uma golpista que de santa nada tinha..

Quando o delegado e alguns soldados vieram buscar a tal golpista, falou que ela era procurada em varias regiões por andar dando vários golpes e não era uma freira..

Impulsionar publicação