História da Congregação Puritana do Brasil.

A Congregação Puritana do Brasil é uma tradicional denominação protestante vinculada a Congregação Puritana Norte Americana, com sede na cidade de Arkham no estado de Massachusetts. A igreja foi fundada originalmente na Inglaterra no ano de 1604, pelo profeta Jonathan Campbell, que foi perseguido junto com seus fieis pela opressão religiosa do Rei James Stuart I, e por isso migraram para a América do Norte junto com de mais denominações puritanas.

Jonathan Campbell era um reverendo da Igreja Anglicana, que vivia na província de Merseyside. Segundo as crenças da comunidade, Campbell teria ouvido certa noite, em hora avançada da madrugada, um chamado vindo de fora da sua casa, de uma voz que se proclamou ser a de um anjo. Sendo um homem de coragem e fé, Jonathan Campbell se aventurou para a escuridão da noite, quando se viu alvejado pelo esplendor deslumbrante de uma luz dourada e quente. Segundo o relato, um anjo concedeu para Campbell um livro dourado contendo as regras para a consolidação de uma nova fé, puramente protestante, rejeitando a adoração de imagens e santos, além de um código de ética e moral rígidos para com seus fieis em conformidade aos ensinamentos cristãos e bíblicos.

Como outras formas de protestantismo puritanas, foram perseguidos pelo governo anglicano de James I, e fugiram para a América do Norte, se fixaram na Nova Inglaterra, especificamente em Massachusetts (sede mundial da Igreja) na cidade de Arkham.

Até meados do século XIX, a Congregação Puritana, se manteve pequena, basicamente apenas a região de Massachusetts, com igrejas em Kingsport e Dunwich. Quando Liz D. Brown, beata, esposa de David D. Brown, um notório Pastor da Congregação Puritana, que revolucionou alguns dogmas da Congregação, através de sonhos proféticos e revelações, como a afamada previsão de que uma Guerra Civil devastaria os Estados Unidos, o que para muitos se cumpriu na Guerra de Secessão, e rendeu a comunidade inúmeros adeptos e um processo rápido de expansão, incluído para outros países. Outra profecia famosa da Liz D. Brown, diz respeito ao fim do mundo, que estaria para acontecer no ano de 2014. Mesmo com o mundo não acabando em 2014, os alicerces fortes da Igreja se mantiveram, e a profecia da irmã Brown foi reinterpretada como referente aos momentos geopolíticos conturbados que passaram a assolar o mundo depois da data profetizada de 17 de Agosto de 2014. Para outros significou o início do processo de fim do mundo.

Já, a Congregação Puritana do Brasil, é uma dissidente, da norte-americana e que possui uma história a parte, com curiosas peculiaridades. A igreja se fixou no Brasil como tantas outras denominações protestantes por volta do começo do Século XX. Em partes por causa de outra profecia da irmã Brown, na qual, a nova vinda de Cristo se daria, não em Jerusalém, mas em uma Grande Nação Tropical das Américas. E o Brasil foi prontamente identificado como a Nação da Profecia. O Brasil também foi identificado com o local ao Sul do Equador, no qual Jonathan Campbell alegou ter escondido o livro dourado dado pelos anjos, como forma de preserva-lo da rusga com demais comunidades protestantes, e o livro seria redescoberto quando o Juízo Final estivesse próximo.

A Igreja de orientação tradicional e originalmente rígida, esta gradualmente se abrindo para um caminho mias suave e carismático, o que tem atraído inúmeros fieis, principalmente entre os mais carentes. Mas também tem atraído inúmeros charlatões, que se aproveitam da estrutura da Congregação Puritana para seus fins pessoais ou para contamina-la com desvios teológicos, o que tem causado grande estresse para os dirigentes, sobretudo da sede Brasileira em Porto Alegre, que tentam combater tais desvios. Existe a denuncia de quem uma comunidade próxima à cidade de Bonito em Pernambuco, que estaria reunindo uma série de desvios graves de conduta, como a idolatria de imagens e o uso de línguas estranhas e celebrações estranhas próximas à sinistra “Pedra do Reino”, que já foi alvo de culto por parte de uma comunidade messiânica e suicida entre 1835 e 1838. Mas a alta cúpula da Congregação Puritana, tem tido o cuidado em resguardar os pormenores.

Esse texto é base para, um conto que estou desenvolvendo, intitulado “A Congregação de Horrores”. História na qual um Pastor, da fictícia Congregação Puritana do Brasil, é enviado para o sertão Pernambuco, com a missão de investigar desvios de conduta em uma comunidade isolada. Ali, ele terá sua fé testada quando se depara com terrores além de sua compreensão e mais antigos do que a própria humanidade.