Hotel 538 - Professor Compar

Em qualquer país, em qualquer lugar com uma grande universidade ou faculdade, procure por uma palestra pública sobre o tema "Uma Teologia dos Panteras Negras do Encarceramento em Massa", em qualquer idioma. Ouça a palestra na íntegra; quando terminar, enquanto o restante da platéia estiver saindo, aproxime-se do professor que estava palestrando. Quando você conseguir a atenção dele, pergunte-o sobre a metodologia que ele usou para produzir a sua tese. Ele soltará um suspiro profundo, como se você tivesse feito uma pergunta muito difícil que exigiria muito tempo para responder, e te convidará a segui-lo.

Ele te chamará para segui-lo até o seu escritório. Você ainda estará livre para ir embora a qualquer momento durante esse trajeto, e seguro para conversar despreocupadamente; apenas não toque no assunto do Hotel 538, ou ele dirá "a ti não compete saber os tempos ou as épocas que Ele fixou pela sua própria autoridade", antes de te oferecer uma morte horrível. Ele te conduzirá a uma porta da faculdade com o número 512, vai abri-la e fazer um gesto para que você entre primeiro. Não faça isso. Insista para que ele entre na sua frente, é a única maneira de sobreviver.

Ao atravessar o limiar da porta, ao invés de um escritório, você se verá em um quarto de hotel de luxo. A porta será trancada atrás de ti. No interior do quarto você verá uma figura debruçada sobre um livro. Aproxime-se devagar, ele não gosta de ser interrompido quando lê. Quando ele notar sua presença, fique imóvel. Saiba que, mesmo parecendo inofensivo, ele é um dos habitantes mais perigosos do Hotel 538. Mas, se ele conseguir controlar a raiva, ele vai apenas te olhar com o mais profundo ódio.

Nesse momento, só é seguro dizer uma coisa: "Professor, eu vim aqui saber sobre a tua pesquisa". Se você der sorte, ele vai se acalmar um pouco, e pedir para que pegue em uma estante de livros uma obra cujo final do título é "Two Bodies". Preste bastante atenção, ele só vai falar uma vez o nome do livro que deseja, e você não vai querer irritá-lo ainda mais. Só nesse momento você vai perceber que a figura diante de ti é uma pessoa bem famosa, que você conhece.

Quando você trouxer o livro para ele, ele começará a falar sobre sua pesquisa. Será provavelmente uma análise crítica dos discursos de determinado líder político. Ele vai começar a se empolgar e falar apaixonadamente; espero que você demonstre o mesmo entusiasmo. Ele vai ficar dias falando sobre o assunto, e não te deixará dormir; você não morrerá de fome ou sede, no quarto haverá tudo o que é necessário para se sobreviver bastante tempo, mas talvez morra de tédio.

Quando ele finalmente se cansar, te perguntará se você quer saber mais alguma coisa. Só então é que você deve dizer: "Professor Compar, eu gostaria de saber..." e perguntar qualquer coisa, sobre qualquer assunto do mundo dos homens. História, filosofia, teologia, geografia, antropologia... ele tem o mais profundo conhecimento sobre quase tudo. Até mesmo sobre o Hotel você poderá perguntar. Mas você só terá direito a fazer uma pergunta. Então ele te dará de presente um livro chamado "Art and Revolution", de sua própria autoria, e te permitirá ir embora. Ao sair do quarto, você se verá novamente naquela faculdade onde começou esta jornada.

Esse livro não tem, aparentemente, nada de sobrenatural, mas ele contém pistas importantes sobre o Hotel 538, especialmente o capítulo que trata de mitos dos nativos na América Espanhola. Tenha uma boa pesquisa.

***

Baseado na série The Holders.