A TUMBA VAZIA

   Pietro desceu a pequena ladeira que ia da sua casa até o cemitério, local onde trabalhava como coveiro. Já era noite, ele esquecera uma ferramenta que lá deixara e que ia precisar em casa. Abriu o portão lateral daquele campo santo e adentrou sem nenhum receio apesar do horário, afinal já estava acostumado e nada temia, mortos não incomodam ninguém. Pegou a ferramenta desejada e dirigiu-se para a saída quando uma cena lhe chamou a atenção, uma das tumbas estava aberta e havia indícios de que alguém ali estivera. Matos remexidos, flores jogadas ao lado da tampa e o buraco a vista, lá dentro farrapos de roupas velhas. Pietro estranhou mas deixou para arrumar tudo na manhã seguinte. Ao deixar o cemitério teve a impressão de que alguém o espionava, porém nada constatou.

   No dia seguinte, como de costume, o coveiro chegou ao seu local de trabalho e a primeira coisa a fazer era organizar aquele cova que estava aberta, mas qual não foi seu espanto quando a encontrou fechada e sem nenhum sinal de violação. Coçou a cabeça pensativo e seguiu para suas atividades habituais, um enterro já estava prestes a ser feito.

   Largou pouco mais das cinco da tarde e seguiu para casa onde tomou um banho e se preparou para jantar.  A noite estava fresquinha, então ele resolveu dar uma volta pelas resondezas. Deparou-se com um vulto que deixava o cemitério na hora que por lá passava. Ficou curioso e seguiu naquela direção, mas o vulto sumiu na escuridão. Como tinha as chaves, abriu o portão e foi vistoriar e ver se havia alguma coisa errada. Tudo estava normal, porém quando adentrou mais um pouco viu novamente aquela mesma cova aberta e a tampa jogada de lado, além das flores espalhadas. Identificando a lápide verificou que se tratava de um homem que morrera em um acidente violento há pouco mais de cinco anos. Deixou tudo como estava para na manhã seguinte organizar.

   Manhã seguinte, dia lindo, maravilha de sol, lá se vai o coveiro Pietro para seu serviço, iria logo arrumar aquela tumba aberta, estava curioso com esse fato. Em lá chegando estava tudo em ordem e a tampa no seu devido lugar. Mais uma vez surpreso voltou para outras atividades.

   Esse fato se repetiu por várias noites até que Pietro resolveu demorar mais um pouco no local de trabalho, ficou escondido em uma área que dava para ver a citada tumba de longe. Esperou para ver com os próprios olhos o que acontecia. Não demorou muito e a tumba começou a levantar, o coveiro arrepiou-se mas ali permaneceu quieto, foi quando uma criatura horrenda saiu da tumba e caminhou em sua direção como se advinhasse que ali estava. Com voz rouca disse para o coveiro: "vou dar uma volta, não me importune e pode deixar que eu arrumo tudo".

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 03/08/2020
Código do texto: T7024985
Classificação de conteúdo: seguro