Rochas

Já era noite, céu limpo e estrelado, sem a presença da Lua. O chão era arisco e quebradiço, cor alaranjada. O silêncio da caatinga noturna é fascinante ao mesmo tempo que é amedrontador. O que um geólogo recém-formado faz naquela escuridão em meio a mata branca do interior cearense?

Ah, foram os monólitos desta terra que chamaram-me atenção. Eram irresistíveis. Incríveis rochedos que, inclusive, formam, no imaginário popular, imagens de animais, pessoas e até seres estranhos.

A verdade é qu'estou perdido. Por teimosia, não segui os meus colegas, ainda quando era tarde, e segui sozinho, dizendo que logo voltaria. Olha só onde estou, agora...

Não há porque temer, afinal, basta subir em alguma elevação - e isso há bastante por aqui - e procurar pela luminosa poluição da cidade. Não seria difícil. Isso era o que eu pensava, ah, inocente fui...

Nem mesmo chance de pensar eu tive, um estrondo ouvi próximo a mim. Não era um animal, definitivamente. O barulho foi muito forte, como se alguma rocha grande caísse e estraçalhasse no chão. Foi o que ocorreu, porém, além disso, para a minha infelicidade, as grandes estruturas, outrora estáticas, criaram vida.

Colossos me cercavam, me encaravam com aqueles olhares que mais pareciam uma mistura de ódio, medo e tristeza. Eu era uma pequenina pessoa em meio a gigantes de pedra...

Medo foi o que senti, todos eles se aproximavam de mim, cada vez mais perto, eu não tinha como fugir. Todos diante da minha pessoa, abaixaram-se como se quisessem me observar melhor. Criaturas inanimadas, lagartos, pessoas; era o meu fim?

Fragmentaram-se em pedregulhos, aos meus pés, me elevaram a muitos metros distantes do chão. O vento forte ia contra o meu rosto, remexiam-se os fios de meu cabelo. Lá, ao sudoeste, estava o povoado, dava para ver as luzes, sorri. Não queriam meu mal, afinal... Porém, não era aquilo que queriam mostrar-me, o foco de luz da cidade era ofuscada em comparação com a que tinha atrás, essa era alaranjada, seguida de uma nuvem negra e grande.

Ah... Naquela direção eu podia ouvir gritos, choros e pedidos de socorro, de gente? Não...

Rodrigo Hontojita
Enviado por Rodrigo Hontojita em 15/10/2020
Código do texto: T7088407
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.