As Palafitas (Terror)

Não era pra pouco que o velho Eugênio reclamava tanto. Já era a segunda camada de madeira que ele colocaria na base de seu casebre em menos de um mês.

- Eu odeio essas palafitas! - Resmungava ranzinza o velho. - Tomara que pega fogo. Morra eu, esses muleques imundos, e todos meus vizinhos. Eu odeio essas palafitas podres...

Realmente eram podres, pois eram construídas com madeira sob o leito de córregos e lagoas. As construções eram bem frágeis, e havia perigos e falta de estrutura em todo canto.

Eu cresci vendo minha mãe cuidar de meu irmão e eu, sempre saindo muito cedo e voltando muito tarde. Nos dias sem escola, costumávamos nadar naquele córrego sujo como se fossemos imunes a tudo.

Logo cedo aprendemos a correr por aquele labirinto de madeiras farpadas e bambas sem nos machucar. Também era nosso trabalho ajudar a repor as madeiras podres de nossas casas, não exatamente repondo, mas remendando com madeiras novas ( O que sinceramente não parecia tão útil)

Me lembro quando tudo começou a mudar, na verdade, essas lembranças estão estranhamente nítidas na minha mente. O filho do velho Eugênio morreu no desabamento de sua casa.

Depois de 15 dias de procura, acharam o corpo dele boiando em meio as madeiras apodrecidas de sua antiga casa.

Me lembro de que isso ficou muito notório entre os moradores. Quando acharam o corpo do pequeno Alisson, não encontraram sinais avançados de decomposição, o que por si só já é intrigante, mas como também encontraram pequenas escamas que pareciam crescer no corpo do garoto.

Os legistas e outros médicos afirmaram de tratar se algo novo, e desconhecido até então, mas que provavelmente era apenas um caso isolado. Os moradores apelidaram aquilo de causo do menino Jaú ( espécie de peixe comum onde morávamos.)

Depois de algumas semanas o velho mudou sua personalidade por inteira... Ele começou a ficar obcecado por uma atividade em específica:

Ele nadava ao redor de sua antiga casa e ficava mergulhando uma boa quantidade de tempo, todos os dias.

Aos poucos fomos notando que sua casa ia retomando a forma de antes, como se nunca houvesse desmoronado. O velho estava ainda mais neurótico com a sua mania, ele mergulhava procurando pedaços de madeira e usava esses pedaços pra reconstruir seu casebre...

Se isso por si só já não fosse digno de internação, a situação ficou cada vez mais caótica. Agora ele começou a pescar e a viver só dos peixes que conseguia. Quando diversas vezes os vizinhos tentavam o ajudar, ele dizia:

- Mas Jaú é o melhor peixe do mundo. Vamos, provem também dele...

- Eugênio você sabe muito bem que esse leito é contaminado, não pode comer nenhum peixe daqui, se te falta dinheiro nós te doamos... Mas por favor nos deixe te ajudar...

Ele só negava e negava. Até o dia em que escamas começaram a aparecer em seu corpo, chamando a atenção de todos os vizinhos. "Homem Jaú" ficou apelidado agora o velho Eugênio. E não demorou para os garotos começarem a infernizar a vida dele, um dia quando se preparava para mergulhar, foi recebido por pedradas de alguns três pivetinhos, e essa cena se repetia por um tempo, até que ele os ameaçou dizendo:

"Ahh é? Brinquem mais, brinquem mais! Todos vocês vão virar Jaú, que nem meu filho. Cambada de imprestáveis!!"

Não deu outra, as escamas verdes e oleosas começaram a aparecer nos mesmos meninos. Daí foi uma confusão, a prefeitura veio analisar e concluiu que a causa daqueles sintomas, se davam pela contaminação do leito do rio. Uma empresa que jogava lixo contaminado na água foi investigada, mas até lá, muitas pessoas creram que senhor Eugênio realmente podia lançar maldição nas outras pessoas.

Algum tempo depois, quase que simultaneamente, os garotos foram transformados em Jaús pela madrugada. Eles já amanheceram em suas camas mortos e transformados. Os parentes, aterrorizados, os jogaram no rio, e depois disso ninguém queria ficar perto do Eugênio. Porém ele mesmo não havia ainda se transformado. E já havia pessoas que o procuravam matar por ter lançado essa maldição nos garotos.

Continua...