CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE – CLTS 16
 
NÃO BASTA APENAS PUBLICAR UM TEXTO, TEM QUE LER E COMENTAR DE FORMA IMPARCIAL INDICANDO PONTOS FORTES E OS QUE AINDA POSSAM SER MELHORADOS. A INTERAÇÃO ENTRE OS AUTORES VISA A MELHORIA CONSTANTE DE SUA ARTE, EVITE DISCUSSÕES DESNECESSARIAS.
 
 
Com o objetivo de estimular a produção literária na categoria “Contos de Terror e Suspense” dando visibilidade a autores ainda pouco conhecidos, convidamos todos os escritores de língua portuguesa a participarem do 16º Concurso Literário de Terror e Suspense a ser realizado aqui no Recanto das Letras.
 
Não importa o estilo, o CLTS está aberto a todos os gêneros literários, seja AVENTURA, FANTASIA, FICÇÃO CIENTIFICA, FABÚLAS, TRASH, GÓTICO, POLICIAL OU MISTÉRIO. Desde que bem temperado com TERROR e SUSPENSE encontrará aqui um público ávido por novas histórias.
 
PARTICIPAÇÃO:
 
1)O Concurso Literário de Terror e Suspense é totalmente gratuito e aberto ao público interessado, desde que concordem com as regras estabelecidas na presente chamada.
 
2) Para que possa participar do Concurso, o autor deverá ter no mínimo um ano de atividades aqui no Recanto das Letras ou provar sua identidade junto à organização do CLTS.
 
Obs: A pedido dos autores, esta regra entra em vigor com o objetivo de vetar a participação de perfis fakes.
 
3)Os temas desta edição serão: CINEMA, CRIANÇAS PARANORMAIS, INVOCAÇÕES MALIGNAS, FAMÍLIAS SINISTRAS E FORMAS DE VIDA ATERRORIZANTES.
         
4)Cada autor poderá participar com 01 (um) texto inédito no RL nos gêneros terror/suspense que será postado em sua própria escrivaninha na categoria Terror. No momento da postagem, o autor deverá após o título acrescentar a sigla CLTS e o número da respectiva edição. Ex: A CASA MACABRA – CLTS 16.
 
5)O autor participante autoriza a divulgação de seu conto nas mídias eletrônicas e impressas do CLTS sem prejuízos a seu direito autoral;
 
A)Para efetivar sua participação, o texto deve ser encaminhado ao e-mail: cltsoficial@gmail.com.
 
 
OBS:Devido a pedido dos autores para que se alterasse o número de palavras se faz necessário ter uma cópia do conto para verificação dos limites mínimo e máximo.
 
B)O autor poderá enviar uma foto de domínio público e uma pequena sinopse para divulgação do seu conto, caso não o faça, a adm. continuará realizando este trabalho.
 
Obs:Pedimos para aqueles que tenham disponibilidade, que façam a divulgação de seus contos em suas mídias sociais, através de posts ou compartilhamento da própria página do CLTS (não é obrigatório). A quantidade de visualizações dos contos no Recanto das Letras no período entre as edições do CLTS tem diminuído muito.
 
6)O período de postagem inicia-se no dia 31 de julho e terminará no dia 29 de agosto as 23:59 hrs de Brasília.
 
7)Cada participante deverá ler e comentar de forma imparcial todos os textos do presente concurso exceto o seu próprio. Caso deixe de comentar ou comente de forma ofensiva/pejorativa o autor terá o texto excluído da competição. Evite debates ou discussões sobre os textos, respeitem o estilo e a opinião alheia.
 
 
8)O período de comentários se inicia junto com a postagem do primeiro conto e terminará em 18 de setembro as 23:59 hrs de Brasília.
 
OBS: Comentários rasos ou genéricos estarão passiveis de advertência ou exclusão. Sugerimos que os comentários tenham no mínimo 5 (cinco) linhas e aponte os pontos fortes e os que ainda precisam ser melhorados em cada texto.
 
O comentarista poderá analisar o enredo, a trama, adequação ao tema, domínio da escrita, capacidade de envolver o leitor dentre outros componentes do texto.
 
Dúvidas em relação aos comentários, pedimos que leiam o texto:
https://www.recantodasletras.com.br/contosdeterror/7156210
 
 
9)Os textos deverão ter no mínimo 1500 (mil e quinhentas) palavras e no máximo 3200 (três mil e duzentas) palavras excluindo-se o título.
 
OBS: Esclarecemos que acima deste limite reduziria o número de convites aos textos que farão parte da coletânea anual “Contos Arrepiantes”.
 
10)Os temas da próxima edição deverão ser indicados da seguinte forma: 02 pelo primeiro colocado, 01 pelo segundo colocado, 01 pelo terceiro colocado e 01 pela organização.
 
11)O período de votação previsto será do dia 30 de agosto até dia 18 de setembro as 23:59hrs de Brasília, e o voto será dado em um post especifico aqui em nossa página.
 
12)As notas serão distribuídas de 01 a 10 obedecendo a NOVOS critérios, sob pena de eliminação.
 
A)O leitor poderá dar no máximo:
três notas 10
três notas 09
três notas 08
 
B)Notas 01 até 07 estão liberadas.
 
C)A menor e a maior nota recebida por cada participante será desconsiderada.
 
Obs:Caso o participante, como menor nota, tenha recebido quatro notas 05, uma será eliminada contando apenas as 03 notas restantes; mesmo caso se receber 04 notas 10, uma será desconsiderada.
 
ACRÉSCIMO DE 3 PONTOS BÔNUS
 
Cada autor deverá indicar:
 
C) Melhor momento de terror (3 pontos) – Aquela cena que realmente lhe faça arrepiar.
Ex: Quando as cartas de baralho ganham vida sugando a alma dos clientes, no texto A Filha da Cigana.
 
D)Personagem mais assustador (3 pontos) – O personagem mais macabro, cruel ou desprezível.
Ex: O monstro de gosma no texto A Criatura de Marte.
 
E)Plot Twist, final arrebatador (3 pontos) – aquele final que o leitor realmente não esperava, uma verdadeira surpresa.
Ex: A descoberta de que os habitantes da Vila de Quintino alimentavam a criatura assassina com o sangue de seus próprios filhos, por isso não eram as verdadeiras vítimas, no texto Aquele Que Rasteja.
 
13)Autores que deixarem de cumprir qualquer norma do CLTS por duas edições, estarão impedidos de participar da edição subsequente podendo retornar após cumprir o congelamento.
 
PARA PARTICIPAR DO CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE, BASTA DEIXAR UM COMENTÁRIO NESTA PÁGINA ACEITANDO TODOS OS TERMOS DESTE CERTAME.
 
Agora escolha um ou mais de nossos temas e nos presenteie com uma história misteriosa e arrepiante.
 
CINEMA
 
No escurinho do cinema histórias são vividas, entre um carinho e a pipoca coisas assustadoras podem acontecer. Ao ser convidado para uma sessão de cinema o que nos espera quando a magia da sétima arte salta das telas e se torna real? Corredores, poltronas e bastidores escondem segredos que só você autor poderá nos revelar. Sentem-se que o filme irá começar.
 
Obs: o tema proposto se refere a histórias relacionadas ao prédio e seus arredores.
 
CRIANÇAS PARANORMAIS
 
A paranormalidade vem sendo descrita como o próximo passo na evolução humana. Poderes psíquicos ou mediúnicos são normalmente associados a pessoas que sofrem algum trauma ou são adeptos de praticas de treinamentos rigorosos, porém crianças especiais muito cedo despertam tais poderes assustando as pessoas a seu redor. Levitação, telecinese, psicocinese, clarividência e outros ditos superpoderes também podem ser atribuídos a praticas satânicas, então esta na hora de descobrimos a origem de tantos mistérios.
 
INVOCAÇÕES MALIGNAS
 
A ganância e a sede de poder não são os únicos caminhos para a perdição, um amor perdido ou a saudade de alguém que partiu pode nos levar a atos extremos. Um ritual de invocação ou conjuração pode trazer aqueles que jazem na obscuridade, o invocador cria um laço com criaturas de poderes incalculáveis. “Pelos segredos ocultos nas runas da criação, invocamos os monstros da literatura a se unirem a este tenebroso CLTS, tomem seu lugar e nos revele sua história”.
 
FAMÍLIAS SINISTRAS
 
Sabemos que nem todos são perfeitos, que nem sempre os opostos se atraem. Uma família, a estrutura base da sociedade pode ter segredos horripilantes. Seja no mundo do crime, cometendo roubos, sequestros e matando inocentes ou nas sombras, associando-se a criaturas do além, fazendo pactos obscuros o certo é que não conseguimos imaginar como é o caráter daquele que nos convida para o café. Quando a porta se tranca, os verdadeiros intentos são revelados.
 
FORMAS DE VIDA ATERRORIZANTES
 
A vida enche a Terra de flores e belos animais, mas no ímpeto por se autopreservar e se reproduzir ela também pode esconder as criaturas mais horripilantes. Seja uma monstruosa criatura das fossas abissais, um fungo sinistro e avassalador, uma espécie vegetal das profundezas desconhecidas das florestas, um microorganismo antigo que a Terra sepultou sob o permafrost, uma criatura alienígena vinda dos confins estelares ou uma mutação feita pelo homem nas tramas escusas de seus laboratórios, que ser vivo você nos traz e que inspira terríveis pesadelos?
 
 
 
Junte-se a nós, vamos crescer juntos.
 
 
 
CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE
Enviado por CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE em 16/07/2021
Código do texto: T7300894
Classificação de conteúdo: seguro