O túmulo de Constantine

"CUIDADO O EXTREMO MEDO DAS COISAS PODE TE LEVAR DIRETAMENTE Á ELAS".

O AUTOR.

Nos séculos XVIII E XIX o medo de ser enterrado vivo era constante e havia sérias razões para isso. A medicina ainda engatinhava e não se tinha absoluta certeza da causa mortis, muitas vezes o sujeito tinha sinais vitais fracos e era declarado morto...

A Londres Vitoriana de 1831 passava por uma transição demográfica e pelo advento da revolução industrial , grandes fortunas se formaban en poucos messes e a forma dos lucros e serviços sofriam constantes modificações. Porém a medicina ainda sofria dificuldades e o grande medo da população era de ser enterrado vivo.

O senhor Constantine Smith tinha acumulado uma fortuna considerável e fora seu sobrinho Philips não possuía mais herdeiros, eles tinham uma relação de pai e filho e Constantine aos 64 anos não tinha muitas preocupações.

Somente uma coisa o preocupava profundamente, ser enterado vivo, desde jovem convivía com esse medo ao ponto de acordar noites a fio pensando nisso, até porque já assistira muitas vezes acontecer inclusive com conhecidos e amigos mais próximos.

Para que o seu medo mais profundo não se concretizasse seu Constantine vinha á algum tempo tomando medidas para se precaver desse desfecho trágico. Pedira para seu sobrinho que criasse um dispositivo com campainha para que ele pode-se acionar caso estivesse vivo, e também teria de ser velado por pelo menos dois dias .

Alguns anos passaram e quando Constantine Smith completará 70 anos um surto de cólera que assolava toda a Inglaterra acabou selando seu destino. Porém como havia suspeita de cólera nao podia ser velado e por segurança devia ser rapidamente enterrado .

Três anos se passaram desde a morte do seu tio , Philips agora tinha herdado toda sua fortuna e era um dos homens mais ricos da cidade, o surto de cólera tinha passado mais não sem antes ceifar a vida de muitos cidadãos, agora após três anos as autoridades estavam reabrindo tumbas, para constatar quantas pessoas poderiam ter tido a desgraça de serem enterradas vivas, era algo mórbido mais as autoridades queriam saber.

O túmulo do seu Constantine fora sorteado, mesmo com a relutância do seu sobrinho chegara o dia de abrir seu túmulo. Estavam presentes dois médicos e algumas autoridades.

Assim que abriram o caixão o horror tomou conta dos presentes, a tampa estava terrivelmente arranhada e ainda com algumas unhas cravadas nela, mais o pior era a feição do cadáver revirado e com o maxilar aberto num último grito de desespero.

Assim que anoiteceu seu Constantine acordou na mais absoluta escuridão, ainda conseguia respirar com dificuldade, logo percebeu que mal podia se mexer, entendeu o que estava acontecendo.

Sabia que o tempo se esgotaria rápidamente pois agora que tinha acordado o consumo de oxigênio aumentaria, acalmou-se e lembrou do dispositivo da campainha que mandara seu sobrinho instalar, estava logo acima da sua mão direita, era a chance de sair dali.

Puxou a corda que faria a campainha tocar, porém nada acontecia, até que algum tempo depois toda a corda estava dentro do caixão, ela não tinha sido amarrada ou se soltou.

O terror e o desespero tomaram finalmente conta do velho e o ar já começara a faltar, seu pior pesadelo tornou-se realidade, num último esforço de desespero cravou as unhas na tampa e gritou. Em seguida veio a escuridão junto com seu último suspiro.

A abertura do caixão pouco abalou Philips, afinal sabia que a campainha era apenas um detalhe, e as autoridades não se importavam com detalhes.

Diego Tomasco
Enviado por Diego Tomasco em 19/07/2021
Reeditado em 11/09/2023
Código do texto: T7302611
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.