CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE – CLTS 17
 
NÃO BASTA APENAS PUBLICAR UM TEXTO, TEM QUE LER E COMENTAR DE FORMA IMPARCIAL INDICANDO PONTOS FORTES E OS QUE AINDA POSSAM SER MELHORADOS. A INTERAÇÃO ENTRE OS AUTORES VISA A MELHORIA CONSTANTE DE SUA ARTE, EVITE DISCUSSÕES DESNECESSARIAS.
 
 
Com o objetivo de estimular a produção literária na categoria “Contos de Terror e Suspense” dando visibilidade a autores ainda pouco conhecidos, convidamos todos os escritores de língua portuguesa a participarem do 17º Concurso Literário de Terror e Suspense a ser realizado aqui no Recanto das Letras.
 
Não importa o estilo, o CLTS está aberto a todos os gêneros literários, seja AVENTURA, FANTASIA, FICÇÃO CIENTIFICA, FABÚLAS, TRASH, GÓTICO, POLICIAL OU MISTÉRIO. Desde que bem temperado com TERROR e SUSPENSE encontrará aqui um público ávido por novas histórias.
 
PARTICIPAÇÃO:
 
1)O Concurso Literário de Terror e Suspense é totalmente gratuito e aberto ao público interessado, desde que concordem com as regras estabelecidas na presente chamada.
 
2) Para que possa participar do Concurso, o autor deverá ter no mínimo um ano de atividades aqui no Recanto das Letras ou provar sua identidade junto à organização do CLTS.
 
Obs: A pedido dos autores, esta regra entra em vigor com o objetivo de vetar a participação de perfis fakes.
 
3)Os temas desta edição serão: HORROR NO VELHO OESTE, FANTASMAS, VENERAÇÃO, MUTAÇÃO GENÉTICA E FOBIAS.
         
4)Cada autor poderá participar com 01 (um) texto inédito no RL nos gêneros terror/suspense que será postado em sua própria escrivaninha na categoria Terror. No momento da postagem, o autor deverá após o título acrescentar a sigla CLTS e o número da respectiva edição. Ex: A CASA MACABRA – CLTS 17.
 
5)O autor participante autoriza a divulgação de seu conto nas mídias eletrônicas e impressas do CLTS sem prejuízos a seu direito autoral;
 
A)Para efetivar sua participação, o texto deve ser encaminhado ao e-mail: cltsoficial@gmail.com.
 
 
OBS:Devido a pedido dos autores para que se alterasse o número de palavras se faz necessário ter uma cópia do conto para verificação dos limites mínimo e máximo.
 
B)O autor poderá enviar uma foto de domínio público e uma pequena sinopse para divulgação do seu conto, caso não o faça, a adm. continuará realizando este trabalho.
 
Obs:Pedimos para aqueles que tenham disponibilidade, que façam a divulgação de seus contos em suas mídias sociais, através de posts ou compartilhamento da própria página do CLTS (não é obrigatório). A quantidade de visualizações dos contos no Recanto das Letras no período entre as edições do CLTS tem diminuído muito.
 
6)O período de postagem inicia-se no dia 31 de outubro e terminará no dia 04 de dezembro as 23:59 hrs de Brasília.
 
7)Cada participante deverá ler e comentar de forma imparcial todos os textos do presente concurso exceto o seu próprio. Caso deixe de comentar ou comente de forma ofensiva/pejorativa o autor terá o texto excluído da competição. Evite debates ou discussões sobre os textos, respeitem o estilo e a opinião alheia.
 
 
8)O período de comentários se inicia junto com a postagem do primeiro conto e terminará em 19 de dezembro as 23:59 hrs de Brasília.
 
OBS: Comentários rasos ou genéricos estarão passiveis de advertência ou exclusão. Sugerimos que os comentários tenham no mínimo 5 (cinco) linhas e aponte os pontos fortes e os que ainda precisam ser melhorados em cada texto.
 
O comentarista poderá analisar o enredo, a trama, adequação ao tema, domínio da escrita, capacidade de envolver o leitor dentre outros componentes do texto.
 
Dúvidas em relação aos comentários, pedimos que leiam o texto:
https://www.recantodasletras.com.br/contosdeterror/7156210
 
 
9)Os textos deverão ter no mínimo 1500 (mil e quinhentas) palavras e no máximo 3200 (três mil e duzentas) palavras excluindo-se o título.
 
OBS: Esclarecemos que acima deste limite reduziria o número de convites aos textos que farão parte da coletânea anual “Contos Arrepiantes”.
 
10)Os temas da próxima edição deverão ser indicados da seguinte forma: 02 pelo primeiro colocado, 01 pelo segundo colocado, 01 pelo terceiro colocado e 01 pela organização.
 
11)O período de votação previsto será do dia 05 de dezembro até dia 19 de dezembro as 23:59hrs de Brasília, e o voto será dado em um post especifico aqui em nossa página.
 
Obs: Aconselhamos os autores a não deixarem para o último dia a postagem das notas e comentários, na edição 16 tivemos 02 excelentes contos desclassificados por detalhes simples que não puderam ser solucionados com o pouco prazo.
 
12)As notas serão distribuídas de 01 a 10 obedecendo aos seguintes critérios, sob pena de eliminação.
 
A)O leitor poderá dar no máximo:
três notas 10
três notas 09
três notas 08
 
B)Notas 01 até 07 estão liberadas.
 
C)A menor e a maior nota recebida por cada participante será desconsiderada.
 
Obs:Caso o participante, como menor nota, tenha recebido quatro notas 05, uma será eliminada contando apenas as 03 notas restantes; mesmo caso se receber 04 notas 10, uma será desconsiderada.
 
ACRÉSCIMO DE 3 PONTOS BÔNUS
 
Cada autor deverá indicar:
 
C) Melhor momento de terror (3 pontos) – Aquela cena que realmente lhe faça arrepiar.
Ex: Quando as cartas de baralho ganham vida sugando a alma dos clientes, no texto A Filha da Cigana.
 
D)Personagem mais assustador (3 pontos) – O personagem mais macabro, cruel ou desprezível.
Ex: O monstro de gosma no texto A Criatura de Marte.
 
E)Plot Twist, final arrebatador (3 pontos) – aquele final que o leitor realmente não esperava, uma verdadeira surpresa.
Ex: A descoberta de que os habitantes da Vila de Quintino alimentavam a criatura assassina com o sangue de seus próprios filhos, por isso não eram as verdadeiras vítimas, no texto Aquele Que Rasteja.
 
13)Autores que deixarem de cumprir qualquer norma do CLTS por duas edições, estarão impedidos de participar da edição subsequente podendo retornar após cumprir o congelamento.
 
PARA PARTICIPAR DO CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE, BASTA DEIXAR UM COMENTÁRIO NESTA PÁGINA ACEITANDO TODOS OS TERMOS DESTE CERTAME.
 
Agora escolha um ou mais de nossos temas e nos presenteie com uma história misteriosa e arrepiante.
 
HORROR NO VELHO OESTE
 
Quando se fala em faroeste normalmente pensamos em cowboys ou pistoleiros fugindo do caçador de recompensas, mas quais outros mistérios se escondem nos vales poeirentos onde o mocinho teme ir ao entardecer, quais criaturas cobram sacrifícios dos índios massacrados, quantos escalpos são necessários para acalmar os deuses ancestrais. Um dólar de prata não será capaz de cobrir os custos desta nova empreitada, nos leve junto com seres inimagináveis onde só os bravos sobrevivem.
 
FANTASMAS
 
Um tema clássico e muito querido. Fantasmas são espíritos de pessoas falecidas que podem aparecer para os vivos de maneira visível ou se fazem perceber de outras formas como ruídos, objetos que se movem ou mudanças bruscas de temperatura. Em geral este espírito pode estar preso ao plano físico por ter algum assunto inacabado ou morte brutal, assombram locais onde seus restos repousam ou que lhe foi de grande importância. Esta na hora de manifestar toda sua criatividade, nos assombre com um conto de outro mundo.
 
 
 
VENERAÇÃO
 
É admiração, respeito, consideração e reverência.  Quando de forma excessiva pode causar grandes prejuízos, temos vários exemplos onde pessoas se destroem ou causam grandes prejuízos a seus semelhantes ao tomarem ideias, religiões ou lideres como portadores da verdade absoluta, onde falta dialogo sobra desavenças. Esta em suas mãos caro autor, mostre-nos sua habilidade no CLTS 17.
 
MUTAÇÃO GENÉTICA
 
A tão sonhada evolução pode vir de maneiras insólitas, as mudanças na sequencia de material genético, de forma aleatória ou não, em geral podem ser causadas por erros na divisão celular ou por exposição a determinados tipos de radiação, mutagênicos químicos e até mesmo por ação de algum vírus ainda desconhecido, quando isso ocorre pode  haver efeitos catastróficos. Conte-nos, caro autor, quais os benefícios ou criaturas podem surgir após uma dessas mutações.
 
 
FOBIA
 
É o medo exagerado de algo ou alguma situação, gerando no indivíduo uma sensação de terror ou ansiedade levando-o ao pânico. Muitas destas fobias podem se originar de forma subconsciente, uma coisa simples que não possui risco algum pode se tornar o terror para alguém. Você que não tem medo algum, nos assuste com uma bela história, mas desde já aviso, aqui no CLTS não tememos coisa alguma.
 
 
Junte-se a nós, vamos crescer juntos.
 
 
 
CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE
Enviado por CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE em 16/10/2021
Código do texto: T7365179
Classificação de conteúdo: seguro