Confirme se entendeu

- Está confortável? - Indagou a voz.

- Não com esta venda nos olhos - replicou Dangelo, sentado numa cadeira dura, de espaldar reto.

- A venda é para sua proteção. Você precisa ouvir e entender as regras antes que ela seja retirada. Se entendeu, diga "entendi".

- Entendi.

- Muito bem. A principal regra é: cuidado com o que vir; seus olhos podem enganá-lo. Por exemplo: aqui não há ninguém que você tenha conhecido lá fora. Se alguém conhecido surgir no seu caminho, apenas baixe a cabeça e desvie, sem dizer palavra. É importante que não tente interagir. Entendeu?

- Entendi, mas... e se esse suposto conhecido me tocar?

- Isso não vai ocorrer, a menos que você interaja de alguma forma - redarguiu a voz com firmeza. - Se isso ocorrer, você morre; de forma rápida, mas desagradável. Você não vai querer experimentar, esteja certo.

- Entendi - assentiu Dangelo, tentando descobrir alguma informação adicional sobre o local onde estava apenas pelo olfato e audição. Parecia estar num subterrâneo, e em algum lugar, água gotejava. Uma corrente de ar vinda de um ponto à sua frente trazia um bafio úmido, o que o fez imaginar que estivesse próximo de um grande reservatório ou piscina.

- Quando a venda for retirada, deverá seguir em linha reta, pelo caminho iluminado. Não desvie para nenhum dos lados, onde há escuridão, mesmo se imaginar ouvir pessoas que conhece chamarem. Ignore estes apelos ou avisos; se der atenção a eles e sair do caminho, será agarrado e destroçado em segundos. Não vai querer passar por isso.

- Não, não vou - assegurou Dangelo.

- O caminho iluminado o levará até um trecho entre dois grandes reservatórios; você verá luzes azuis sob as águas, e vultos escuros que se movem através delas. Mantenha o passo e ignore o que quer que vir nadando; não poderão lhe fazer mal se não entrar na água. Eventualmente, um deles esticará um braço em sua direção, como se quisesse lhe tocar. Não pare. Não toque na mão estendida ou será agarrado e morto por afogamento. Você não vai querer...

- ...passar por isso. Sim, está bem claro - suspirou Dangelo.

- Depois dos tanques, há uma escada metálica que leva a um mezanino. No mezanino há um homem de óculos escuros sentado por trás de uma escrivaninha. O homem não lhe dará atenção, mas você deve ir até ele e desejar boa noite. Depois, diga que quer um prendedor de cabelo de plástico. Ele irá lhe estender um de metal, mas repita quantas vezes for necessário que quer apenas o de plástico. Quando ele lhe entregar o correto, deseje boa noite novamente e continue andando para a outra extremidade do mezanino, sem se virar. Ali, há uma escada descendente.

- Ainda falta muito?

- Se você ainda estiver vivo por esse ponto, vai estar perto do seu destino. Mas antes de chegar a ele, vai ver Celeste parada no meio do caminho iluminado. Celeste vai estar chorando, com as mãos no rosto.

- Ignoro Celeste?

- Não. Você deve parar diante dela e estender o prendedor de cabelo. Ela então dirá, sem baixar as mãos, que não quer um prendedor de metal. Você deve informar que se trata de um prendedor de plástico e ela irá baixar as mãos e olhar para você.

- Algo a temer nesse ponto?

- Apenas permita que ela pegue o prendedor. Celeste vai ficar muito feliz e irá querer lhe dar um abraço de agradecimento. Agradeça educadamente e não aceite. Aguarde até que ela saia do caminho, pela esquerda ou pela direita. Se ela seguir caminhando à sua frente, continue andando cerca de cinco passos atrás dela, até que ela decida deixar o caminho livre. Não fale mais nada, nem se despeça. Se disser algo, Celeste tentará ganhar sua confiança e lhe enganar. Ela consegue se expressar de um modo bastante lógico, e você nem irá perceber o que ela pretende, até ser tarde demais.

- E o que ela pretende?

- Matar você do mesmo modo que a mataram. Se entendeu, diga "entendi".

- Entendi - replicou Dangelo.

- Você está pronto para seguir. Atenção para a retirada da venda em cinco, quatro, três...

- [18-08-2022]