ESSA NOITE NÃO

Todos os dias é a mesma coisa: perambular pela cidade, pedir esmolas e comida para qualquer pessoa. Cláudio Santana já foi o seu nome, mas hoje ele é apenas o Tripa Seca. Esquálido e pedindo qualquer coisa para as pessoas, vestindo trapos, sempre exalando aquele mau-cheiro típico de quem não toma banho há muito dias. Ninguém suportava ficar muito tempo perto dele.

Tripa Seca é só mais um reflexo das contradições sociais. Nas ruas ele aprendeu a roubar, a beber cachaça, cheirar cola de sapateiro, a revirar qualquer lata de lixo. Ele sabe que as pessoas lhe evitam na rua. Tripa Seca todo dia pede comida para as pessoas. Ele já foi espancado na rua por gente que gosta de bater em mendigos, ele mesmo conheceu um que morreu queimado enquanto dormia. Tem gente que dá esmola e comida, mas também tem uns que gostam de maltratar quem mora nas ruas. Todo dia Tripa Seca dorme com medo do que possa lhe acontecer a noite.

Mais um dia perambulando pela cidade. Olhares lhe evitam, pessoas afastam-se. Hoje Tripa Seca não pedirá nada para ninguém. Daqui há pouco irá anoitecer.

A noite chegou e ele está com fome, mas hoje isso não é algo que lhe incomode. Todos os dias Tripa Seca vai dormir com medo e com fome. Hoje ele não sentirá medo, hoje ele é que causará medo. Apenas um único dia no mês Tripa Seca não dorme com medo. Essa noite ele é o medo.

Daqui a pouco a Lua Cheia irá surgir e com ela a vontade de caçar e saciar a fome. Hoje à noite Tripa Seca não irá pedir nada para ninguém. Essa noite ele irá pegar o que é seu.

Jota Alves
Enviado por Jota Alves em 19/03/2023
Código do texto: T7743408
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.